
Questão 114: Do ataque dos demónios.
Art. 3 — Se todos os pecados procedem da tentação do diabo.
(Iª
IIae, q. 80, a. 4, De Maio, q. 3, a. 5).
O
terceiro discute-se assim. — Parece que todos os pecados procedem da tentação
do diabo.
1. — Pois, diz Dionísio, que a multidão dos demónios é a causa de todos os males, próprios e dos outros. E Damasceno: todas as malícias e todas as imundícies são excogitadas pelo diabo.
2.
Demais. — De qualquer pecador pode-se dizer o que o Senhor diz dos Judeus: Vós
tendes por pai o demónio. Ora, isto é porque pecavam por sugestão do diabo.
Logo, desta sugestão vem todo pecado.
3.
Demais. — Assim como os anjos são deputados à guarda dos homens, assim os demónios,
à luta. Ora, todo o bem que fazemos procede da sugestão dos bons anjos, porque
mediante anjos é que recebemos os dons divinos. Logo, também todo o mal que
fazemos provém da sugestão do diabo.
Mas,
em contrário, se disse: Nem todas as nossas más cogitações são excitadas pela instigação
diabólica mas às vezes nascem do movimento do nosso arbítrio.
Donde
se deduz a RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Pecados perpetrados sem instigação diabólica tornam, contudo, os
homens filhos do diabo, enquanto o imitam a ele, o primeiro pecador.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — O homem pode por si mesmo cair em pecado, mas, não pode obter
mérito senão pelo auxílio divino, dado ao homem pelo ministério dos anjos. E
por isso os anjos cooperam para todos os nossos bens, mas nem todos os nossos
pecados procedem da sugestão dos demónios, embora não haja nenhum género de
pecados que às vezes não provenham dessa sugestão.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.