10/05/2020

Temas para reflectir e meditar

Exame

Tenho andado a fazer o quê?

Na véspera da recolecção trimestral, pareceu-me adequado este exame:

O que tenho andado a fazer?

Pura e simplesmente, tenho de responder, tenho cedido de forma absurda e disparatada à preguiça!

Deixo-me ficar na cama até a meio da tarde, não vou à Missa… sim, está bem… rezo as orações do dia ocupando nisso mais ou menos quarenta e cinco minutos.
Os planos que fiz na véspera… ficam para depois e vou andando assim todo o santo dia inventando coisas para fazer como se fosse deveras importantes e inadiáveis.

Não… não estou contente! Parece-me que não tenho qualquer desculpa para tal e que estou a abusar da minha “graça acumulada” pelas coisinhas boas que fui fazendo.

Estou doente? Não sei, realmente não sei, porque não sei o que quero nem o que devo fazer.

Por outro lado, esta insatisfação apaga-se, pretendo eu, nas lágrimas – abundantes – que me correm dos olhos sem eu saber porquê.
Saudades, insatisfação, sentimento de “pouca coisa”... logo eu que sou tão forte, assertivo, tão bom conselheiro e sabedor…

Fico-me assim, na esperança que o Senhor me venha salvar de mim mesmo e das complicações do meu carácter e dos meus sentimentos.

Tenho uma certeza inabalável:
Amo-O com todas as forças da minha alma e confio absolutamente no Seu julgamento justo e misericordioso.

Parece-me que este tipo de exame não resolve nada, é antes uma confissão contricta e humilde e o reconhecimento do nada que sou, mas, isso, sabe-O Ele muito bem!

Não me deixes!| Não me deixes!

(AMA, reflexões, 15.03.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.