15/02/2012

Leitura Espiritual para 15 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.



Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Estai alegres, sempre alegres

Textos de São Josemaria Escrivá

Ninguém é feliz na Terra enquanto não se decidir a não o ser. Este é o caminho: dor, que em cristão se diz Cruz, Vontade de Deus, Amor; felicidade agora e depois – eternamente! (Sulco, 52)

«Servite Domino in laetitia!» Hei-de servir a Deus com alegria! Uma alegria que há-de ser consequência da minha Fé, da minha Esperança e do meu Amor...; que há-de durar sempre, porque, como nos assegura o Apóstolo, "Dominus prope est!", o Senhor segue-me de perto. Hei-de caminhar com Ele, portanto, bem seguro, já que o Senhor é meu Pai...; e com a sua ajuda hei-de cumprir a sua amável Vontade, ainda que me custe. (Sulco, 53)

Um conselho, que vos tenho repetido teimosamente: estai alegres, sempre alegres! Que estejam tristes os que não se consideram filhos de Deus! (Sulco, 54)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Pensamentos inspirados à procura de Deus

O teu nome Jesus,
é bálsamo para as minhas feridas.

jma

Fenómenos sobrenaturais 7

Fenómenos de ordem cognoscitiva

Ciência infusa universal.

Tem lugar quando, sem estudo algum se possui um vastíssimo conhecimento da Sagrada Escritura, dos princípios da vida espiritual ou da teologia.



DIANA R. GARCIA B., trad AMA.

A dignidade humana 7

Conta, Peso e Medida
Como é o uso digno e correcto do sexo? 

As faculdades geradoras da pessoa humana têm uma missão de grande categoria: trazer ao mundo outros seres humanos. Usá-las unicamente para obter prazeres é rebaixar enormemente a sua dignidade.
Estas perdas de dignidade são bastante claras, e qualquer pessoa se sente maltratada quando se da conta que está sendo usada de modo provisório ou como objecto que de satisfação.

Ideasrapidas, trad AMA

Evangelho do dia e comentário













T. Comum – VI Semana


Evangelho: Mc 8, 22-26

22 Chegaram a Betsaida. Trouxeram-Lhe um cego e suplicavam-Lhe que o tocasse. 23 Tomando o cego pela mão, conduziu-o para fora da aldeia, pôs-lhe saliva sobre os olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: «Vês alguma coisa?». 24 Ele, levantando os olhos, disse: «Vejo os homens que me parecem árvores que andam». 25 Depois, Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos e ele começou a ver claramente. Ficou curado e distinguia tudo, nitidamente, de longe. 26 Então Jesus mandou-o para casa, dizendo: «Não entres na aldeia».

Comentário:

Ver!

Sim...ver com olhos límpidos, com uma visão clara, sem sombras ou cores esbatidas, contornos bem definidos, imagem completa!

É assim que desejo ver e, esta visão, limpa, pura, sem malícia, sei-o bem, só Tu ma podes dar.

(ama, Meditação sobre Mc 8, 22-26, 2009.02.18)

Tratado sobre a Obra dos Seis Dias 18

Questão 44: De como procedem de Deus as criaturas e da causa primeira de todos os seres.
Art. 1 – Se é necessário sejam todos os seres criados por Deus.

(Infra, q. 65, a. 1; II Sent., dist. 1. q. 1, a. 2; dist. XXXVII, q. 1, a. 2; II Cont. Gent., cap. XV; De Pot., q. 3, a. Compend. Theol., cap. LXVIII; Opusc. XV. De Angelis, cap. IX; De Div. Nom., cap. V, lect I).

O primeiro discute-se assim. – Não parece necessário sejam todos os seres causados por Deus.

1. – Nada impede existir uma coisa sem o que não é da sua essência, como, um homem sem a brancura. Ora, a relação do causado com a causa não parece ser da essência dos seres, pois, sem ela, compreendem-se alguns seres. Logo, podem existir sem ela. Por onde, nada impede existam alguns seres não causados por Deus.

2. Demais. – Um ser precisa da causa eficiente para existir. Logo, o que não pode deixar de existir não precisa de causa eficiente. Mas nada do que é necessário pode deixar de existir, pois o que necessariamente existe não pode deixar de existir. Como, porém, muitas coisas sejam necessárias, nos seres, parece que nem todos provêm de Deus.

3. Demais. – Os seres que tem causa podem por esta ser demonstrados. Ora, nas matemáticas não há demonstração pela causa agente, como se vê no Filósofo [1]. Logo, nem todos os seres provêm de Deus como de causa agente.

Mas, em contrário, a Escritura (Rm 9, 36): Porque dele, e por ele, e nele existem todas as coisas.

Para ver a solução, clicar

Live in Vienna

André Rieu - Live in Vienna

selecção ALS