Mostrar mensagens com a etiqueta Evangelho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Evangelho. Mostrar todas as mensagens

26/06/2022

Publicações em Junho 26

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

(Re Lc XII)

Por Jesus ou contra Jesus.

Não há meio-termo, ou se é por Jesus ou se está contra Ele; mas sem qualquer evasiva ou consideração como, por exemplo, nisto concordo... já aqui... levantam-se-me dúvidas.

Tal consideração é intrinsecamente desonesta porque ninguém adere ao que for só em parte, ou adere na totalidade ou não.

Por "maioria de razão" "ser por Jesus" não pode ser compartimentado.

Evidentemente que surgem perguntas, questões, talvez dúvidas mas, isto, é natural porque, por prudência, não devo acreditar no que não conheço razoavelmente bem, daí que o que tenho a fazer é estudar a fundo quanto se refere a Jesus Cristo, recorrendo à "fonte" mais fidedigna de que disponho e que é o Evangelho.

Ali encontrarei quanto preciso; o Evangelho é como que um romance, mas onde o conteúdo não é fruto da imaginação do autor, antes é, como que "uma reportagem" gráfica e fidedigna sobre a Pessoa de Jesus Cristo, a Sua Missão Salvadora, a Sua vida desde que nasceu em Belém, à Sua Morte no Gólgota, Ressurreição Gloriosa, Ascensão ao Céu.

Neste livro os personagens são reais, os testemunhos ao longo dos séculos assim o demonstram, pessoas de todas as condições sociais desde Reis e Imperadores como Afonso Henriques ou Carlos V, possuidores de inteligência fulgurante como Agostinho ou Tomás de Aquino, ou simples cidadãos como eu.

Posso escolher:

A -

Um relato minucioso, exaustivo, sem  grandes  preocupações literárias da Vida de Jesus Cristo e escolho São Mateus;

B -

Um testemunho ouvido directamente do Príncipe dos Apóstolos, São Pedro e escolho São Marcos;

C -

Um texto de altíssimo requinte literário que relata conversas, revelações, com Santa Maria e escolho São Lucas;

D -

A incisiva revelação de factos presenciados, intimidades de amigo incondicional e escolho São João.

 

Na verdade os quatro Livros foram escritos pelo Divino Espírito Santo.

 

Calo-me e curvo-me perante estas "evidências" e disponho-me a ler, reler, estudar uma e outra vez, diariamente, este Livro. Senhor, ajuda-me neste propósito.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23/10/2012

No Evangelho, como um personagem mais

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet



Oxalá fossem tais as tuas atitudes e as tuas palavras, que todos pudessem dizer quando te vissem ou ouvissem falar: "Este lê a vida de Jesus Cristo". (Caminho, 2)

Ao abrires o Santo Evangelho pensa que não só tens de saber o que ali se narra – obras e ditos de Cristo – mas também tens de vivê-lo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência. Nosso Senhor chamou os católicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida. Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: "Senhor, que queres que eu faça?"... – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante. Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos. (Forja, 754)

Para vos aproximardes do Senhor através das páginas do Santo Evangelho, recomendo sempre que vos esforceis por participar em cada cena como um personagem mais. Assim – conheço tantas almas normais e correntes que o fazem! – recolher-vos-eis como Maria, suspensa das palavras de Jesus, ou, como Marta, atrever-vos-eis a manifestar-lhe sinceramente as vossas inquietações, mesmo as mais pequenas. (Amigos de Deus, 222)

15/01/2012

Cristo também vive agora

Textos de São Josemaria Escrivá

Vive junto de Cristo! Deves ser, no Evangelho, uma personagem mais, convivendo com Pedro, com João, com André..., porque Cristo também vive agora: "Iesus Christus, heri et hodie, ipse et in saecula!" Jesus Cristo vive!, hoje como ontem; é o mesmo, pelos séculos dos séculos. (Forja, 8)

É esse amor de Cristo que cada um de nós deve se esforçar por realizar na sua vida. Mas para ser ipse Christus é preciso mirar-se Nele. Não basta ter-se uma ideia geral do espírito que Jesus viveu; é preciso aprender com Ele pormenores e atitudes. É preciso contemplar a sua vida, sobretudo para daí tirar força, luz, serenidade, paz.
Quando se ama alguém, deseja-se conhecer toda a sua vida, o seu carácter, para nos identificarmos com essa pessoa. Por isso temos de meditar na vida de Jesus, desde o Seu nascimento num presépio até à Sua morte e à Sua Ressurreição. Nos primeiros anos do meu labor sacerdotal costumava oferecer exemplares do Evangelho ou livros onde se narra a vida de Jesus, porque é necessário que a conheçamos bem, que a tenhamos inteira na mente e no coração, de modo que, em qualquer momento, sem necessidade de nenhum livro, cerrando os olhos, possamos contemplá-la como um filme; de forma que, nas mais diversas situações da nossa vida, acudam à memória as palavras e os actos do Senhor.
Sentir-nos-emos assim metidos na sua vida. Na verdade, não se trata apenas de pensar em Jesus e de imaginar aqueles episódios; temos de meter-nos em cheio neles, como actores. (Cristo que passa, 107)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet