Mostrar mensagens com a etiqueta Corpo humano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Corpo humano. Mostrar todas as mensagens

06/08/2011

O meu corpo

Conta, peso e medida
Como acertar?



Coloca-se um problema: por um lado deve tratar-se o corpo com respeito, por outro convém sacrificar-se e tomar a Cruz.

Como acertar? 

Procurando o bem da pessoa.

E qual é?

Coincide com a vontade de Deus pois o Senhor sempre deseja o melhor para nós. 

Como orientação geral, melhor tratar o corpo com firmeza.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.06

05/08/2011

O meu corpo

Conta, peso e medida
Os sofrimentos físicos são um bem para o corpo?

Aparentemente não, pois precisamente o corpo sofre.

Mas na realidade o corpo nem sofre nem goza – veja-se um cadáver -; quem padece é a pessoa.

E a pessoa pode ser feliz no meio de dores físicas se sabe que está adquirindo um grande bem.

Por exemplo, um mártir sofre muito, mas ganha a felicidade.

A sua dor corporal momentânea é fonte de gozo eterno para ele - alma e corpo -.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.05

04/08/2011

O meu corpo

Conta, peso e medida
Convém conceder ao corpo tudo o que deseja?

Não, não. Tal seria uma deterioração séria para a pessoa:

Muitas vezes desejamos coisas equivocadas. Devemos distinguir se o que apetece é realmente bom ou não.

Quem se concede todos os gostos torna-se frouxo e caprichoso. Para que a vontade não se debilite nem seja escrava dos apetites, convém treinar-se no domínio do próprio corpo.

Muitas vezes os sofrimentos físicos são um bem para a alma e para a pessoa, e por isso também são bons para o corpo.

Os sacrifícios corporais servem de penitência pelos nossos pecados, e são caminho directo para seguir os passos de Cristo na Cruz.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.04

03/08/2011

O meu corpo

Conta, peso e medida
Mas o meu corpo é meu, e faço com ele o que quero?  

Ante isto surge uma pergunta: realmente queres prejudicar-te a ti mesmo? O corpo forma parte de nós, não é algo exterior: somos alma e corpo ao mesmo tempo. Assim, fazer mal ao próprio corpo é fazer mal a si mesmo. O prejuízo para o corpo é prejuízo da pessoa. O respeito e dignidade do corpo são respeito e dignidade para a pessoa.

O motivo principal para respeitar o corpo é a glória de Deus: quem respeita o seu corpo trata bem algo que Deus criou. E ao revés, quem despreza o seu corpo ofende Criador, pois descuida algo que Ele aprecia. 

O Senhor ama a cada pessoa e os danos a cada um são ofensas a Deus.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.03

02/08/2011

O meu corpo

Conta, peso e medida
Posso fazer o que quero com meu corpo?

Cada um pode fazer com o seu corpo e com a sua alma muitas coisas, mas nem todas serão acertadas. 

Podemos escolher, mas essas escolhas não são indiferentes: cada decisão melhora-nos ou torna-nos piores. 

Uma pessoa pode suicidar-se ou drogar-se, mas não deve fazê-lo. 

Uma pessoa pode mutilar-se ou embebedar-se, mas não deve fazê-lo.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.02