Questão
110: Do governo dos
anjos sobre a criatura corpórea.
Art. 3 — Se os corpos
obedecem aos anjos quanto ao movimento local.
(De
Pot., q. 6, a. 3, De Malo, q. 16, a. 1, ad 14, a. 10, Quodl. IX. Q. 4, a. 5, In
Iob, cap. I, lect III).
O
terceiro discute-se assim. — Parece que os corpos não obedecem aos anjos,
quanto ao movimento local.
1.
— Pois, o movimento local dos corpos naturais resulta da forma deles. Ora, os
anjos não causam as formas dos corpos naturais, como já se disse (a. 2).
Logo, também não podem causar-lhes o movimento local.
2.
Demais. — Como prova Aristóteles, o movimento local é o primeiro dos
movimentos. Ora, os anjos não podem causar os outros movimentos, transmutando
formalmente a matéria. Logo, também não podem causar o movimento local.
3.
Demais. — Os membros corpóreos obedecem às concepções da alma, quanto ao
movimento local, por terem em si mesmos um princípio vital. Ora, nos corpos
naturais não há nenhum princípio vital. Logo, eles não obedecem aos anjos,
quanto ao movimento local.
Mas,
em contrário, diz Agostinho, que os anjos aplicam os germes corpóreos para
produzirem certos efeitos. Ora, tal não podem fazer, senão movendo-se
localmente. Logo, os corpos obedecem-lhes, quanto ao movimento local.
Como diz Dionísio, a divina sabedoria une as ínfimas, das criaturas
superiores, às supremas, das inferiores. Donde se vê, que a natureza inferior,
no que há nela de supremo, tem contacto com a natureza superior. Ora, a natureza
corpórea é inferior à espiritual. Entre todos os movimentos corpóreos, porém, o
movimento local é o mais perfeito, como prova Aristóteles, e a razão é que o
móvel, no movimento local, não é potencial em relação a algo do intrínseco,
como tal, mas só a algo de extrínseco, que é o lugar. E por isso da natureza
corpórea é natural ser movida, quanto ao movimento local, imediatamente, pela
natureza espiritual. Donde, os filósofos ensinaram, que os corpos supremos são
movidos localmente pelas substâncias espirituais, e por isso vemos que a alma
move o corpo, primária e principalmente, pelo movimento local.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Há nos corpos outros movimentos locais, além
dos que resultam das formas, assim, o fluxo e o refluxo do mar não resultam da
forma substancial da água, mas dão-se por virtude da lua. E com maior razão,
certos movimentos locais podem ser causados pela virtude das substâncias
espirituais.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Os anjos, causando o movimento local, que é o primeiro, podem, por
este, causar os outros movimentos, empregando os agentes corpóreos, para
produzirem tais efeitos, assim como o ferreiro emprega o fogo para amolecer o
ferro.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — Os anjos têm virtude menos limitada que a alma. Donde, a virtude
motiva desta é limitada pelo corpo a que está unida, que ela vivifica e
mediante o qual pode mover outros seres. Enquanto, a virtude do anjo, não
estando limitada por nenhum corpo, ele pode mover localmente corpos que não lhe
estão conjuntos.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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