02/06/2011

Sobre a família 70

Matrimónio: Um com uma 4

Mas seguramente que o casamento é mais acerca de duas pessoas que se amam do que o tipo de sexo que têm. Porque é que o sexo procriativo é especial?

O acto sexual que é aberto à vida é essencial para o casamento porque o casamento não é só uma relação de carinho entre duas pessoas, mas a união do amor e da vida. No casamento o homem e a mulher comprometem-se a amar-se um ao outro para toda a vida e acolher e criar amorosamente qualquer filho da sua união.
Infelizmente, com a normalização do sexo avulso, a contracepção, os actos homossexuais, preservativos, aborto e HIV, a nossa cultura denegriu e obscureceu o aspecto de dar a vida do casamento e do acto sexual. Não obstante, as pessoas, no seu mais íntimo, sabem que o acto sexual é acerca da vida – que une um homem e uma mulher de uma forma profunda por causa do bebé que podem conceber.
As pessoas ainda sentem a grandeza do acto sexual, o seu implícito compromisso de amor e devoção para toda a vida – “Eu estarei aqui para ti, sempre” – e por isto é que existe tanta dor e aperto do coração quando as relações sexuais se quebram ou um casamento é violado pelo adultério.

mary joseph, [i]  MercatorNet, 2011.03.09, trad ama



[i] Mary Joseph is a project officer at the Life, Marriage and Family Centre of the Catholic Archdiocese of Sydney.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.