27/05/2013

Leitura espiritual para 27 Mai


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Evangelho: Jo 19, 1-40

19 Entretanto, o pontífice interrogou Jesus sobre os Seus discípulos e sobre a Sua doutrina. 20 Jesus respondeu-lhe: «Eu falei publicamente ao mundo; ensinei sempre na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se reunem; nada disse em segredo. 21 Porque Me interrogas? Interroga aqueles que ouviram o que Eu falei; eles sabem o que disse». 22 Tendo dito isto, um dos guardas que estavam presentes deu uma bofetada em Jesus, dizendo: «Assim respondes ao Sumo Sacerdote?». 23 Jesus respondeu-lhe: «Se falei mal, mostra o que disse de mal; se falei bem, porque Me bates?». 24 Anás enviou-O manietado ao Sumo Sacerdote Caifás. 25 Estava lá Simão Pedro aquecendo-se. Disseram-lhe: «Não és tu também dos Seus discípulos?». Ele negou e respondeu: «Não sou». 26 Disse-lhe um dos servos do Sumo Sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha: «Não te vi eu com Ele no horto?». 27 Pedro negou outra vez, e imediatamente o galo cantou. 28 Levaram então Jesus da casa de Caifás ao Pretório. Era de manhã. Não entraram no Pretório para não se contaminarem, e poderem comer a Páscoa. 29 Pilatos, pois, saiu fora para lhes falar, e disse: «Que acusação apresentais contra este homem?». 30 Responderam: «Se não fosse um malfeitor não O entregaríamos nas tuas mãos». 31 Pilatos disse-lhes então: «Tomai-O e julgai-O segundo a vossa Lei». Mas os judeus disseram-lhe: «Não nos é permitido matar ninguém». 32 Para se cumprir a palavra que Jesus dissera, significando de que morte havia de morrer. 33 Tornou, pois, Pilatos a entrar no Pretório, chamou Jesus e disse-Lhe: «Tu és o rei dos judeus?». 34 Jesus respondeu: «Tu dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de Mim?». 35 Pilatos respondeu: «Porventura sou judeu? A Tua nação e os pontífices é que Te entregaram nas minhas mãos. Que fizeste Tu?». 36 Jesus respondeu: «O Meu reino não é deste mundo; se o Meu reino fosse deste mundo, certamente os Meus ministros se haviam de esforçar para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas o Meu reino não é daqui». 37 Pilatos disse-Lhe então: «Portanto, Tu és rei?». Jesus respondeu: «Tu o dizes, sou rei. Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo aquele que está na verdade ouve a Minha voz». 38 Pilatos disse-Lhe: «O que é a verdade?». Dito isto, tornou a sair para ir ter com os judeus e disse-lhes: «Não encontro n'Ele motivo algum de condenação. 39 Ora é costume que eu, pela Páscoa, vos solte um prisioneiro; quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?». 40 Então gritaram todos novamente: «Este não, mas Barrabás!». Ora Barrabás era um assassino.



CONFISSÕES SANTO AGOSTINHO

LIVRO PRIMEIRO 4

CAPÍTULO XVII

Êxitos escolares

Permite-me, Senhor, que diga também algo de meu talento, dádiva tua, e dos desatinos em que o empregava. Propunha-se-me como desafio – coisa muito preocupante para a minha alma, tanto pelo louvor ou descrédito, como por medo dos açoites – que repetisse as palavras de Juno, irada e ressentida por não poder “afastar da Itália o rei dos troianos”, embora jamais tenha sabido que tivessem sido pronunciadas por Juno. Mas obrigavam-nos a errar seguindo os passos das ficções poéticas, e a repetir em prosa o que o poeta havia dito em verso. Era mais elogiado aquele que, conforme a dignidade da pessoa representada, soubesse pintar com mais vivacidade e semelhança, e revestir com palavras mais apropriadas seus afectos de ira ou de dor.
Mas qual o proveito disso – ó vida verdadeira, meu Deus – de que me servia ser aplaudido pela minha declamação mais que todos os meus coetâneos e condiscípulos?
Não era, tudo aquilo, fumo e vento?
Acaso não havia outra coisa em que exercitar o meu talento e a minha língua?
Os teus louvores, Senhor, os teus louvores, consignados nas Escrituras, poderiam soerguer a frágil planta do meu coração, e eu não teria sido arrebatado pela vaidade de vãs quimeras, presa imunda das aves. Com efeito, há diversas maneiras de oferecer sacrifício aos anjos rebeldes.


CAPÍTULO XVIII

Leis gramaticais, lei de Deus

Mas, porquê admirar-se que eu me deixasse arrastar pelas vaidades e afastar-me de ti, meu Deus, se me propunham como exemplos para imitar uns homens que se, ao contar alguma boa acção, deslizassem nalgum barbarismo ou solecismo me cobriam de críticas e, pelo contrário, que eram elogiados por narrar as suas torpezas com palavras castiças e apropriadas, de modo eloquente e elegante, e que os inchavam de vaidade?
Tu vês, Senhor, estas coisas, e calas-te compassivo, paciente, cheio de misericórdia e verdade. Mas calar-te-ás para sempre?
Arranca, pois, agora deste espantoso abismo a alma que te busca sedenta dos teus deleites, e que te diz do coração: Busquei, Senhor, teu rosto, teu rosto, Senhor, buscarei ainda. Longe está do teu rosto quem anda ocupado com afectos tenebrosos, porque não é com os pés carnais, nem cobrindo distâncias que nos aproximamos ou nos afastamos de ti. Porventura aquele teu filho menor procurou cavalos, ou carros, ou naves, ou voou com asas invisíveis, ou viajou a pé para alcançar aquela região longínqua onde dissipou o que lhes havia dado, ó Pai, meigo ao entregar-lhe a substância, e mais carinhoso ainda ao recebê-lo andrajoso? Assim, pois, viver nas paixões da luxúria, é o mesmo que viver em paixões tenebrosas, é viver longe do teu rosto.
Olha, meu Senhor e meu Deus, e vê paciente, como costumas ver, de que modo diligente os filhos dos homens observam as regras de ortografia recebidas dos primeiros mestres, e desprezam as leis eternas de salvação perpétua recebidas de ti, de tal modo que, se alguns dos que sabem ou ensinam as regras antigas dos sons pronunciasse a palavra homo, sem aspirar a primeira letra, desagradaria mais aos homens do que se, contra os teus preceitos, odiasse outro homem, sendo este homem.
Como se o homem pudesse ter inimigo mais pernicioso que o ódio com que se irrita contra si mesmo, ou como se pudesse causar a outrem maior dano, perseguindo-o, do que causa a seu próprio coração odiando! Com certeza, não nos é mais íntima a ciência das letras do que a consciência, que manda não fazer a outrem o que não queremos que não nos façam.
Oh! Como és misericordioso, tu, que habitando silencioso nos céus, Deus grande e único, espalhas com lei infatigável, cegueiras vingadoras sobre as paixões ilícitas!
Quando o homem, aspirando à fama de eloquente, ataca o seu inimigo com ódio feroz diante do juiz, rodeado de grande multidão de homens, toma todo o cuidado para que, por um lapsus linguae, não se lhe escape um inter ominibus, sem aspirar o h, sem cuidar que com o furor de seu ódio se tire um homem de entre os homens.

CAPÍTULO XIX

Mau perdedor

À beira de tal lodaçal jazia eu, pobre criança, sendo esta a arena em que me exercitava, temendo mais cometer um barbarismo de linguagem do que cuidando de não invejar, se o cometia, aqueles que o tinham evitado.
Digo e confesso diante de ti, meu Deus, essas misérias, que me angariavam o louvor daqueles cuja simpatia equivalia para mim a uma vida honesta, pois não via o abismo pois não via o abismo de torpeza em que tudo isso me lançara, longe dos teus olhos.
Aos teus olhos quem era mais repelente do que eu?
E eu até desagradava tais homens, enganando com infinidade de mentiras aos meus criados, mestres e pais por amor dos jogos, por gosto de ver espectáculos frívolos e o desejo inquieto de os imitar.
Também cometia furtos na despensa e na mesa de meus pais, ora impelido pela gula, ora para ter de dar aos meninos para brincar com eles, folguedos que os deleitavam tanto quanto a mim, e que eles me faziam pagar. No jogo, frequentemente, conseguia vitórias fraudulentas, vencido pelo desejo de me sobressair. Contudo, nada havia que eu mais quisesse evitar e que eu mais repreendesse atrozmente se o descobrisse noutros, que o mesmo eu fazia aos demais.
Se acaso eu era o prejudicado, e o acusado ficava furioso, eu não cedia.
Será esta a inocência infantil?
Não, Senhor, não o é, eu to confesso, meu Deus. Porque essas mesmas coisas que se fazem com os criados e mestres por causa de nozes, bolas e passarinhos, avultam na maioridade com os magistrados e reis por causa de dinheiro, palácios e servos, do mesmo modo que à palmatória sucedem-se maiores castigos.
Assim, quando tu, nosso rei, disseste: Delas é o reino dos céus – quiseste sem dúvida louvar na pequenez de sua estatura um símbolo de humildade.

