Mostrar mensagens com a etiqueta Evangelização. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Evangelização. Mostrar todas as mensagens

11/08/2012

Portugueses levam o Evangelho à Aldeia Olímpica


Onze portugueses levam o Evangelho aos turistas na Aldeia Olímpica:

Bem perto do estádio Olímpico, no leste de Londres, está instalado um grupo de portugueses com a missão de levar a mensagem católica aos turistas.
O Joshua Camp é uma iniciativa da Igreja Católica Inglesa e junta jovens de vários países a um projecto que há quase duas décadas acompanham os Jogos Olímpicos e que já foi descrito como uma “mini-Jornada Mundial da Juventude”.
De Portugal partiram 11 elementos, entre jovens leigos e duas irmãs,
quase todos do norte do país e dinamizados pela comunidade Cristo de Betânia, de Vila Nova de Famalicão.
Isabel dos Santos, que está prestes a tornar-se noviça na Congregação, explica como surgiu o desafio: “Em primeiro lugar, dentro da comunidade juntou-se um grupo. E a partir daí fomos convidando jovens que fazem o seu caminho espiritual dentro da comunidade, que aceitaram. Deus juntou-nos, foi o grupo que escolheu para isto mesmo”.
O grupo está instalado numa escola católica e partilha experiências com um total de 130 jovens de várias nacionalidades, de cinco continentes.
A iniciativa decorre muito perto do Parque Olímpico e tem por objectivo levar o Evangelho aos turistas que ali vão ver os jogos.

Reportagem vídeo disponível em rr.sapo.pt.

letícia amorim, Pag 1, 2012.08.10

26/08/2011

Tema para breve reflexão

Reflectindo
Sal da terra





Ante tanta ignorância e tantos erros acerca de Cristo, da Sua Igreja... das verdades mais elementares, nós cristãos não podemos ficar passivos, pois o Senhor constitui-nos sal da Terra (Mt. 5,13) e luz do mundo (Mt. 5,14). Todo o cristão há-de participar na tarefa da formação cristã. Há-de sentir a urgência de evangelizar, que não é para mim motivo de glória, mas o que se me impõe (1 Cor 9, 16)

(joão paulo II, Discurso em Granada, 1982.11.15, trad do cast ama)

22/03/2011

SÍNODO VAI DEBATER NOVA EVANGELIZAÇÃO

Duc in altum
Os “lineamenta” (esboços) da 13.ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que se realizará de 7 a 28 de Outubro de 2012, em Roma, sobre o tema: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”foram apresentados no dia 4 do mês corrente.

O documento faz a distinção teórica entre a evangelização como actividade regular da Igreja, desde o primeiro anúncio “ad gentes”, para os que não conhecem ainda Jesus Cristo, à nova evangelização, que se dirige sobretudo aos que se afastaram da Igreja e às pessoas baptizadas mas não suficientementeevangelizadas.

No primeiro capítulo, “tempo de nova Evangelização”, descreve-se o nascimento do conceito de nova evangelização e a sua difusão nos pontificados de João Paulo II e de Bento XVI. São também indicados os “cenários” que a Igreja deve confrontar para estar “à altura dos desafios que o contexto social e cultural da nossa época expõe à fé cristã”: a secularização, o fenómeno migratório, os meios de comunicação social (incluindo os mais modernos da era digital), o sector económico, a investigação científica e tecnológica e o mundo da política.

“Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo” é o título do segundo capítulo, no qual se afirma que “o objectivo da evangelização e, com maior razão, da nova evangelização, é o anúncio do Evangelho e a transmissão da fé. O Evangelho não deve ser entendido como um livro ou uma doutrina, mas sim como uma pessoa: Jesus Cristo, Palavra definitiva de Deus que se fez homem.

O terceiro capítulo apresenta a reflexão sobre as ferramentas da Igreja para introduzir na fé e, em particular, sobre os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia.

Na conclusão, reafirma-se que “a nova evangelização deveria reacender nos cristãos o impulso das origens, uma nova missão que envolva todos os membros do Povo de Deus”. O texto inclui um questionário, cujas respostas devem ser enviadas à Secretaria-Geral do Sínodo, no máximo até 1 de Novembro de 2011. A síntese das respostas formará o “Instrumentum laboris” (documento de trabalho) do Sínodo dos Bispos.

A diocese do Porto está a fazer caminho ao andar na prática da nova evangelização. Recorda-se que a expressão foi usada vezes sem conta por João Paulo II, sendo retomada por Bento XVI, que criou já duas iniciativas que a concretizam: o “pátio dos gentios”, para encontro de cristãos com agnósticos e ateus, e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. A nova evangelização já mereceu também um congresso internacional que decorreu em Viena, Bruxelas, Paris, Lisboa e Budapeste, tendo sido um dos grandes animadores no Patriarcado o então bispo auxiliar de Lisboa e actual bispo do Porto, D. Manuel Clemente. Não admira que esteja a ser uma das maiores marcas da sua missão como bispo do Porto, onde chegou faz agora quatro anos.

INFORMAÇÕES MUITO BREVES   [De vez em quando] 22.03.2011