14/05/2021

NUNC COEPI: Publicações em Maio 14

 


Sexta-Feira

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Participar na Santa Missa.

Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.

O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?




 

 

São Matias, Apóstolo

 



Mês de Maio - Santíssima Virgem

 

Meditações de Maio

 

Hoje tenho, para ti, uma prece: Santa Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, diz ao Teu Divino Filho, coisas boas de mim, que eu, não obstante ser débil, pusilânime e volúvel, me esforço por ser um bom filho. Pobre de mim que não o consigo sempre, mas, repito vezes sem conta: Diz-lhe coisas boas de mim

Santo Rosário - Meditação sobre o Terceiro Mistério Glorioso

 

Vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos

 

  Desde a Ascensão eram habituais os encontros com os Onze. De que falariam?

Seguramente terás contado detalhes da vida do teu Filho que só tu poderias conhecer.

Muito particularmente a Lucas terás descrito com pormenores quanto sucedeu desde a Anunciação do Arcanjo Gabriel, os sonhos de José teu marido, a Visitação a tua prima Isabel, o Nascimento do teu Jesus, a Apresentação no Templo e as profecias de Simeão e Ana, a fuga para o Egipto, o desencontro e reencontro com Jesus na primeira viagem a Jerusalém…

Mas nunca falaste das tuas dores, dos medos e ansiedades que deveriam “apertar-te” o coração.

  Na discrição mais absoluta só falas do teu Filho, é Ele que importa, Ele é o Salvador da humanidade.

E, como boa Mãe em quem todos confiam, vais guiando, aconselhando, incutindo esperança, confiança e amor.

  Mostraste como é, como deve ser, o desempenho de uma Mãe que se preocupa com os seus filhos, sem fazer distinções entre eles, querendo a todos por igual, amando a todos com o mesmo Coração Amantíssimo, com o mesmo coração com que amaste – amas – o teu Jesus.

  E chegou o dia em que, mais uma vez, se cumpre uma das promessas do teu Filho e, o Espírito Santo – de Quem és Esposa – desce sobre todos os reunidos no Cenáculo.

  A partir de então tudo, absolutamente, fica claro como água cristalina, não há mais dúvidas a esclarecer nem temores que debelar e sentes que a tua missão está a chegar ao seu termo.

  O Divino Espírito Santo veio iluminar os Apóstolos instilando neles os Seus Dons, particularmente os de Sabedoria e Fortaleza.

  Agora… vêm claramente o que até então estava oculto ou não entendiam.

  Agora… possuem o ânimo, a coragem e a determinação para cumprir o Mandato recebido de Jesus, arrostando com dificuldades, contratempos, perseguições.

  A ti, Senhora, o Divino Espírito Santo de Quem és Esposa, não terá vindo acrescentar nada ao que já possuías desde sempre e, muito particularmente, desde a Anunciação mas, era necessário que em tão extraordinária como solene ocasião estivesses com os teus mais próximos – os Apóstolos.

  Nunca os abandonas em todos os momentos.

  Nunca bandonas os teus filhos os homens mesmo aquelesque, desgraçadamente, ou não sabem que te têm por Mãe Amantíssima ou só se lembram de ti nas aflições com que se deparam.

 


 

São José Maria textos

O teu trabalho deve ser oração

Antes de começar a trabalhar, põe sobre a tua mesa, ou junto dos utensílios do teu trabalho, um crucifixo. De vez em quando, lança-Lhe um olhar... Quando a fadiga chegar, fugir-te-ão os olhos para Jesus, e encontrarás nova força para prosseguir no teu empenho. Porque esse crucifixo é mais do que o retracto de uma pessoa querida – os pais, os filhos, a mulher, a noiva... – ; Ele é tudo: o teu Pai, teu Irmão, teu Amigo, teu Deus e o Amor dos teus amores. (Via Sacra, Estação XI. n. 5)

Costumo dizer com frequência que, nestes momentos de conversa com Jesus, que nos vê e nos ouve do sacrário, não podemos cair numa oração impessoal. E observo também que, para meditar de modo a que se inicie imediatamente um diálogo com o Senhor, não é preciso pronunciar palavras. Precisamos, sim, de sair do anonimato e de nos pôr na sua presença tal como somos, sem nos escondermos na multidão que enche a igreja, nem nos diluirmos num palavreado oco, que não brota do coração, mas de um costume desprovido de conteúdo. Posto isto, acrescento agora que também o teu trabalho deve ser oração pessoal e há-de converter-se numa grande conversa com o Nosso Pai do Céu. Se procuras a santificação na tua actividade profissional e através dela, terás necessariamente de te esforçar para que ela se converta numa oração sem anonimato. E nem sequer estes teus afãs podem cair na obscuridade anódina de uma tarefa rotineira, impessoal, porque nesse mesmo instante teria morrido o aliciante divino que anima o teu trabalho quotidiano. (Amigos de Deus, n. 64)