06/05/2016

Temas para meditar - 628


Sofrimento

Não posso lutar contra o sofrimento nem proteger-me ­dele. 
Também não preciso de me obrigar a suportá-lo com valentia ou a conter as minhas lágrimas. 
As dificuldades do sofrimento são, contudo, as dores de parto do nascimento Deus no fundo da minha alma. Sofrer conduz-me, portanto até ao mais profundo da minha alma. 
Lá, Deus nascerá mim. Depois disso, tal como acontecia antes, o sofrimento causar-me-à dor. 
E, muitas vezes, mal o consigo suportar. 
É como as dores de parto que também são insuportáveis as mulheres. 
A mulher suporta-as porque sabe que essa é forma de dar à luz o seu filho. 
Podemos assim aceitar o sofrimento como uma indicação de que o próprio Deus actua sobre nós e quer entrar na nossa alma.

(anselm grunA incompreensível existência de Deus, Paulinas, p. 64)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.