CAPÍTULO XX

Ação de graças

Contudo, Senhor, graças te sejam dadas, excelso e óptimo criador e ordenador do universo, nosso Deus, mesmo que te limitasses a me fazer apenas menino. Porque então, eu já existia, vivia, sentia, cuidava da minha integridade, eco da tua profunda unidade, fonte da minha existência.
Guardava também, com o secreto instinto, a integridade dos meus outros sentidos, e deleitava-me com a verdade nos pequenos pensamentos que formava sobre coisas pequenas.
Não queria ser enganado, tinha boa memória, e ia-me instruindo com a conversação. Alegrava-me com a amizade, fugia à dor, ao desprezo, à ignorância.
E não seria isto, em tal criatura, digno de admiração e de louvor?
Pois todas essas coisas são dons do meu Deus, que eu não dei a mim mesmo. E todos são bons, e tudo isso constitui o meu eu.
O que me criou, portanto, é bom, e ele próprio é o meu bem, a ele louvo por todos estes bens que integravam meu ser de criança. Eu pecava em buscar em mim próprio e nas demais criaturas, e não nele, os deleites, grandezas e verdades, por isso caia logo em dores, confusões e erros.
Graças a ti, minha doçura, minha esperança e meu Deus, graças a ti peloos teus dons, que eles fiquem em ti conservados. Assim me guardarás também a mim, e aumentarão e aperfeiçoarão os dons que me deste, e eu estarei contigo, porque também me deste a existência.

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO I

A adolescência

Quero recordar as minhas torpezas passadas e as degradações carnais da minha alma, não porque as ame, mas por te amar, ó meu Deus. É por amor do teu amor que o faço, percorrendo com a memória amargurada, aqueles meus perversos caminhos, para que tu me sejas doce, doçura sem engano, ditosa e eterna doçura. Resgata-me da dispersão em que me dissipei quando, afastando-me da tua unidade, me desvaneci em muitas coisas.
Tempo houve de minha adolescência em que ardi em desejos de me fartar dos prazeres mais baixos, e ousei a bestialidade de vários e sombrios amores, e se murchou a minha beleza, e me transformei em podridão diante dos teus olhos, para agradar a mim mesmo e desejar agradar aos olhos dos homens.

CAPÍTULO II

As primeiras paixões

E que me deleitava, senão amar e ser amada?
Mas eu não era moderado, indo de alma para alma de acordo com os sinais luminosos da amizade, pois, da lodosa concupiscência da minha carne e do fervilhar da puberdade levantava-se como que uma névoa que obscurecia e ofuscava o meu coração, a ponto de não discernir a serena amizade da tenebrosa libido. Uma e outra, confusamente, me abrasavam, arrastavam a minha fraca idade pelo declive íngreme dos meus apetites, afogando-me num mar de torpezas. A tua ira acumulava-se sobre mim, e eu não o sabia. Ensurdeci com o ruído da cadeia da minha mortalidade, e cada vez mais me afastava de ti, e tu o consentias, e agitava-me, e dissipava, e derramava-me e fervia na minha devassidão, e tu calavas-te – ó alegria que tão tarde encontrei! – tu calavas-te então, e eu ia cada vez mais para longe de ti, sempre atrás de estéreis sementes de dores, com vil soberba e inquieto cansaço.
Oh! Se alguém refreasse aquela minha miséria, para que fizesse bom uso da fugaz beleza das criaturas inferiores, limitasse suas delicias, a fim de que as vagas daquela minha idade rompessem na praia do matrimonio, já que de outro modo não podia haver paz – contendo-se nos limites da geração, como prescreve tua lei, Senhor, tu que crias o gérmen transmissor da nossa vida mortal, e que com mão bondosa podes suavizar a agudeza dos espinhos, que mantiveste fora do paraíso! Porque a tua onipotência está perto de nós, mesmo quando vagueamos longe de ti.
Pelo menos eu deveria atender com mais diligência à voz das tuas nuvens: Também eles sofrerão as tribulações da carne, mas eu quisera poupar-vos, e bom é ao homem não tocar em mulher, o que está sem mulher pensa nas coisas de Deus, de como o há de agradar, mas o que está ligado pelo matrimónio pensa nas coisas do mundo, e em como há de agradar à mulher.
Estas são as palavras que eu deveria ter ouvido mais atentamente, e, eunuco pelo amor ao reino de Deus, teria suspirado mais feliz pelos teus abraços.
Mas eu, miserável, tornei-me em torrente, seguindo o ímpeto da minha paixão, abandonei-te e transgredi todos os teus preceitos, sem porém, escapar dos teus castigos.
E quem o poderia dentre os mortais?
Sempre estavas ao meu lado, irritando-se misericordiosamente comigo, e aspergindo com amaríssimos desgostos todos os meus gozos ilícitos, para que eu buscasse a alegria sem te ofender e, quando a achasse, de modo algum fosse fora de ti, Senhor.
Fora de ti, que impões a dor em mandamento, e feres para sarar, e nos tiras a vida para que não morramos sem ti.
Mas onde estava eu?
Oh! Quão longe, exilado das delicias da tua casa naqueles meus dezasseis anos de idade carnal, quando esta empunhou seu ceptro sobre mim, e eu me rendi totalmente a ela, à fúria da concupiscência que a degradação humana legítima, porém, ilícita, de acordo com as tuas leis.
Nem mesmo os meus cogitaram em me sustentar na queda, pelo casamento, ao ver-me cair, cuidavam apenas que eu aprendesse a compor discursos magníficos e a persuadir com a palavra.

(Revisão trad. portuguesa e grafismo por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.