19/12/2015

Tratado da vida de Cristo 60

Questão 38: Do baptismo de João

 Art. 4 — Se pelo baptismo de João só Cristo devia ser baptizado.

O quarto discute-se assim. — Parece que pelo baptismo de João só Cristo devia ser baptizado.

1. — Porque, como se disse, João baptizou para que Cristo fosse baptizado, no dizer de Agostinho. Ora, o que é próprio de Cristo não deve convir aos outros. Logo, ninguém mais devia ser baptizado com esse baptismo.

2. Demais. — Quem é baptizado ou recebe alguma causa do baptismo ou lhe confere algo. Ora pelo baptismo de João, ninguém podia receber nada, porque ele não conferia a graça, como se disse. Nem ninguém podia conferir nada ao baptismo, senão Cristo, que com o conctato do seu corpo santificou as águas. Logo, parece que só Cristo devia ser baptizado pelo baptismo de João.

3. Demais. — Se outros receberam esse baptismo, não era senão para se prepararem ao baptismo de Cristo; e, assim, parecia conveniente que, como o baptismo de Cristo era conferido a todos grandes e pequenos, gentios e judeus, também o baptismo de João o devia ser. Ora, o Evangelho não fala de crianças nem de gentios baptizados por ele; mas diz Marcos, que saíam concorrendo a ele todos os de Jerusalém e eram baptizados por ele. Logo, parece que só Cristo devia ter sido baptizado por João.

Mas, em contrário, o Evangelho: E aconteceu que, como recebesse o baptismo todo o povo, depois de baptizado também Jesus, e estando em oração, abriu-se o céu.

Além de Cristo, por dupla causa, deviam outros ter sido baptizados por João. - Primeiro, porque, como diz Agostinho, se só Cristo tivesse recebido o baptismo de João, não faltaria quem dissesse que o baptismo de João, conferido a Cristo, era mais digno que o do próprio Cristo, pelo qual os outros eram baptizados. — Segundo, porque era necessário que os outros fossem preparados, pelo baptismo de João, ao baptismo de Cristo, como dissemos.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — O baptismo de João não foi instituído só para Cristo ser baptizado, mas também por outras causas, como dissemos. E contudo, mesmo que tivesse sido instituído só para que Cristo fosse baptizado, era mister evitar o referido inconveniente, conferindo a outros esse baptismo.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Os outros que recebiam o baptismo de João, não podiam por certo conferir nada a esse baptismo; nem contudo dele recebiam a graça, mas só o sinal da penitência.

RESPOSTA À TERCEIRA. — O referido baptismo era de penitência, imprópria das crianças; por isso é que elas não o recebiam. — Quanto a abrir aos gentios o caminho da salvação, só a Cristo estava reservado, que é a Expectação das Gentes, no dizer da Escritura. Mas o próprio Cristo proibiu aos Apóstolos de pregar o Evangelho aos gentios, antes da paixão e da ressurreição. Donde, muito menos convinha que João admitisse os gentios ao baptismo.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



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