Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflexões ao Sábado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Reflexões ao Sábado. Mostrar todas as mensagens

27/04/2019

Reflexões ao Sábado


Fátima

Ao Sábado costumo fazer um “peregrinação) a Fátima.

Sem grande esforço – confesso – guardo uns momentos do dia para mentalmente visitar a Capelinha e olhar a querida imagem que conheço desde menino pequeno.

Ocorrem-me logo todas as memórias da infância em que com os meus oito irmãos ali passávamos o mês de Setembro, o Terço rezado na Capelinha depois do jantar – capelinha cuja arquitectura é sempre a mesma, com as muletas dos miraculados postas no travejamento do tecto de telha vã com ex-votos – memórias tão vivas e concretas que nunca deixo de me emocionar.

São muitos bons momentos, sinto-me novamente “filho pequeno” com uma confiança ilimitada na minha Mãe do Céu.

(AMA, reflexões ao Sábado, 2019)

20/04/2019

Reflexões ao Sábado


Porquê o Sábado?

A meu ver, porque se trata do último dia da semana.

Logo antes do dia dedicado ao seu Filho Jesus Cristo – o Domingo.

Para mim é um dia “especial” dedicado à Minha Mãe do Céu.

Agradecendo, em primeiro lugar, a sua protecção durante a semana que passou e as graças – sempre abundantes – que derramou sobre mim.

Depois, agradecer  o ter atendido pedidos que lhe fiz - para mim e para outros - Filhas, Netos, Bisneto, Família, Amigos e muitos outros que durante a semana vou fazendo por este ou aquele, por esta ou aquela situação.

(E, pedinchão como sou, são sempre tantos... tantos...)

(AMA, reflexões ao Sábado, 2019)

13/04/2019

Reflexões ao Sábado

Protecção de Mãe

Quando vou deitar-me à noite tenho por hábito rezar ante a tua imagem as orações que o querido Padre Manuel Martínez me ensinou e que ele próprio rezava: três Ave Marias, beijando o escapulário, a consagração a Nossa Senhora.

Pela minha parte acrescento:

'Sob o teu manto protector, acolhe-me, minha Mãe, durante esta noite'.

Obviamente não pretendo ser imitado mas apenas sublinhar que convém muito ao cristão encomendar-se à Mãe do Céu antes do descanso da noite.

Como quando éramos crianças a nossa mãe não ia descansar sem ir ver se estávamos a dormir, aconchegar-nos a roupa, dar-nos um beijo breve e carinhoso.

E para a nossa Mãe  do Céu o que somos nós - tenhamos a idade que tivermos - senão crianças pequenas?

Tenho a certeza que Ela "vigia" a minha noite como vigiava as do Seu Filho.


(AMA, reflexões ao Sábado, Dez 2018)

30/03/2019

Reflexões ao Sábado


Olhos tristes

Diz-me, Senhora minha, se esses olhos tristes que vejo estão assim por mim!
Por algo que não fiz ou fiz mal ou, talvez, tenha deixado de fazer!

Eu perscruto no meu coração mas não encontro nada, absolutamente, que possa ser a causa desses olhos tristes.

Então, diz-me, minha Mãe do Céu, que posso fazer – agora… já! – para ver de novo o teu sorriso brilhar nos teus olhos carinhosos.

Não quero ver-te triste, não quero… não quero!

Bem sei que pouco ou nada valho mas este pouco é teu inteiramente, sem condições nem reservas.

És, Senhora minha, a minha alegria, a minha esperança o meu consolo e refúgio.

Senhora! Não estejas triste!

(AMA, reflexões, Dez. 2018)

23/03/2019

Reflexões ao Sábado

Monstra te esse Matrem.[i]


São Paulo VI em 1967 no altar de Fátima lançou este apelo vibrante.
Parece-me uma invocação excelente para usar - abusar - em qualquer momento ou circunstância.
Não nos deixes entregues a nós mesmos, aconselha e guia os nossos passos, a nossa mente, os nossos desejos.
Que nos ajudes a fazer como disseste em Caná:

«Fazei o que Ele vos disser!».[ii]

AMA, reflexões, Dez 2018



[i] Uma das invocações que mais uso
[ii] Cfr. Jo 2, 5

09/03/2019

Reflexões ao Sábado

Resultado de imagem para sábado
Mãe de Jesus!

Quando me dou conta – verdadeiramente – da extraordinária grandeza desta Senhora fico abismado sem palavras nem – quase – reacção.

Como pode ser que uma jovem tenha tido tal incumbência, eu diria crucial – na história da humanidade!

Uma jovem simples, modesta, desconhecida que, por Vontade Soberana de Deus foi escolhida num tempo e numas circunstâncias que só Ele sabe porquê.

E, no entanto, com todo o Seu Poder Absoluto respeita a vontade, o querer da jovem esperando o seu “FIAT”.

Admirável criatura!
Que beleza tão extraordinária quanto mais rodeada de simplicidade!

(AMA, reflexões, Dez 2018)

02/03/2019

Reflexões ao Sábado

Resultado de imagem para sábadoMinha Mãe do Céu!

É costume – meu também – ter em cada Sábado uma “lembrança” especial sobre Nossa Senhora.
Nada de especial mas apetece-me chamar-lhe todos os nomes que a ternura no meu coração me sugere.
O primeiro de todos – não poderia deixar de ser – é Minha Mãe do Céu!
Bem sei que a minha querida Mãe também está no Céu e fica magoada – bem ao contrário – de que eu invoque a Santíssima Virgem como a Minha Mãe do Céu, até porque foi ela quem me ensinou a amá-la, a confiar, a ter absoluta esperança e confiança na sua protecção.

Ah! E, se preciso fosse, tenho tantas provas!!!

Mas não é, a Senhora sabe muito bem o lugar que ocupa no meu coração, a ternura que me invade a alma, o desejo de estar com ela, de a invocar a propósito de tudo e de nada, nas coisas grandes como nas de escasso relevo.

E nunca, nunca me deixa sem resposta.

(AMA, reflexões, Dez 2018)