Evangelho: Lc 17, 5-10
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta-nos a fé!». 6 O Senhor disse-lhes: «Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te para o mar, e ela vos obedecerá. 7 «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? 8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? 9 Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? 10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».
Comentário:
Claro que, depois, o Mestre há-de garantir o prémio da vida eterna para quem cumprir a Vontade de Deus. Ou seja, não é por fazer a Vontade de Deus que merecemos um prémio mas porque, de facto, esta é a única forma de participar na Glória futura.
Há um mérito, há uma consequência.
O contrário é muito claro também: fazer a minha vontade significa satisfazer-me a mim mesmo, por outras palavras, auto-premiar-me.
Logo, recebido de imediato o prémio, a que mais aspirar?
(ama, comentário sobre Lc 17, 7-10, 2009.07.02)
A obediência implica sempre o sacrifício da nossa vontade, e isso explica suficientemente porque o homem tem repugnância em obedecer. Obedecer é sempre ceder.
(Georges Chevrot, Jesus e a Samaritana, Éfeso, 1956, pg 176)
Doutrina: : CCIC – 418: Qual é a relação entre a Lei Natural e a Antiga Lei?
CIC – 1961-1964; 1980-1982
A Antiga Lei é o primeiro estádio da Lei revelada. Ela exprime muitas verdades que são naturalmente acessíveis à razão e que se encontram assim declaradas e autenticadas nas Alianças da salvação. As suas prescrições morais estão compendiadas nos Dez Mandamentos do Decálogo, colocam os alicerces da vocação do homem, proíbem o que é contrário ao amor de Deus e do próximo e prescrevem o que lhe é essencial.
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