04/11/2019

Conversei com Ele?

É possível que te assuste esta palavra: meditação. Faz-te lembrar livros de capas negras e velhas, ruído de suspiros ou rezas como cantilenas rotineiras... Mas isso não é meditação. Meditar é contemplar, considerar que Deus é teu Pai, e tu seu filho, necessitado de ajuda; e depois dar-lhe graças pelo que já te concedeu e por tudo o que te há-de dar. (Sulco, 661)

Para o teu exame diário: – Deixei passar alguma hora sem falar com o meu Pai, Deus? – Conversei com Ele com amor de filho? Acredita que és capaz! (Sulco, 657)

O único meio de conhecer Jesus: privar com Ele! N'Ele encontrarás sempre um Pai, um Amigo, um Conselheiro e um Colaborador para todas as actividades honestas da tua vida quotidiana...

E, com esse convívio, gerar-se-á o Amor. (Sulco, 662)

"Fica connosco, porque anoitece!...". Foi eficaz a oração de Cléofas e do companheiro.
Que pena, se tu e eu não soubéssemos "deter" Jesus que passa! Que dor, se não Lhe pedirmos que fique connosco! (Sulco, 671)

Temas para reflectir e meditar

Magistério

Os Bispos governam as igrejas particulares que lhes foram confiadas como vigários e legados de Cristo, por meio de conselhos, persuasões, exemplo, mas também com autoridade e poder sagrado, que exercem unicamente para edificar o próprio rebanho na verdade e na santidade, lembrados de que aquele que é o maior se deve fazer como o menor, e o que preside como aquele que serve.



CV II, Const. Dogm. Lumen Gentium, nr. 27,



Jesus Cristo tinha um Anjo da Guarda? 3


Anjos a serviço

São Tomás de Aquino não afirma expressamente que Jesus tivesse um anjo da guarda no sentido estrito da palavra, já que o papel dos anjos da guarda, de dirigir e proteger, não Lhe era necessário. Mesmo assim, as Sagradas Escrituras parecem indicar que havia não só um anjo, mas toda uma falange de anjos a Seu serviço, de modo que São Tomás observa:

“Não era de um anjo da guarda, enquanto superior, que Ele necessitava, mas de um anjo que O servisse como inferior. Daí o que se diz no Evangelho de Mateus (4, 11): ‘Aproximaram- se anjos que O serviam'” (Suma Teológica I, q. 113, a. 4 ad 1).

Ou seja: os anjos exerciam junto a Ele o papel de ministros, não de guardiões; o papel de servidores, não de custódios.


Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Lc 14, 12-14

Naquele tempo, disse Jesus a um dos principais fariseus, que O tinha convidado para uma refeição: «Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos, não seja que eles por sua vez te convidem e assim serás retribuído. Mas quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás feliz por eles não terem com que retribuir-te: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos»

Comentário:

Poderá alguém pensar que é, talvez, um pouco excessivo o que o Senhor nos diz neste trecho.

Sentar à nossa mesa os estropiados e coxos, os marginalizados da vida?

Se tomarmos as palavras de Jesus à letra é assim mesmo: excessivo!

Porém, pode haver uma interpretação diferente e que, seguramente, seria aquela que Jesus queria que ficasse gravada: o que se faz – de bem aos outros – que tem como objectivo obter troca, benefício, mais-valia – não tem valor absolutamente nenhum.

O bem deve fazer-se porque é nossa obrigação tratar a todos por igual seja qual for a sua condição.

Sentar à nossa mesa significa, pois, ter a preocupação de ter no nosso pensamento, no nosso coração, os outros que encontramos nos caminhos da vida e a quem podemos ajudar, ser úteis ou, de qualquer forma, aliviar dos males que os afligem.

(AMA, comentário sobre Lc 14, 12-14, 06.11.2017)



Leitura espiritual


Cartas de São Paulo

Rm 16

Recomendações e saudações

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que também é diaconisa na igreja de Cêncreas: 2 recebei-a no Senhor, de um modo digno dos santos, e assisti-a nas actividades em que precisar de vós. Pois também ela tem sido uma protectora para muitos e para mim pessoalmente. 3 Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, 4 pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as igrejas dos gentios. 5 Saudai também a igreja que se reúne em casa deles. Saudai o meu querido Epéneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo. 6 Saudai Maria, que tanto se afadigou por vós. 7 Saudai Andrónico e Júnia, meus concidadãos e meus companheiros de prisão, que tão notáveis são entre os apóstolos e que, inclusivamente, se tornaram cristãos antes de mim. 8 Saudai Ampliato, que me é tão querido no Senhor. 9 Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e o meu querido Estáquio. 10 Saudai Apeles, que deu provas do que ele é em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. 11 Saudai Herodião, meu concidadão. Saudai os da casa de Narciso, que pertencem ao Senhor. 12 Saudai Trifena e Trifosa, que se afadigam pelo Senhor. Saudai a minha querida Pérside, que tanto se afadigou pelo Senhor. 13 Saudai Rufo, o eleito no Senhor, e a mãe dele que o é também para mim. 14 Saudai Assíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e todos os irmãos que estão com eles. 15 Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olímpio e todos os santos que estão com eles. 16 Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo. Saúdam-vos todas as igrejas de Cristo.


Cautela com os hereges

17 Entretanto, irmãos, exorto-vos a que tenhais cautela com os que provocam divisões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 18 É que essa gente não é a Cristo Senhor nosso que serve, mas ao seu próprio ventre; e com palavras lindas e lisonjeiras enganam os corações dos ingénuos. 19 De facto, a vossa obediência chegou aos ouvidos de todos; e por isso me alegro convosco. Mas quero que sejais sábios quanto ao bem e sem mancha quanto ao mal. 20 O Deus da paz há-de esmagar Satanás debaixo dos vossos pés, muito em breve. A graça de Jesus, Senhor nosso, esteja convosco!


Saudação dos colaboradores de Paulo

21 Saúda-vos o meu colaborador Timóteo, assim como os meus concidadãos Lúcio, Jasão e Sosípatro.22 Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevi esta carta, no Senhor. 23 Saúda-vos Gaio, que me recebe como hóspede, assim como a toda a igreja. Saúda-vos Erasto, o tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto.24 A graça do Senhor nosso Jesus Cristo esteja com todos vós! Ámen.


Glória a Deus!

25 Àquele que tem o poder para vos tornar firmes, de acordo com o Evangelho que anuncio pregando Jesus Cristo, segundo a revelação de um mistério que foi mantido em silêncio por tempos eternos, 26 mas agora foi manifestado e, por meio dos escritos proféticos, de acordo com a determinação do Deus eterno, levado ao conhecimento de todos os gentios, para os levar à obediência da fé, 27 ao único Deus sábio, por Jesus Cristo, a Ele a glória pelos séculos! Ámen.

Soberba cristã



Elogio da soberba cristã


Re: SPE DEUS

Pequena agenda do cristão

SeGUNDa-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?