11/11/2010

Textos de Reflexão para 11 de Novembro

 Quinta 11 Nov

Evangelho: Lc 17, 20-25
20 Tendo-Lhe os fariseus perguntado quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: «O reino de Deus não virá ostensivamente. 21 Não se dirá: Ei-lo aqui ou ei-lo acolá. Porque eis que o reino de Deus está no meio de vós». 22 Depois disse aos Seus discípulos: «Virá tempo em que desejareis ver um só dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui, ou ei-lo acolá. Não vades, nem os sigais. 24 Porque, assim como o clarão brilhante de um relâmpago ilumina o céu de uma extremidade à outra, assim será o Filho do Homem no Seu dia. 25 Mas primeiro é necessário que Ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.
Comentário:

De facto, ao longo destes dois mil anos da história da humanidade, quantas vezes foi anunciado o fim do mundo? Repetiram-se inúmeras vezes os avisos do Senhor. Os homens, preocupados muitas vezes com esse cataclismo que, imaginam, porá fim à humanidade, esquecem o que realmente temos por certo: a nossa própria morte. Este, sim, é o fim com devemos preocupar-nos, agora, hoje, não deixando para depois, não sabemos quando, os ajustes que, talvez, precisemos fazer na nossa vida. Está em jogo, nada menos, que a nossa vida eterna para a qual fomos criados. 

(ama, comentário sobre Lc 17, 20-25, Julho 2009)

Tema: Novíssimos - Juízo 3

É de inteira justiça que a nossa alma seja julgada após a morte. Sem ele, qual o interesse de nos esforçarmos, por vezes arduamente, em cumprir a Lei de Deus? 

(ama, comentário sobre Juízo 3, 2010.10.20)

Doutrina: CCIC – 556: O que é a oração de louvor?
                   CIC – 2639 – 2643; 2649

O louvor é a forma de oração que mais imediatamente reconhece que Deus é Deus. É completamente desinteressada: canta Deus por Ele ser quem é e glorifica-O porque Ele é.

Festa: São Martinho


Nota Histórica 
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.