O
quinto discute-se assim. — Parece que os anjos conhecem os mistérios da graça.
1.
— Pois, dentre todos os mistérios, o mais excelente é o da Incarnação de
Cristo. Ora, os anjos conhecem-no desde o princípio; pois Agostinho diz, que
este mistério estava escondido em Deus, desde os séculos, de modo que fosse
conhecido dos príncipes e potestades celestes 1.
E a Escritura diz (1 Tm 3, 16), que foi visto pelos anjos aquele
grande sacramento de piedade. Logo, os anjos conhecem os mistérios da graça
2.
Demais. — As razões de todos os mistérios da graça estão contidas na divina
sabedoria. Ora, os anjos vêm a sabedoria de Deus, que lhe é a essência. Logo,
os anjos conhecem os mistérios da graça.
3.
Demais. — Os profetas são instruídos pelos anjos, como se vê em Dionísio 2. Ora, os profetas conheceram os mistérios
da graça, conforme diz a Escritura (Am 3, 7): Porque o Senhor Deus
não faz nada sem ter revelado antes o seu segredo aos profetas, seus servos.
Logo, os anjos conhecem os mistérios da graça.
Mas,
em contrário, ninguém aprende o que conhece. Ora, os anjos, mesmo os mais
elevados, interrogam sobre os mistérios divinos da graça e aprendem; pois, como
se disse, a Sagrada Escritura introduz certas essências celestes fazendo
perguntas ao próprio Jesus e aprendendo a ciência da sua divina operação por
nós, e Jesus ensinando-as sem intermediário 3.
E isto mesmo se vê na Escritura (Is 63, 1), onde aos anjos que
perguntam: Quem é este que vem de Edom? Jesus responde: Eu, que falo a justiça.
Os anjos têm duplo modo de conhecer. – Um, natural, pelo qual conhecem as
coisas, quer pela essência delas, quer por espécies inatas. E, por este modo,
não podem conhecer os mistérios da graça, que dependem da pura vontade de Deus.
Pois, se um anjo não pode conhecer os pensamentos de outro, dependentes da vontade
deste, muito menos poderá conhecer o que só da vontade de Deus depende: e assim
argumenta a Escritura (1 Cor 2, 11): Ninguém conhece as coisas que
são do homem, senão o espírito do homem, que nele mesmo reside; assim também ninguém
conhece as coisas que são de Deus, senão o Espírito de Deus.
Há,
porém, outro modo de conhecimento angélico, que os torna felizes, pelo qual vêm
o Verbo e, neste, as coisas. E, por este modo, conhecem os mistérios da graça,
não todos, por certo, nem todos os anjos igualmente, mas na medida em que Deus
quiser lhes revelar, segundo a Escritura (1 Cor 2, 10): A nós,
porém, Deus revelou-o por meio de seu Espírito. E isto de maneira que os anjos
superiores, contemplando mais profundamente a divina sabedoria, conhecem, na
visão de Deus, mais e mais altos mistérios e os manifestam aos inferiores,
iluminando-os. E, desses mistérios, alguns eles os conheceram desde o princípio
da sua criação; a outros, porém, foram-lhes revelados mais tarde, segundo lhes
convinham aos deveres.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — De duplo modo podemos referir-nos ao mistério
da Incarnação de Cristo. Em geral, e assim a todos os anjos foi revelado desde
o princípio da beatitude deles. E a razão é que todos os ofícios deles dependem
deste princípio geral, como diz a Escritura (Heb 1,14): Em verdade
todos os espíritos são uns administradores, enviados para exercer o seu
ministério a favor daqueles que hão-de receber a herança da salvação; o que se
realiza pelo mistério da Incarnação. Por isso é necessário que esse mistério
tenha sido revelado a todos comumente, desde o princípio. De outro modo,
podemos considerar o mistério da Incarnação quanto às condições especiais. E,
assim, nem a todos os anjos foram todas reveladas, desde o princípio; antes,
algumas só mais tarde foram conhecidas pelos anjos, mesmos superiores, como se
vê pela citada autoridade de Dionísio.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Embora os anjos bem-aventurados contemplem a divina sabedoria,
todavia, não a compreendendo, não conhecem necessariamente tudo quanto que ela
encerra.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — Tudo o que os profetas conheceram sobre o mistério da graça, pela
divina revelação, mais excelentemente foi revelado aos anjos. E embora Deus
tivesse revelado, em geral, aos profetas, o que haveria de fazer para a
salvação do género humano, contudo, nesta matéria, os Apóstolos conheceram os
profetas, conforme está na Escritura (Ef 3, 4): Por onde podeis,
lendo-as, conhecer a inteligência que tenho do mistério de Cristo, o qual em
outras gerações não foi conhecido dos filhos dos homens, assim como agora tem
sido revelado aos seus santos Apóstolos. Mas ainda, dentre os próprios
profetas, os posteriores conheceram o que não conheceram os anteriores, segundo
a Escritura (118, 100): Mais que os anciãos entendi; e Gregório diz
que na sucessão dos tempos se acentuou o aumento do conhecimento divino 4.
(Nota:
Revisão da tradução para português por AMA)
S.TOMÁS
DE AQUINO, Suma Teológica,
______________________________
Notas
:
1.
Super Gen. Ad litt., lib. V (cap. XIX).
2.
Cael. hier., cap. IV.
3.
Caelest. Hierar., cap. VII.
4.
Hom. XVI in Ezech.
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