Mostrar mensagens com a etiqueta JMA - Quaresma. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta JMA - Quaresma. Mostrar todas as mensagens

24/03/2016

Reflexões Quaresmais

Quaresma de 2016 – 42ª e última Reflexão

Chegam ao fim estes dias da Quaresma, mas não chega ao fim o ca­minho de conversão, o caminho de encontro contigo, Senhor, o cami­nho para melhor Te conhecer, para melhor Te amar, e em Ti, amar melhor os outros.

Lembras-te um dia, Senhor, em que eu Te dava graças por tanto ca­minho percorrido na viagem da minha vida em direcção a Ti, e Tu dis­seste ao meu coração, cheio de amor e humor: Caminho, viagem, meu Joaquim! Mas tu ainda nem começaste a fazer as malas!”

É verdade, Senhor, que o caminho, a viagem da vida conTigo, é sempre um recomeço, é sempre um chegar sem ainda lá estar, é sempre um amar que cada vez mais necessita de amor, porque Tu, Senhor, «re­novas todas as coisas.»

Mas hoje quero dar-Te graças, porque em cada dia desta Quaresma, mesmo quando me parecia nada vir ao meu coração para reflectir, Tu no último momento, quando me sentava para escrever, colocavas a reflexão e as palavras no meu coração, na minha mente, nas minhas mãos.

Perdoa, Senhor, se não soube testemunhar tudo aquilo que me deste neste Caminho Quaresmal, mas Tu sabes, bem melhor do que eu, das minhas fraquezas, das minhas incapacidades de transmitir o tanto que em mim colocaste, que em mim colocas.

Prostro-me diante de Ti, e peço-Te humildemente que me guies ainda neste Tríduo Pascal, que há-de culminar na Páscoa da Ressurreição.

Que seja verdade na minha vida a oração que um dia o Espírito Santo quis colocar no meu coração: “Ensina-me Mãe a ser nada, para que Cristo seja tudo em mim.”


joaquim mexia alves, Marinha Grande, 23 de Março de 2016


23/03/2016

Reflexões Quaresmais

  
Quaresma de 2016 – 41ª Reflexão

Senhor, aproximam-se rapidamente os dias da Tua Paixão e eu fico a pensar no Teu coração, e no sofrimento que já neste momento está a passar.

Sabes no Teu intimo que um dos Teus Te vai trair. E como dói a traição!
Uma traição com um beijo, que é afinal um sinal sublime de amor, e nunca de traição.

Já sabes no Teu intimo que todos Te vão abandonar, porque não en­tenderam ainda Quem Tu és, e sobretudo o que vieste fazer no meio dos homens, e dói-Te, não pelo abandono, mas por eles que ainda não entenderam.

Mas o Teu sofrimento maior, Senhor, deve ser já saberes no Teu in­timo, que apesar do Teu imenso sacrifício, da Tua profunda humilha­ção, da Tua dolorosa Paixão, da Tua ignominiosa Morte, muitos de nós se irão perder, porque não quiseram entender, porque não quiseram crer, porque rejeitaram o amor que sobre todos nós derramas na Cruz.

Estás pronto a subir o Calvário, estás pronto a dar vida por nós, mas nunca estás pronto para aceitar que alguns se vão perder, porque os amas com amor infinito, como amas os que se salvam em Ti.

Quase que desejas, (perdoa-me, Senhor, tal pensamento), retirar a liberdade que lhes deste, para mesmo contra a sua incredulidade, os poderes salvar.

Pois, Senhor, sofres de um modo atroz, porque é um sofrer de amor, o amor de Quem se doa inteiramente.

Sim, eu sei, Senhor, não é por Ti, que sofres, é por nós!



joaquim mexia alves, Marinha Grande, 22 de Março de 2016

22/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 40ª Reflexão

Senhor, entramos hoje na Semana Santa, na Semana Maior, aquela que nos leva e faz viver a Tua Paixão, Morte e Ressurreição.

Muitos de nós, (e talvez cada um de nós em determinados momentos), apenas quer viver a Tua Ressurreição, e outros de nós, (e talvez cada um de nós em determinados momentos), apenas se quer manter na Tua Morte e Ressurreição.
E, no entanto, a Tua Paixão e Morte, carecem de sentido sem a Res­surreição.
E seria preciso o Teu sacrifício e entrega total, Senhor?

A verdade é que desde o Teu Natal que tudo vai levando à Tua entrega na Cruz, que leva à Ressurreição.

Apesar de todos os sinais, de todos os milagres, de todos os prodígios, eles, (aqueles que Te seguiam), continuavam sem entender e mesmo na Última Ceia continuavam a perguntar-se qual deles seria o maior, o mais importante, quando é que farias Tu, Senhor, a Sua vontade e não a vontade de Deus!

E nós que Te seguimos agora, neste tempo, continuamos sem entender também quando nos dizes que temos de “nascer de novo”, que temos de “nascer do Alto”, que temos de “perder a nossa vida para a salvar”, porque continuamos à espera que o Teu Reino seja afinal o reino das nossas vontades.

Temos a verdade à nossa frente, mas, como Pilatos, continuamos a perguntar - “quid est veritas?” – e Tu, Senhor, continuas a responder-nos com a Tua Paixão, Morte e Ressurreição.

Queria, Senhor, quero entrar em mim nesta Semana Santa, fazer si­lêncio de tudo na minha vida, e deixar-me amar por Ti, deixar-me guiar pelo Teu Espírito Santo, envolvido no amor do Pai, e por isso peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a “nascer de novo”, a “nascer do Alto”, a “perder a minha vida para a salvar”, por Ti, para Ti e em Ti.
Ajuda-me, Senhor, a entender e a viver verdadeiramente a Verdade que és Tu, Senhor.

Nas Tuas mãos, Senhor, me entrego, para contigo morrer e ressusci­tar!



joaquim mexia alves, Marinha Grande, 21 de Março de 2016

21/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 39ª Reflexão 

Senhor, hoje trazes à minha reflexão a alegria, a alegria dos filhos de Deus.

Com o Teu sorriso divino, olhas-me e dizes-me:

É verdade, meu filho, que a alegria dos filhos de Deus deve ser cons­tante.

Porque a alegria que vos dou, não é uma alegria ruidosa, não é a ale­gria da gargalhada fácil, ou do humor mais sentido.

A alegria que vos dou, é a alegria calma e serena, a alegria que vem do coração, da mente, da vida que confia, que espera, que acredita em Deus que ama, em Deus que está sempre presente, em Deus que salva.

É a alegria que não se deixa abalar pelas tribulações, pelas provações, nem sequer pela morte, mas permanece serena na certeza da vida eterna que vos prometi na minha Paixão, Morte e Ressurreição.

Por isso te/vos repito o que já vos disse servindo-Me de Paulo: «Ale­grai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos!»

Abre-se o meu coração ao Teu sorriso e peço-Te:

Coloca em mim, Senhor, a alegria dos filhos de Deus.

A alegria inabalável de saber que tudo deste por mim e que na Tua Ressurreição me chamas a viver, morrendo em Ti, por Ti e para Ti, na certeza da vida eterna que por Tua graça nos/me alcançaste.
Ah, Senhor, e que eu saiba transmitir essa alegria que vem de Ti, como testemunho verdadeiro da Tua presença em nós e no meio de nós.

Obrigado, Senhor, pela alegria dos filhos de Deus!


joaquim mexia alves, Marinha Grande, 20 de Março de 2016


20/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 38ª Reflexão

E o sofrimento, Senhor, porquê o sofrimento?

Olhas-me com os Teus olhos repassados de amor e dizes-me:
Meu filho, o sofrimento não me apraz, pois a minha vontade, a vontade do meu amor por vós, é a vossa salvação, é a vossa felicidade.
Repara que mesmo depois de Eu ter dado vista aos cegos, andar aos paralíticos, e até dar vida aos que morreram, aqueles que Me seguiam continuavam sem entender.
Até mesmo no Meu sacrifício total, eles me abandonaram, continuando sem entender. Mas foi o Meu sacrifício, a Minha entrega total, que vos/te libertou da lei pecado que leva à morte.
O meu sacrifício abriu as portas à vossa salvação, à vossa felicidade.
E não foi esse o principal e primeiro ensino daqueles que Me seguiram aos que Me haviam de seguir: O Filho de Deus fez-se Homem, habitou entre nós, padeceu, morreu, foi sepultado e ressuscitou!
Já sentiste na tua própria vida o sofrimento e já percebeste como esse sofrimento te abriu os olhos para a vida errada que levavas. Percebe agora como esse sofrimento pode ser redentor para ti, se o unires à Minha Paixão e por Ela chegares à vida plena que Eu te dou pela Minha Morte e Ressurreição.
Repito-te, meu filho, não me apraz o sofrimento, mas lembra-te que Eu estou sempre convosco, contigo, sobretudo nos momentos mais difíceis e dolorosos, para os viver contigo.

Aninho-me nos Teus braços, e peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a unir-me a Ti na Tua Paixão, em cada momento de sofrimento da minha vida.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a retirar do sofrimento o ensinamento necessário para a minha vida.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a sofrer em silêncio e sobretudo a sofrer com os outros os seus sofrimentos.

Obrigado, Senhor, porque no Teu sofrimento nos mostras a dimensão infinita do Teu amor por nós.

E obrigado, Senhor, por me teres dado a graça imensa de ser pai!



joaquim mexia alves, Marinha Grande, 19 de Março de 2016


19/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 37ª Reflexão

Chego-me a Ti, Senhor, e pergunto-Te:

Senhor, porque é que à medida que me vou aproximando de Ti, o caminho não me parece mais fácil, mas sempre mais exigente?

Dás-me o braço e, caminhando comigo, vais-me dizendo:

Sabes, meu filho, não é uma questão de ser mais fácil ou difícil, de ser mais ou menos exigente.
Repara que Eu nada te exijo, pois dou-te inteira liberdade. És tu mesmo que vais constatando as tuas fraquezas, os teus problemas, os teus vícios, sobretudo aqueles que antes para ti nada significavam e agora incomodam a tua vida, e o caminho que queres fazer.
Se vires uma obra de arte na escuridão ou na penumbra, não consegues perceber se ela tem imperfeições ou defeitos, mas se a aproximares da luz, se a expuseres à luz, vais perceber todas as imperfeições, todos os defeitos que ela contém, até porque a vais conhecendo cada vez melhor.
Assim acontece contigo. À medida que te vais aproximando de Mim, que sou a Luz, vais-te conhecendo cada vez melhor e assim vais descobrindo todas as fraquezas, todos os problemas, todos os vícios, que antes não conseguias ver.
E, por isso mesmo, porque percebes que é em Mim que encontras a vida e a felicidade, vais exigindo de ti cada vez mais, para corrigires, (por Minha graça), por vezes com grande luta e sacrifício, o caminho para a perfeição, para assim praticares a Minha Palavra: «Sede perfeitos, como o vosso Pai Celeste é perfeito».
Porque sabes, meu filho, todos os outros e tu, são as minhas “obras de arte “!

Achego-me ainda mais a Ti e peço-Te:

Dá-me força, Senhor, e discernimento, para encontrar e corrigir todas as minhas fraquezas, todos os meus problemas, todos os meus vícios.
E muda, Senhor, transforma, converte, abate as barreiras, as incertezas, a incredulidade, que existam na vida que me deste e modela-a segundo a Tua vontade.

Eu quero ser, Senhor, uma Tua “obra de arte”, não para meu orgulho ou vaidade, mas para Te servir melhor, sempre para a Tua maior glória.
Obrigado, Senhor, pela “obra de arte” que fizeste de cada um de nós, frutos do Teu infinito amor.

Joaquim Mexia Alves, Monte Real, 18 de Março de 2016


18/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 36ª Reflexão

E hoje, Senhor deixas-me no vazio, nada colocas no meu coração para reflectir.

Olhas-me, com um sorriso de amor, e dizes-me:
Sabes, meu filho, Eu nunca te deixo no vazio, porque estou sempre contigo e sempre preencho os momentos da tua vida, que tu me deixas preencher.
Hoje quero que faças silêncio dentro de ti, que escutes e sobretudo que olhes, com os olhos do teu coração, do teu espírito, da tua mente, para que Me descubras em tudo o que toca a vida que Eu te dei.
Que hoje, nesse silêncio que te peço, me encontres na natureza, em cada planta e em cada nuvem, em cada fonte de água e em cada animal, no vento, no frio ou no calor, mas sobretudo em cada um daqueles que se cruza contigo, no aperto de mão, no abraço, no bom dia, na palavra dita, no sorriso tímido ou na gargalhada ruidosa, na alegria mais aberta ou na tristeza mais profunda, naqueles de quem muito gostas e naqueles de quem não gostas tanto, naqueles que te amam e ajudam e naqueles que não te amam e te desprezam, naqueles que Me seguem também e naqueles que Me rejeitam, enfim, encontra-Me em tudo, porque em tudo Eu estou contigo, porque em tudo Eu estou com todos.

Remeto-me ao silêncio que me pedes, mas ainda ouso pedir-Te:
Traz, Senhor, o silêncio ao meu coração, ao meu espírito, à minha mente, à minha vida, para que atento e aberto apenas a Ti, eu Te possa encontrar em cada momento da vida que me deste, por mais ínfimo que seja esse momento.

Obrigado, Senhor, pelo silêncio onde Te ouço e encontro.


Joaquim Mexia Alves, Monte Real, 2 de Fevereiro de 2016.




17/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 35ª Reflexão

Trazes hoje ao meu coração a liberdade dos filhos de Deus.

Levas-me a passear pelo mundo e dizes-me:
A liberdade, meu filho, é o poder que te dou de escolheres a tua vida.
A liberdade dei-ta desde sempre, mas confirmei-a quando por ti Me entreguei na Cruz, libertando-te da lei do pecado, da lei da morte. É a liberdade que te dou, também, sempre, no Sacramento da Confissão.
Repara que quando pecas, tornas-te escravo do pecado, se não o rejeitas na liberdade que te dou. Toma como exemplo a mentira. Quando mentes, entregas-te à mentira, e depois tens que mentir sempre para “confirmar” a mentira em que te envolveste, em que deixaste envolver a tua vida. Tornas-te escravo da mentira. Se reparares bem, é assim com todos os pecados, pois tornam-se repetitivos e viciantes, ficando tu a depender deles, aprisionando a vida que te dei.
Por isso a liberdade que te dou está sempre ao teu alcance, quando reconheces as tuas fraquezas, delas te arrependes, as confessas, e assim, liberto delas, encontras em Mim as forças necessárias para resistir ao pecado e para te libertares, em Mim.
Só na verdade do Meu amor encontras a liberdade, porque o Meu amor é total doação e como tal, é também totalmente livre, nada exige, nada aprisiona, mas apenas ama e quer ser amado.

Deixo-me envolver no Teu amor e peço-Te:
Eu amo-Te, Senhor, mas aumenta o meu amor.
Não duvido, Senhor do Teu amor por mim, duvido sim, do meu amor por Ti.
Ensina-me a amar, a Ti, Senhor, primeiro, e em Ti e por Ti, aos outros, com o Teu amor, o amor doação que nada exige, mas tudo dá, para assim viver verdadeiramente a liberdade dos filhos de Deus.

Graças para sempre Te dou, Senhor, pelo Teu infinito amor, que me liberta e faz feliz.


JOAQUIM MEXIA ALVES, Monte Real, 16 de Março de 2016


16/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 34ª Reflexão

Hoje, Senhor, levas-me a reflectir sobre a Fé.

Levas-me a passear, enquanto vais conversando comigo:
A Fé, meu filho, é dom da minha graça à tua vida. Mas também depende de ti, da tua vontade, do teu querer, porque a Fé vai para além do acreditares em Mim, simplesmente.
A Fé, para ser dom na tua vida, tem que ser uma adesão total a Deus, adesão essa que não pode ser estática, mas sim vivida diariamente numa relação cada vez mais pessoal, mais intima, mais forte.
Mas não é, também, algo isolado apenas entre Mim e ti, mas transvasa dessa relação pessoal e intima, para uma comunhão com os teus irmãos na Fé, pois só assim a Fé se torna vida e se completa.
A Fé, meu filho, não é acreditares que Eu posso fazer “coisas”, sobretudo aquelas que me pedes e julgas necessárias à tua vida ou à vida dos outros.
A Fé, meu filho, é acreditares que Eu faço tudo o que é necessário para ti e para os outros, segundo a Minha vontade, ou seja, segundo o que Eu sei ser bom para ti e para os outros, mesmo que tu não percebas.
A Fé, confirma no coração dos homens o Meu amor por eles, levando-os à confiança e à esperança de que, estando sempre convosco e vós comigo, vos conduzo à salvação, à vida eterna, à plenitude do Amor de Deus.

O meu coração abre-se decididamente e peço-Te:
Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé!
Faz com que acredite para além de mim, ou seja, que acredite «porque não foi a carne nem o sangue que mo revelou, mas o Pai que está no Céu.»

Obrigado, Senhor, obrigado pelo dom da Fé que ao homem quiseste conceder.


Monte Real, 15 de Março de 2016

15/03/2016

Reflexões quaresmais


Trazes hoje, Senhor, ao meu coração como reflexão a Esperança.

Sentados, lado a lado, dizes-me com amor:
A Esperança, meu filho, coloca-te nas Minhas mãos, porque só a podes viver na força do Espírito Santo.
A Esperança leva-te a desejar no mais íntimo de ti, o Meu Reino, a vida eterna, a felicidade, que apenas se completa em Mim.
A Esperança, se vives a vida que te dei comigo e para Mim, é real agora já, e ainda não, ou seja, sente-la desde já bem presente como realidade da tua vida, mas ainda não completa, porque ainda não estás em Mim. Nesse momento cessará a Esperança, para ficar apenas o Amor.
A Esperança, alicerçada no Espírito Santo, afasta de ti o desânimo, sustenta-te nas tribulações, faz-te mais irmão dos outros, porque a Esperança não se vive solitariamente, mas em comunhão.
A Esperança faz-te perseverar fim até ao fim, que por Minha graça deixa de ser fim, para passar a ser a realização da Minha promessa, a vida eterna na felicidade desejada e esperada pelo homem, em Deus.

Abre-se em mim o sorriso da Esperança, e peço-Te:
Eu espero em Ti, Senhor, mas aumenta a minha esperança.
Derrama o Espírito Santo e faz-me com que eu me abra totalmente a Ele, para que a Esperança seja realidade na minha vida e por ela eu persevere em tudo e sempre.
Por Tua graça, Senhor, eu quero viver a Esperança até chegar ao completo Amor.

Obrigado, meu Deus, pela Esperança!

joaquim mexia alves, Monte Real, 14 de Março de 2016





14/03/2016

Reflexões quaresmais


Aqueles homens queriam apedrejar aquela mulher adúltera!

E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando faço julgamentos errados sobre ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o condeno pelas suas faltas ou fraquezas?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando ouço a má-língua sobre ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando falo mal dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando tenho inveja dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando me acho superior a ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando sou incapaz de perdoar as suas ofensas?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando guardo rancor ou ressentimento dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o ofendo seja de que maneira for?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o desprezo e finjo que o não vejo?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando não o ajudo na necessidade?

Olhas-me, Senhor, com olhar de compaixão, e dizes-me:
«Eu não te condeno. Agora vai e não voltes a pecar.»


joaquim mexia alves, Marinha Grande, 13 de Março de 2016





13/03/2016

Reflexões quaresmais


Hoje trazes à minha reflexão a tentação, as tentações.

Cheio de compaixão, olhas-me e dizes-me:

Sabes, meu filho, a tentação não é pecado. Ser tentado não é pecar.
A tentação só se torna pecado se te deixas levar por ela, quer em actos, quer em gestos, quer em pensamentos.
Lembra-te que a luta contra as tentações, fortalece a tua fé. Nunca tentes entender as tentações ou com elas argumentares: Rejeita-as de imediato, para que por elas não sejas levado a cair no pecado.
Também Eu fui tentado do deserto. Também Eu fui tentado na Cruz, quando me diziam: «Se és Filho de Deus, desce da cruz!»
E essa, meu filho, é a grande tentação a que és sujeito e tens que resistir. A tentação de julgares que tudo podes fazer e alcançar sozinho, que a salvação depende apenas de ti, ou seja, a tentação de não quereres fazer a Minha vontade e assim te considerares igual a Deus, afastando, afinal, Deus da tua vida.
Por isso te disse e repito: «Se quiseres salvar a tua vida, vais perdê-la; mas, se perderes a tua vida por minha causa, vais encontrá-la.»

Cheio de esperança, peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a reconhecer a tentação, as tentações, e a rejeitá-las de imediato, sem mais considerações.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a colocar inteiramente nas Tuas mãos a vida que me deste, porque só Tu podes salvá-la.
Envia, Senhor, o Espírito Santo, que nos fortaleça, que me fortaleça, para que sempre e só nEle confie para vencer a tentação, as tentações.

«E livrai-nos do mal.»
Amen.

joaquim mexia alves, Marinha Grande, 12 de Março de 2016





12/03/2016

Reflexões quaresmais


Trazes ao meu coração a necessidade da confissão.

Abres os braços para me receberes e dizes-me:
Amo-te, meu filho, com amor eterno e por isso quero apenas o teu bem e a tua felicidade. Por isso não quero que vivas dividido, incompleto, separado de Mim, e é isso mesmo que o pecado faz em cada vida.
Só em Mim e comigo te completas e vives em plenitude, por isso Eu procuro-te incessantemente. Basta que o teu coração se abra ao reconhecer do pecado, ao arrependimento, e já Eu corro para ti, para te abraçar, para te perdoar para te conferir de imediato toda a verdade de seres filho de Deus.
Corro para ti na figura do sacerdote que escolheres para te confessares, e quando contares as tuas fraquezas, os teus pecados, arrependido e cheio de vontade de não voltar a pecar, lembra-te que sou Eu que te estou a ouvir, sou Eu que te estou a perdoar, (sem julgamento, porque a Confissão não é um julgamento), sou Eu que me entrego a ti e por ti.
Lembra-te ainda, meu filho, que se és muitas vezes o filho mais novo que sai de casa com a herança deixando tudo para trás, também não deixas de ser outras vezes o filho mais velho que fica em casa, e não se alegra com a vinda dos que regressam.

Deixo-me abraçar e abraço-Te também, pedindo:
Ajuda-me, Senhor, a reconhecer as minhas fraquezas, as minhas faltas, os meus pecados, e a voltar para Ti pedindo perdão.
Abre, Senhor, o meu coração ao arrependimento sincero e à vontade inabalável de não voltar a pecar.
Dá-me fortaleza, Senhor, para fugir com coragem às tentações e ocasiões de pecado.
(Curioso, Senhor, como é precisa coragem para fugir … a estas coisas!)
E perdoa-me, Senhor, hoje e sempre, para que me complete em Ti e viva a «vida em abundância» que Tu mesmo nos prometeste.

Obrigado, Senhor, pelo Sacramento da Confissão, obrigado!


joaquim mexia alves, Monte Real, 11 de Março de 2016





11/03/2016

Reflexões quaresmais


E a temperança, Senhor?

Cheio de bondade, respondes-me:

Meu filho, está rodeado de mundo, dos prazeres do mundo, dos prazeres da carne, que continuamente te procuram e te tentam.
E o teu ser é chamado para esse mundo, porque faz parte também da tua existência, por isso, muitas vezes, perdes o domínio de ti próprio e deixas-te levar a viver essas tentações.
Precisas então da temperança, fruto do Espírito Santo, para alcançares o domínio de ti próprio, quando o teu ser te chama ao mundo e aos seus prazeres efémeros.
O domínio da tua língua, ou seja, daquilo que dizes, sobretudo acerca dos outros. Lembra-te que a língua pode abençoar, mas também pode ser um “assassino camuflado” destruindo a dignidade de outrem, quando profere mentiras e maldições.
O domínio dos teus hábitos quotidianos, que por vezes desrespeitam o corpo que Eu te dei, na comida, na bebida, na sexualidade em tantas outras coisas.
O domínio da tua mente, onde tantas vezes principiam as tentações a que depois cedes, por tantas razões, entre elas, o que vês, (e não devias querer ver), o que ouves, (e não devias querer ouvir), e que depois se transformam em actos contra ti, contra os outros, contra Mim.
Mas não temas, meu filho, pois o Espírito Santo te dará a temperança necessária para resistires às tentações, dando-te a capacidade de dominares as tuas inclinações para o mundo e para a carne.

Sinto-me pecador, mas aliviado, e peço-Te:

Derrama, Senhor, continuamente o Espírito Santo sobre todos e sobre mim, para que seja Ele a fazer em nós a obra que por nós próprios não conseguimos.
Faz com que eu O invoque em todos os momentos e sobretudo quando me apercebo de que o mundo me chama e me quer seduzir, para que, pelo fruto da temperança eu tenha domínio sobre mim próprio.
Ensina-me a que com o Espírito Santo eu descubra as maravilhas do mundo que para nós criaste, e me afaste de tudo o que nele me quer afastar de Ti.

Obrigado, Senhor, pela temperança.



Joaquim Mexia Alves, Monte Real, 10 de Março de 2016.




10/03/2016

Reflexões quaresmais

 Quaresma de 2016 – 28ª Reflexão

E a mansidão, Senhor?

Mais uma vez que me convidas a passear contigo e vais-me colocando perante mim:

A mansidão, meu filho, é uma virtude que te faz viver em paz contigo e com os outros, nas coisas mais simples e nas coisas mais difíceis. É aceitares os outros como eles são, e aceitares-te também a ti, como tu és.

É seres aberto a ser ensinado em tudo, às vezes por aqueles que julgas nada te poderem ensinar, (porque os julgas simples, sem nada para ensinar), mas que num gesto ou numa palavra te podem fazer perceber os teus erros e fraquezas ou tantas coisas que desconheces.

É não levantares a voz, nem externa, nem internamente, mas procurares, por exemplo, numa discussão, fazê-la de coração aberto, atento ao que te dizem e respondendo em paz e tranquilidade.

É um caminho tão vasto, meu filho, que só confiando no Espírito Santo e a Ele se entregando, é possível verdadeiramente percorrer.

Queres perceber, meu filho, numa coisa muito simples, onde podes viver também a mansidão?

Por exemplo, quando conduzes o teu automóvel e te irritas com aquilo que achas serem as asneiras dos outros. Serão mesmo asneiras e não as praticas tu também, de quando em vez? Sabes qual é o estado de espírito daquele que as praticou?

E não te esqueças, meu filho, que só pode ser manso aquele que é forte, porque só na fortaleza e na humildade se encontra a mansidão.

Nem sei o que Te dizer, mas peço-Te:

Faz com que o meu coração e a minha mente reflictam sempre na mansidão, antes de reagirem, antes de responderem, seja a quem for e a tudo aquilo que acontecer no dia-a-dia da vida que me dás.
Que eu me saiba entregar ao Espírito Santo, para que na Sua fortaleza, eu possa ser manso como Tu queres que seja.
Ensina-me a mansidão, Senhor, faz-me manso e humilde como Tu!

Obrigado, Senhor, pelos mansos e humildes de coração.



joaquim mexia alves, Monte Real, 9 de Março de 2016

09/03/2016

Reflexões quaresmais

Quaresma de 2016 – 27ª Reflexão

Trazes, Senhor, ao meu coração a Mãe do Céu, a Mãe que Tu nos deste naquele dia na Cruz.

E é Ela que me senta ao seu colo e me fala ao coração:
Meu Joaquim, o meu único e grande desejo é mostrar-te Jesus, todos os dias, desde que te levantas até que te deitas.
Discretamente, como sempre fiz, caminho a teu lado e vou-te mostrando, com o coração de Mãe, a presença do meu Filho sempre junto de ti e de todos.
Por vezes estás distraído ou olhas para o lado, quando te surge aquele que não conheces ou te incomoda, mas Eu chamo-te a atenção para que vejas Jesus no teu irmão.
Não sou Eu, por vontade dEle, Mãe de todos?
Meu Joaquim, a melhor honraria, a melhor devoção que me podem fazer, é amar Jesus acima de todas as coisas, fazer em tudo a Sua vontade e só a Ele adorar e glorificar.

Olho-te nos olhos, e uma lágrima teimosa aparece, quando te peço:
Ajuda-me e ensina-me, Mãe, a amar Jesus acima de todas as coisas e a segui-lO em tudo e sempre.
Ajuda-me e ensina-me, Mãe, a reconhecer Jesus em cada irmã e cada irmão que passam na minha vida, seja em que circunstância for, mas sobretudo naqueles que mais necessitam.
Ajuda-me e ensina-me, Mãe, a fazer sempre tudo o que Ele me disser.
E não cesses nunca, Mãe, de interceder por todos e por mim, junto do teu Filho, que sempre te ouve, porque pedes sempre segundo a Sua vontade.

Obrigado, Mãe, obrigado!


Joaquim Mexia Alves, Monte Real, 8 de Março de 2016