02/06/2011

Evangelho do dia e comentário








Páscoa – VI Semana




Evangelho: Jo 16, 16-20

16 «Um pouco, e já não Me vereis; outra vez um pouco, e ver-Me-eis, porque vou para o Pai». 17 Disseram então entre si alguns dos Seus discípulos: «Que é isto que Ele nos diz: Um pouco, e já não Me vereis, e outra vez um pouco, e ver-Me-eis? Que significa também: Porque vou para o Pai?». 18 Diziam pois: «Que é isto que Ele diz: Um pouco? Não sabemos o que Ele quer dizer». 19 Jesus, conhecendo que queriam interrogá-l'O, disse-lhes: «Vós perguntais uns aos outros porque é que Eu disse: Um pouco, e já não Me vereis, e outra vez um pouco, e ver-Me-eis. 20 Em verdade, em verdade vos digo que haveis de chorar e gemer, e o mundo se há-de alegrar; haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria.

Meditação:

E o discurso prossegue entrecortado pelas exclamações dos Apóstolos em volta da mesa.
Bebem com avidez as palavras de Jesus, bem querem entender, mas não conseguem.
Fala-lhes de traição, de morte, de sofrimento e perseguição e, depois, de alegria e de um gozo indizível…
Conhecem bem Aquele que lhes fala, estão habituados a vê-lo e a ouvi-lo nas mais diferentes circunstâncias e nunca, absolutamente, os defraudou ou se desdisse.
Não, Ele tem, como disse Pedro, palavras de vida eterna e, por isso, nem pensam em levantar-se e irem-se embora, estão ali e ali ficam como que presos pela palavra fluente, profunda… mágica, de Jesus Cristo.
E, afinal, todos os prenúncios da ausência de Jesus, as dificuldades e perseguições que lhes anuncia ficam em nada porque lhes garante que tudo, absolutamente, se converterá em alegria.

(ama, Comentário sobre Jo 16, 16-20, Março 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.