Critério 7
Há alguns que querem ser humildes, mas sem serem desprezados, sem padecer necessidades; ser castos, mas sem mortificar o seu corpo; ser pacientes, mas sem que ninguém os ultraje. Quando tratam de adquirir virtudes, e ao mesmo tempo rejeitam os sacrifícios que as virtudes trazem consigo, parecem-se com os que fugindo do campo de batalha, quereriam ganhar a guerra vivendo comodamente na cidade.
(S. Gregório Magno, Moralia, 7, 28, 34.)
Excelente esta reflexão.
ResponderEliminarVou ficar atenta comigo mesma.
Por vezes sinto-me dividida em duas...deverá ser pelo que aqui está mencionado.
«Quando tratam de adquirir virtudes, e ao mesmo tempo rejeitam os sacrifícios que as virtudes trazem consigo, parecem-se com os que fugindo do campo de batalha, quereriam ganhar a guerra vivendo comodamente na cidade.»
Também penso que quem nos rodeia exige de quem é crente...aquilo para o qual ainda não estamos preparados para dar...TUDO ao próximo...
Sinto que na maioria das vezes querem usar e abusar (fazem-nos capachos, para satisfazerem os seus egos,e até maldadezinhas...)
Nessas situações sinto-me com uma dualidade de "sentires".
Penso que estamos aqui para aprender e também para ensinar algo...quando o pretendo fazer...não sinto aceitação por parte de quem convive connosco. Apelidam-nos de preconceituosos armados em "santinhos"...o conceito de santidade é deixarmos que nos façam de tudo o que lhes apetece para seu proveito próprio.
Desculpe, estou-me a alongar...passo aqui todos os dias e agradeço os postes diários, pois aprendo bastante.
Bem-haja pela partilha diária
Abraço
Mer