21/05/2022

Publicações em Maio 21

 



 

Mês de Maio

 

O Coração de Jesus

 

De Si mesmo, e como consta no Evangelho, Jesus dizia que era «manso e humilde de coração», na verdade, mansidão e humildade andam sempre a par e Jesus tinha estas duas virtudes em máximo grau.

Detenho-me apenas na primeira A MANSIDÃO porque a considero uma das virtudes mais difíceis de ter e manter e, talvez por isso, tão rara nos homens e, seguramente em mim também. Entendo que a mansidão tem a ver com a bondade pessoal sobretudo no comportamento para com o meu semelhante e na forma como o aprecio ou avalio. Por vezes diz-se de alguém ”não é má pessoa” e, isto, na verdade não quer dizer grande coisa porque quase sempre quer significar: não é conflituoso, não rouba nada a ninguém, respeita os mais velhos, trata bem os outros. É, talvez assim, que eu próprio me considero mas na verdade não me basta! Precisava de banir de vez o espírito crítico que tantas vezes me leva a alguma atitude de repúdio, até de revolta em algo que outro faz ou diz. No fim e ao cabo, considerar que nem tudo é mal e de recusar mas que há muito, muitíssimo bem a ser considerado e agradecido.

Jesus Cristo terá tido muitas ocasiões e ver o comportamento da Sua Santíssima Mãe, como ela recebia os outros, aceitaria os incómodos, reagiria ás situações menos agradáveis. Como seria Manso o Coração Imaculado da Santíssima Virgem! Sempre disponível para nas reuniões de Família e amigos apaziguar discussões, acalmar ânimos, contemporizar disputas. Com uma palavra calma, sensata, compreensiva reeinstalar a serenidade no ambiente.

Por vezes bem sinto que Ela me diz: Porque te exaltas assim? Já vês… pôs-te no mesmo nível que eles! Tu, meu filho, fica mais acima para que olhando e vendo como te como te comportas queiram proceder como tu.

Querida Mãe, ajuda-me a ter um coração Manso como o teu.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad