27/06/2012

Leitura espiritual para 27 Jun 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Palavras escritas




Clicar:


Igreja católica e cultura


Bento XVI e D.Pio Alves

“O que é mais importante (criar, manter, repensar) na relação da Igreja com a Cultura?”

Recorro à invejável sabedoria das crianças, que, quando perguntadas sobre de quem gostam mais – se do papá se da mamã –, respondem: – dos dois. Aqui: – dos três. Mas peço licença para acomodar a pergunta: reordeno os termos para “manter, repensar, criar”. Esta sequência, pelo menos subjectivamente, aproxima mais a realidade.

Eliminar ou preterir qualquer uma das opções seria correr riscos: de mentira, de medo, de menoridade (mental), de complexo de superioridade, de deslumbramento. E bastaria a concretização de um destes riscos para riscar a relação. Riscar, no duplo sentido de anular e desfigurar, manchar. E essa relação deve viver e viver limpa, o mais possível.

Que interesse teria teorizar, com sentido alternativo, sobre a importância do alicerce, da estrutura, do telhado? Pois… parecido!

Manter: Ser capaz de olhar para o passado com a serenidade de quem se sabe limitado, como limitados foram os que construíram o nosso mundo: tentaram e falharam; tentaram e deram passos; tentaram e conseguiram. Aí está a grandeza da herança!

– Por quê havíamos de ignorar essa realidade? – Por medo? De quê? – Por vanglória? Porquê? Riscar o passado é uma temeridade e uma tremenda injustiça. O passado não é chão para ser calcado, mas alicerce, para aprender e construir sobre ele.

Repensar: Se for, de facto, pensar mais uma vez vale sempre a pena; se for, pelo contrário, manobra dilatória é engano sobre engano. Pensar, verdadeiramente, é um gesto nobre: se não procura bodes expiatórios; se está aberto à verdade; se não limita o horizonte com falsos condicionalismos prévios. Pensar mais uma vez, assim, com este enquadramento, pode ser, ao mesmo tempo, terapêutico e luminoso: sinaliza os tropeços e não fecha o caminho. Dá ainda mais vontade e confiança para olhar em frente.

Criar: Que maravilha o ser humano poder, à sua (limitada) maneira, associar-se à obra da Criação! Fica subentendida a correlação: extasiar-se pela herança e melhorá-la. É disso que se trata; mas não se trata da falsa arte de repintes ou de retoques de produto de pantógrafo. Criar, em qualquer frente, é ousar, até ao limite, buscar o novo, com todas as linguagens disponíveis. Para que o limite esteja antes do abismo é imprescindível que os pés, as mãos, o coração e a cabeça, o Homem todo, estejam firmemente ancorados na herança. Entraremos, assim, na irrepetível aventura diária de, com Deus, continuar a «fazer novas todas as coisas» (Ap. 21, 5).

+Pio Alves

D. Pio Alves: Bispo auxiliar do Porto, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Deixa-me levar-te para longe

Scorpions - Let me take you far away


Tratado da criação da criatura corpórea 10

Questão 67: Da obra da distinção em si mesma.

Evangelho do dia e comentário






T. Comum – XII Semana





Evangelho: Mt 7, 15-20

15 «Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinhos, ou figos dos abrolhos? 17 Assim toda a árvore boa dá bons frutos, e toda a árvore má dá maus frutos. 18 Não pode uma árvore boa dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. 19 Toda a árvore que não dá bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20 Vós os conhecereis, pois, pelos seus frutos.

Comentário:

Não é possível, sequer, dar frutos se se leva uma vida estéril.

A esterilidade é a consequência da falta de vibração, de objectivos, de propósitos levados a cabo. É a ausência de obras e actos meritórios. É, também, o inevitável resultado do laxismo e da indolência.
Os frutos só aparecem quando a luta diária pela melhoria pessoal é travada com verdadeiro empenho e perseverança.

Quem luta muito dá muitos frutos e quem persevera na luta sem desfalecimentos dá muito bons frutos.

(ama, comentário sobre Mt 7, 15-20, 2011.06.22)

O Doce Coração de Maria

Textos de S. Josemaria

Acostuma-te a entregar o teu pobre coração ao Doce e Imaculado Coração de Maria, para que to purifique de tanta escória e te leve ao Coração Sacratíssimo e Misericordioso de Jesus. (Sulco, 830)

Segundo a Lei de Moisés, uma vez decorrido o tempo da purificação da Mãe, é preciso ir com o Menino a Jerusalém, para O apresentar ao Senhor (Lc II, 22).

E desta vez, meu amigo, hás-de ser tu a levar a gaiola das rolas. - Estás a ver? Ela – a Imaculada! - submete-se à Lei como se estivesse imunda.

Aprenderás com este exemplo, menino tonto, a cumprir a Santa Lei de Deus, apesar de todos os sacrifícios pessoais?

Purificação! Sim, tu e eu, é que precisamos de purificação! Expiação e, além da expiação, o Amor. - Um amor que seja cautério: que abrase a imundície da nossa alma, e fogo que incendeie, com chamas divinas, a miséria do nosso coração. (Santo Rosário. 4º Mistério gozoso)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet