16/04/2012

Leitura Espiritual para 16 Abr 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Duas vozes fantásticas


Freddy Mercury & Mon Serrat


Evangelho do dia e comentário



                  Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 3, 1-8

1 Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais entre os judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: «Rabi, sabemos que foste enviado por Deus como mestre, porque ninguém pode fazer estes milagres que Tu fazes, se Deus não estiver com ele». 3 Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo». 4 Nicodemos disse-Lhe: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e renascer?». 5 Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 Aquilo que nasceu da carne, é carne, aquilo que nasceu do Espírito, é espírito. 7 Não te maravilhes de Eu te dizer: É preciso que nasçais de novo. 8 O vento sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde ele vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito».

Comentário:

Ressalta neste trecho do Evangelho a prudência de Nicodemos.

Talvez alguns pretendem ver, antes cobardia - "ir de noite", como se receasse ser visto pelos seus pares - mas Nicodemos provará de forma claríssima e desassombrada que não é cobarde.

Pensemos um pouco nas circunstâncias: os confrontos entre Jesus e os Fariseus eram cada vez mais frequentes, Nicodemos que tinha criticado a injustiça de julgarem Jesus sem primeiro o ouvirem tinha, fora por causa de tal atitude menosprezado pelos seus pares e, na sequência, deseja duas coisas: confirmar que Jesus é, de facto, Quem diz que É e conhecer melhor a Doutrina que ensina.

Será, seguramente, uma conversa demorada, íntima, esclarecedora.

Indo de noite ao encontro de Jesus será a melhor forma de conseguir esses objectivos.

Não!

Nicodemos não é cobarde mas prudente!

(ama, comentário sobre Jo 3, 1-8, 2011.05.02)

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

A maior certeza que tenho,

Senhor,

é a certeza do Teu amor.

jma

Encherás o mundo de caridade

Textos de S. Josemaria

Não podes destruir, com a tua negligência ou com o teu mau exemplo, as almas dos teus irmãos os homens. – Tens – apesar das tuas paixões! – a responsabilidade da vida cristã dos que te são próximos, da eficácia espiritual de todos, da sua santidade! (Forja, 955)

Longe fisicamente e, contudo, muito perto de todos: muito perto de todos!... – repetias feliz.
Estavas contente, graças a essa comunhão de caridade, de que te falei, que tens de avivar sem cansaço. (Forja, 956)

Perguntas-me o que é que poderias fazer por aquele teu amigo, para que não se encontre sozinho.
Dir-te-ei o que sempre digo, porque temos à nossa disposição uma arma maravilhosa, que resolve tudo: rezar. Primeiro, rezar. E, depois, fazer por ele o que gostarias que fizessem por ti, em circunstâncias semelhantes.
Sem o humilhar, é preciso ajudá-lo de tal maneira que se lhe torne fácil o que lhe é difícil. (Forja, 957)

Põe-te sempre nas circunstâncias do próximo: assim verás os problemas ou as questões serenamente, não terás desgostos, compreenderás, desculparás, corrigirás quando e como for necessário, e encherás o mundo de caridade. (Forja, 958)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet