Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
Mostrar mensagens com a etiqueta JMA - Quaresma. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta JMA - Quaresma. Mostrar todas as mensagens
07/03/2018
24/03/2016
Reflexões Quaresmais
Chegam ao fim estes dias da Quaresma, mas não chega ao
fim o caminho de conversão, o caminho de encontro contigo, Senhor, o caminho
para melhor Te conhecer, para melhor Te amar, e em Ti, amar melhor os outros.
Lembras-te um dia, Senhor, em que eu Te dava graças por
tanto caminho percorrido na viagem da minha vida em direcção a Ti, e Tu disseste
ao meu coração, cheio de amor e humor: Caminho, viagem, meu Joaquim! Mas tu
ainda nem começaste a fazer as malas!”
É verdade, Senhor, que o caminho, a viagem da vida
conTigo, é sempre um recomeço, é sempre um chegar sem ainda lá estar, é sempre
um amar que cada vez mais necessita de amor, porque Tu, Senhor, «renovas todas
as coisas.»
Mas hoje quero dar-Te graças, porque em cada dia desta
Quaresma, mesmo quando me parecia nada vir ao meu coração para reflectir, Tu no
último momento, quando me sentava para escrever, colocavas a reflexão e as
palavras no meu coração, na minha mente, nas minhas mãos.
Perdoa, Senhor, se não soube testemunhar tudo aquilo que
me deste neste Caminho Quaresmal, mas Tu sabes, bem melhor do que eu, das
minhas fraquezas, das minhas incapacidades de transmitir o tanto que em mim
colocaste, que em mim colocas.
Prostro-me diante de Ti, e peço-Te humildemente que me
guies ainda neste Tríduo Pascal, que há-de culminar na Páscoa da Ressurreição.
Que seja verdade na minha vida a oração que um dia o
Espírito Santo quis colocar no meu coração: “Ensina-me Mãe a ser nada, para que
Cristo seja tudo em mim.”
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 23 de Março de 2016
23/03/2016
Reflexões Quaresmais
Quaresma de 2016 –
41ª Reflexão
Senhor, aproximam-se rapidamente os dias da Tua Paixão e
eu fico a pensar no Teu coração, e no sofrimento que já neste momento está a
passar.
Sabes no Teu intimo que um dos Teus Te vai trair. E como
dói a traição!
Uma traição com um beijo, que é afinal um sinal sublime
de amor, e nunca de traição.
Já sabes no Teu intimo que todos Te vão abandonar, porque
não entenderam ainda Quem Tu és, e sobretudo o que vieste fazer no meio dos
homens, e dói-Te, não pelo abandono, mas por eles que ainda não entenderam.
Mas o Teu sofrimento maior, Senhor, deve ser já saberes
no Teu intimo, que apesar do Teu imenso sacrifício, da Tua profunda humilhação,
da Tua dolorosa Paixão, da Tua ignominiosa Morte, muitos de nós se irão perder,
porque não quiseram entender, porque não quiseram crer, porque rejeitaram o
amor que sobre todos nós derramas na Cruz.
Estás pronto a subir o Calvário, estás pronto a dar vida
por nós, mas nunca estás pronto para aceitar que alguns se vão perder, porque os
amas com amor infinito, como amas os que se salvam em Ti.
Quase que desejas, (perdoa-me, Senhor, tal pensamento),
retirar a liberdade que lhes deste, para mesmo contra a sua incredulidade, os
poderes salvar.
Pois, Senhor, sofres de um modo atroz, porque é um sofrer
de amor, o amor de Quem se doa inteiramente.
Sim, eu sei, Senhor, não é por Ti, que sofres, é por nós!
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 22 de Março de 2016
22/03/2016
Reflexões quaresmais
Senhor, entramos hoje na Semana Santa, na Semana Maior,
aquela que nos leva e faz viver a Tua Paixão, Morte e Ressurreição.
Muitos de nós, (e talvez cada um de nós em determinados
momentos), apenas quer viver a Tua Ressurreição, e outros de nós, (e talvez
cada um de nós em determinados momentos), apenas se quer manter na Tua Morte e
Ressurreição.
E, no entanto, a Tua Paixão e Morte, carecem de sentido
sem a Ressurreição.
E seria preciso o Teu sacrifício e entrega total, Senhor?
A verdade é que desde o Teu Natal que tudo vai levando à
Tua entrega na Cruz, que leva à Ressurreição.
Apesar de todos os sinais, de todos os milagres, de todos
os prodígios, eles, (aqueles que Te seguiam), continuavam sem entender e mesmo
na Última Ceia continuavam a perguntar-se qual deles seria o maior, o mais
importante, quando é que farias Tu, Senhor, a Sua vontade e não a vontade de
Deus!
E nós que Te seguimos agora, neste tempo, continuamos sem
entender também quando nos dizes que temos de “nascer de novo”, que temos de
“nascer do Alto”, que temos de “perder a nossa vida para a salvar”, porque
continuamos à espera que o Teu Reino seja afinal o reino das nossas vontades.
Temos a verdade à nossa frente, mas, como Pilatos,
continuamos a perguntar - “quid est
veritas?” – e Tu, Senhor, continuas a responder-nos com a Tua Paixão, Morte
e Ressurreição.
Queria, Senhor, quero entrar em mim nesta Semana Santa,
fazer silêncio de tudo na minha vida, e deixar-me amar por Ti, deixar-me guiar
pelo Teu Espírito Santo, envolvido no amor do Pai, e por isso peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a “nascer de novo”, a
“nascer do Alto”, a “perder a minha vida para a salvar”, por Ti, para Ti e em
Ti.
Ajuda-me, Senhor, a entender e a viver verdadeiramente a
Verdade que és Tu, Senhor.
Nas Tuas mãos, Senhor, me entrego, para contigo morrer e
ressuscitar!
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 21 de Março de 2016
21/03/2016
Reflexões quaresmais
Senhor, hoje trazes à minha reflexão a alegria, a alegria
dos filhos de Deus.
Com o Teu sorriso divino, olhas-me e dizes-me:
É verdade, meu filho, que a alegria dos filhos de Deus
deve ser constante.
Porque a alegria que vos dou, não é uma alegria ruidosa,
não é a alegria da gargalhada fácil, ou do humor mais sentido.
A alegria que vos dou, é a alegria calma e serena, a
alegria que vem do coração, da mente, da vida que confia, que espera, que
acredita em Deus que ama, em Deus que está sempre presente, em Deus que salva.
É a alegria que não se deixa abalar pelas tribulações,
pelas provações, nem sequer pela morte, mas permanece serena na certeza da vida
eterna que vos prometi na minha Paixão, Morte e Ressurreição.
Por isso te/vos repito o que já vos disse servindo-Me de
Paulo: «Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos!»
Abre-se o meu coração ao Teu sorriso e peço-Te:
Coloca em mim, Senhor, a alegria dos filhos de Deus.
A alegria inabalável de saber que tudo deste por mim e
que na Tua Ressurreição me chamas a viver, morrendo em Ti, por Ti e para Ti, na
certeza da vida eterna que por Tua graça nos/me alcançaste.
Ah, Senhor, e que eu saiba transmitir essa alegria que
vem de Ti, como testemunho verdadeiro da Tua presença em nós e no meio de nós.
Obrigado, Senhor, pela alegria dos filhos de Deus!
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 20 de
Março de 2016
20/03/2016
Reflexões quaresmais
E o sofrimento, Senhor, porquê o sofrimento?
Olhas-me com os Teus olhos repassados de amor e dizes-me:
Meu filho, o sofrimento não me apraz, pois a minha
vontade, a vontade do meu amor por vós, é a vossa salvação, é a vossa
felicidade.
Repara que mesmo depois de Eu ter dado vista aos cegos,
andar aos paralíticos, e até dar vida aos que morreram, aqueles que Me seguiam
continuavam sem entender.
Até mesmo no Meu sacrifício total, eles me abandonaram,
continuando sem entender. Mas foi o Meu sacrifício, a Minha entrega total, que
vos/te libertou da lei pecado que leva à morte.
O meu sacrifício abriu as portas à vossa salvação, à
vossa felicidade.
E não foi esse o principal e primeiro ensino daqueles que
Me seguiram aos que Me haviam de seguir: O Filho de Deus fez-se Homem, habitou
entre nós, padeceu, morreu, foi sepultado e ressuscitou!
Já sentiste na tua própria vida o sofrimento e já
percebeste como esse sofrimento te abriu os olhos para a vida errada que
levavas. Percebe agora como esse sofrimento pode ser redentor para ti, se o
unires à Minha Paixão e por Ela chegares à vida plena que Eu te dou pela Minha
Morte e Ressurreição.
Repito-te, meu filho, não me apraz o sofrimento, mas
lembra-te que Eu estou sempre convosco, contigo, sobretudo nos momentos mais
difíceis e dolorosos, para os viver contigo.
Aninho-me nos Teus braços, e peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a unir-me a Ti na Tua
Paixão, em cada momento de sofrimento da minha vida.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a retirar do sofrimento o
ensinamento necessário para a minha vida.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a sofrer em silêncio e
sobretudo a sofrer com os outros os seus sofrimentos.
Obrigado, Senhor, porque no Teu sofrimento nos mostras a
dimensão infinita do Teu amor por nós.
E obrigado, Senhor, por me teres dado a graça imensa de
ser pai!
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 19 de Março de 2016
19/03/2016
Reflexões quaresmais
Chego-me
a Ti, Senhor, e pergunto-Te:
Senhor,
porque é que à medida que me vou aproximando de Ti, o caminho não me parece
mais fácil, mas sempre mais exigente?
Dás-me
o braço e, caminhando comigo, vais-me dizendo:
Sabes,
meu filho, não é uma questão de ser mais fácil ou difícil, de ser mais ou menos
exigente.
Repara
que Eu nada te exijo, pois dou-te inteira liberdade. És tu mesmo que vais
constatando as tuas fraquezas, os teus problemas, os teus vícios, sobretudo aqueles
que antes para ti nada significavam e agora incomodam a tua vida, e o caminho
que queres fazer.
Se
vires uma obra de arte na escuridão ou na penumbra, não consegues perceber se
ela tem imperfeições ou defeitos, mas se a aproximares da luz, se a expuseres à
luz, vais perceber todas as imperfeições, todos os defeitos que ela contém, até
porque a vais conhecendo cada vez melhor.
Assim
acontece contigo. À medida que te vais aproximando de Mim, que sou a Luz,
vais-te conhecendo cada vez melhor e assim vais descobrindo todas as fraquezas,
todos os problemas, todos os vícios, que antes não conseguias ver.
E,
por isso mesmo, porque percebes que é em Mim que encontras a vida e a
felicidade, vais exigindo de ti cada vez mais, para corrigires, (por Minha
graça), por vezes com grande luta e sacrifício, o caminho para a perfeição,
para assim praticares a Minha Palavra: «Sede perfeitos, como o vosso Pai
Celeste é perfeito».
Porque
sabes, meu filho, todos os outros e tu, são as minhas “obras de arte “!
Achego-me
ainda mais a Ti e peço-Te:
Dá-me
força, Senhor, e discernimento, para encontrar e corrigir todas as minhas
fraquezas, todos os meus problemas, todos os meus vícios.
E
muda, Senhor, transforma, converte, abate as barreiras, as incertezas, a
incredulidade, que existam na vida que me deste e modela-a segundo a Tua
vontade.
Eu
quero ser, Senhor, uma Tua “obra de arte”, não para meu orgulho ou vaidade, mas
para Te servir melhor, sempre para a Tua maior glória.
Obrigado,
Senhor, pela “obra de arte” que fizeste de cada um de nós, frutos do Teu
infinito amor.
Joaquim Mexia Alves, Monte
Real, 18 de Março de 2016
18/03/2016
Reflexões quaresmais
E
hoje, Senhor deixas-me no vazio, nada colocas no meu coração para reflectir.
Olhas-me,
com um sorriso de amor, e dizes-me:
Sabes,
meu filho, Eu nunca te deixo no vazio, porque estou sempre contigo e sempre
preencho os momentos da tua vida, que tu me deixas preencher.
Hoje
quero que faças silêncio dentro de ti, que escutes e sobretudo que olhes, com
os olhos do teu coração, do teu espírito, da tua mente, para que Me descubras
em tudo o que toca a vida que Eu te dei.
Que
hoje, nesse silêncio que te peço, me encontres na natureza, em cada planta e em
cada nuvem, em cada fonte de água e em cada animal, no vento, no frio ou no
calor, mas sobretudo em cada um daqueles que se cruza contigo, no aperto de
mão, no abraço, no bom dia, na palavra dita, no sorriso tímido ou na gargalhada
ruidosa, na alegria mais aberta ou na tristeza mais profunda, naqueles de quem
muito gostas e naqueles de quem não gostas tanto, naqueles que te amam e ajudam
e naqueles que não te amam e te desprezam, naqueles que Me seguem também e
naqueles que Me rejeitam, enfim, encontra-Me em tudo, porque em tudo Eu estou
contigo, porque em tudo Eu estou com todos.
Remeto-me
ao silêncio que me pedes, mas ainda ouso pedir-Te:
Traz,
Senhor, o silêncio ao meu coração, ao meu espírito, à minha mente, à minha
vida, para que atento e aberto apenas a Ti, eu Te possa encontrar em cada
momento da vida que me deste, por mais ínfimo que seja esse momento.
Obrigado,
Senhor, pelo silêncio onde Te ouço e encontro.
Joaquim Mexia Alves, Monte
Real, 2 de Fevereiro de 2016.
17/03/2016
Reflexões quaresmais
Trazes hoje ao meu coração a liberdade dos filhos de
Deus.
Levas-me a passear pelo mundo e dizes-me:
A liberdade, meu filho, é o poder que te dou de
escolheres a tua vida.
A liberdade dei-ta desde sempre, mas confirmei-a quando
por ti Me entreguei na Cruz, libertando-te da lei do pecado, da lei da morte. É
a liberdade que te dou, também, sempre, no Sacramento da Confissão.
Repara que quando pecas, tornas-te escravo do pecado, se
não o rejeitas na liberdade que te dou. Toma como exemplo a mentira. Quando
mentes, entregas-te à mentira, e depois tens que mentir sempre para “confirmar”
a mentira em que te envolveste, em que deixaste envolver a tua vida. Tornas-te
escravo da mentira. Se reparares bem, é assim com todos os pecados, pois
tornam-se repetitivos e viciantes, ficando tu a depender deles, aprisionando a
vida que te dei.
Por isso a liberdade que te dou está sempre ao teu
alcance, quando reconheces as tuas fraquezas, delas te arrependes, as
confessas, e assim, liberto delas, encontras em Mim as forças necessárias para
resistir ao pecado e para te libertares, em Mim.
Só na verdade do Meu amor encontras a liberdade, porque o
Meu amor é total doação e como tal, é também totalmente livre, nada exige, nada
aprisiona, mas apenas ama e quer ser amado.
Deixo-me envolver no Teu amor e peço-Te:
Eu amo-Te, Senhor, mas aumenta o meu amor.
Não duvido, Senhor do Teu amor por mim, duvido sim, do
meu amor por Ti.
Ensina-me a amar, a Ti, Senhor, primeiro, e em Ti e por
Ti, aos outros, com o Teu amor, o amor doação que nada exige, mas tudo dá, para
assim viver verdadeiramente a liberdade dos filhos de Deus.
Graças para sempre Te dou, Senhor, pelo Teu infinito
amor, que me liberta e faz feliz.
JOAQUIM MEXIA ALVES, Monte
Real, 16 de Março de 2016
16/03/2016
Reflexões quaresmais
Hoje, Senhor, levas-me a reflectir sobre a Fé.
Levas-me a passear, enquanto vais conversando comigo:
A Fé, meu filho, é dom da minha graça à tua vida. Mas também depende de ti, da tua vontade, do teu querer, porque a Fé vai para além do acreditares em Mim, simplesmente.
A Fé, para ser dom na tua vida, tem que ser uma adesão total a Deus, adesão essa que não pode ser estática, mas sim vivida diariamente numa relação cada vez mais pessoal, mais intima, mais forte.
Mas não é, também, algo isolado apenas entre Mim e ti, mas transvasa dessa relação pessoal e intima, para uma comunhão com os teus irmãos na Fé, pois só assim a Fé se torna vida e se completa.
A Fé, meu filho, não é acreditares que Eu posso fazer “coisas”, sobretudo aquelas que me pedes e julgas necessárias à tua vida ou à vida dos outros.
A Fé, meu filho, é acreditares que Eu faço tudo o que é necessário para ti e para os outros, segundo a Minha vontade, ou seja, segundo o que Eu sei ser bom para ti e para os outros, mesmo que tu não percebas.
A Fé, confirma no coração dos homens o Meu amor por eles, levando-os à confiança e à esperança de que, estando sempre convosco e vós comigo, vos conduzo à salvação, à vida eterna, à plenitude do Amor de Deus.
O meu coração abre-se decididamente e peço-Te:
Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé!
Faz com que acredite para além de mim, ou seja, que acredite «porque não foi a carne nem o sangue que mo revelou, mas o Pai que está no Céu.»
Obrigado, Senhor, obrigado pelo dom da Fé que ao homem quiseste conceder.
Monte Real, 15 de Março de 2016
15/03/2016
Reflexões quaresmais
Trazes hoje, Senhor, ao meu coração como reflexão a
Esperança.
Sentados, lado a lado, dizes-me com amor:
A Esperança, meu filho, coloca-te nas Minhas mãos,
porque só a podes viver na força do Espírito Santo.
A Esperança leva-te a desejar no mais íntimo de ti, o
Meu Reino, a vida eterna, a felicidade, que apenas se completa em Mim.
A Esperança, se vives a vida que te dei comigo e para
Mim, é real agora já, e ainda não, ou seja, sente-la desde já bem presente como
realidade da tua vida, mas ainda não completa, porque ainda não estás em Mim.
Nesse momento cessará a Esperança, para ficar apenas o Amor.
A Esperança, alicerçada no Espírito Santo, afasta de ti
o desânimo, sustenta-te nas tribulações, faz-te mais irmão dos outros, porque a
Esperança não se vive solitariamente, mas em comunhão.
A Esperança faz-te perseverar fim até ao fim, que por
Minha graça deixa de ser fim, para passar a ser a realização da Minha promessa,
a vida eterna na felicidade desejada e esperada pelo homem, em Deus.
Abre-se em mim o sorriso da Esperança, e peço-Te:
Eu espero em Ti, Senhor, mas aumenta a minha esperança.
Derrama o Espírito Santo e faz-me com que eu me abra
totalmente a Ele, para que a Esperança seja realidade na minha vida e por ela
eu persevere em tudo e sempre.
Por Tua graça, Senhor, eu quero viver a Esperança até
chegar ao completo Amor.
Obrigado, meu Deus, pela Esperança!
joaquim mexia alves, Monte Real, 14 de Março de 2016
14/03/2016
Reflexões quaresmais
Aqueles homens queriam apedrejar aquela mulher
adúltera!
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando faço
julgamentos errados sobre ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o
condeno pelas suas faltas ou fraquezas?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando ouço a
má-língua sobre ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando falo
mal dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando tenho
inveja dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando me
acho superior a ele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando sou
incapaz de perdoar as suas ofensas?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando guardo
rancor ou ressentimento dele?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o
ofendo seja de que maneira for?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando o
desprezo e finjo que o não vejo?
E eu, quantas vezes apedrejo o meu irmão, quando não o
ajudo na necessidade?
Olhas-me, Senhor, com olhar de compaixão, e dizes-me:
«Eu não te condeno. Agora vai e não voltes a pecar.»
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 13 de Março de 2016
13/03/2016
Reflexões quaresmais
Hoje trazes à minha reflexão a tentação, as tentações.
Cheio de compaixão, olhas-me e dizes-me:
Sabes, meu filho, a tentação não é pecado. Ser tentado
não é pecar.
A tentação só se torna pecado se te deixas levar por
ela, quer em actos, quer em gestos, quer em pensamentos.
Lembra-te que a luta contra as tentações, fortalece a
tua fé. Nunca tentes entender as tentações ou com elas argumentares: Rejeita-as
de imediato, para que por elas não sejas levado a cair no pecado.
Também Eu fui tentado do deserto. Também Eu fui tentado
na Cruz, quando me diziam: «Se és Filho de Deus, desce da cruz!»
E essa, meu filho, é a grande tentação a que és sujeito
e tens que resistir. A tentação de julgares que tudo podes fazer e alcançar
sozinho, que a salvação depende apenas de ti, ou seja, a tentação de não
quereres fazer a Minha vontade e assim te considerares igual a Deus, afastando,
afinal, Deus da tua vida.
Por isso te disse e repito: «Se quiseres salvar a tua
vida, vais perdê-la; mas, se perderes a tua vida por minha causa, vais
encontrá-la.»
Cheio de esperança, peço-Te:
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a reconhecer a tentação,
as tentações, e a rejeitá-las de imediato, sem mais considerações.
Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a colocar inteiramente
nas Tuas mãos a vida que me deste, porque só Tu podes salvá-la.
Envia, Senhor, o Espírito Santo, que nos fortaleça, que
me fortaleça, para que sempre e só nEle confie para vencer a tentação, as
tentações.
«E livrai-nos do mal.»
Amen.
joaquim mexia alves, Marinha Grande, 12 de Março de 2016
12/03/2016
Reflexões quaresmais
Trazes ao meu coração a necessidade da confissão.
Abres os braços para me receberes e dizes-me:
Amo-te, meu filho, com amor eterno e por isso quero
apenas o teu bem e a tua felicidade. Por isso não quero que vivas dividido,
incompleto, separado de Mim, e é isso mesmo que o pecado faz em cada vida.
Só em Mim e comigo te completas e vives em plenitude,
por isso Eu procuro-te incessantemente. Basta que o teu coração se abra ao
reconhecer do pecado, ao arrependimento, e já Eu corro para ti, para te
abraçar, para te perdoar para te conferir de imediato toda a verdade de seres
filho de Deus.
Corro para ti na figura do sacerdote que escolheres
para te confessares, e quando contares as tuas fraquezas, os teus pecados,
arrependido e cheio de vontade de não voltar a pecar, lembra-te que sou Eu que
te estou a ouvir, sou Eu que te estou a perdoar, (sem julgamento, porque a
Confissão não é um julgamento), sou Eu que me entrego a ti e por ti.
Lembra-te ainda, meu filho, que se és muitas vezes o
filho mais novo que sai de casa com a herança deixando tudo para trás, também
não deixas de ser outras vezes o filho mais velho que fica em casa, e não se
alegra com a vinda dos que regressam.
Deixo-me abraçar e abraço-Te também, pedindo:
Ajuda-me, Senhor, a reconhecer as minhas fraquezas, as
minhas faltas, os meus pecados, e a voltar para Ti pedindo perdão.
Abre, Senhor, o meu coração ao arrependimento sincero e
à vontade inabalável de não voltar a pecar.
Dá-me fortaleza, Senhor, para fugir com coragem às
tentações e ocasiões de pecado.
(Curioso, Senhor, como é precisa coragem para fugir … a
estas coisas!)
E perdoa-me, Senhor, hoje e sempre, para que me
complete em Ti e viva a «vida em abundância» que Tu mesmo nos prometeste.
Obrigado, Senhor, pelo Sacramento da Confissão,
obrigado!
joaquim mexia alves, Monte Real, 11 de Março de 2016
11/03/2016
Reflexões quaresmais
E a temperança, Senhor?
Cheio de bondade, respondes-me:
Meu filho, está rodeado de mundo, dos prazeres do
mundo, dos prazeres da carne, que continuamente te procuram e te tentam.
E o teu ser é chamado para esse mundo, porque faz parte
também da tua existência, por isso, muitas vezes, perdes o domínio de ti
próprio e deixas-te levar a viver essas tentações.
Precisas então da temperança, fruto do Espírito Santo,
para alcançares o domínio de ti próprio, quando o teu ser te chama ao mundo e
aos seus prazeres efémeros.
O domínio da tua língua, ou seja, daquilo que dizes,
sobretudo acerca dos outros. Lembra-te que a língua pode abençoar, mas também
pode ser um “assassino camuflado” destruindo a dignidade de outrem, quando
profere mentiras e maldições.
O domínio dos teus hábitos quotidianos, que por vezes
desrespeitam o corpo que Eu te dei, na comida, na bebida, na sexualidade em
tantas outras coisas.
O domínio da tua mente, onde tantas vezes principiam as
tentações a que depois cedes, por tantas razões, entre elas, o que vês, (e não
devias querer ver), o que ouves, (e não devias querer ouvir), e que depois se
transformam em actos contra ti, contra os outros, contra Mim.
Mas não temas, meu filho, pois o Espírito Santo te dará
a temperança necessária para resistires às tentações, dando-te a capacidade de
dominares as tuas inclinações para o mundo e para a carne.
Sinto-me pecador, mas aliviado, e peço-Te:
Derrama, Senhor, continuamente o Espírito Santo sobre
todos e sobre mim, para que seja Ele a fazer em nós a obra que por nós próprios
não conseguimos.
Faz com que eu O invoque em todos os momentos e
sobretudo quando me apercebo de que o mundo me chama e me quer seduzir, para
que, pelo fruto da temperança eu tenha domínio sobre mim próprio.
Ensina-me a que com o Espírito Santo eu descubra as
maravilhas do mundo que para nós criaste, e me afaste de tudo o que nele me
quer afastar de Ti.
Obrigado, Senhor, pela temperança.
Joaquim
Mexia Alves, Monte Real, 10 de Março de 2016.
10/03/2016
Reflexões quaresmais
E a mansidão, Senhor?
Mais uma vez que me
convidas a passear contigo e vais-me colocando perante mim:
A mansidão, meu filho, é
uma virtude que te faz viver em paz contigo e com os outros, nas coisas mais
simples e nas coisas mais difíceis. É aceitares os outros como eles são, e
aceitares-te também a ti, como tu és.
É seres aberto a ser
ensinado em tudo, às vezes por aqueles que julgas nada te poderem ensinar,
(porque os julgas simples, sem nada para ensinar), mas que num gesto ou numa
palavra te podem fazer perceber os teus erros e fraquezas ou tantas coisas que
desconheces.
É não levantares a voz,
nem externa, nem internamente, mas procurares, por exemplo, numa discussão,
fazê-la de coração aberto, atento ao que te dizem e respondendo em paz e
tranquilidade.
É um caminho tão vasto,
meu filho, que só confiando no Espírito Santo e a Ele se entregando, é possível
verdadeiramente percorrer.
Queres perceber, meu
filho, numa coisa muito simples, onde podes viver também a mansidão?
Por exemplo, quando
conduzes o teu automóvel e te irritas com aquilo que achas serem as asneiras dos
outros. Serão mesmo asneiras e não as praticas tu também, de quando em vez?
Sabes qual é o estado de espírito daquele que as praticou?
E não te esqueças, meu
filho, que só pode ser manso aquele que é forte, porque só na fortaleza e na
humildade se encontra a mansidão.
Nem sei o que Te dizer,
mas peço-Te:
Faz com que o meu coração
e a minha mente reflictam sempre na mansidão, antes de reagirem, antes de
responderem, seja a quem for e a tudo aquilo que acontecer no dia-a-dia da vida
que me dás.
Que eu me saiba entregar
ao Espírito Santo, para que na Sua fortaleza, eu possa ser manso como Tu queres
que seja.
Ensina-me a mansidão,
Senhor, faz-me manso e humilde como Tu!
Obrigado, Senhor, pelos
mansos e humildes de coração.
joaquim
mexia alves, Monte Real, 9 de Março
de 2016
09/03/2016
Reflexões quaresmais
Trazes, Senhor, ao meu
coração a Mãe do Céu, a Mãe que Tu nos deste naquele dia na Cruz.
E é Ela que me senta ao
seu colo e me fala ao coração:
Meu Joaquim, o meu único e
grande desejo é mostrar-te Jesus, todos os dias, desde que te levantas até que
te deitas.
Discretamente, como sempre
fiz, caminho a teu lado e vou-te mostrando, com o coração de Mãe, a presença do
meu Filho sempre junto de ti e de todos.
Por vezes estás distraído
ou olhas para o lado, quando te surge aquele que não conheces ou te incomoda,
mas Eu chamo-te a atenção para que vejas Jesus no teu irmão.
Não sou Eu, por vontade
dEle, Mãe de todos?
Meu Joaquim, a melhor
honraria, a melhor devoção que me podem fazer, é amar Jesus acima de todas as
coisas, fazer em tudo a Sua vontade e só a Ele adorar e glorificar.
Olho-te nos olhos, e uma
lágrima teimosa aparece, quando te peço:
Ajuda-me e ensina-me, Mãe,
a amar Jesus acima de todas as coisas e a segui-lO em tudo e sempre.
Ajuda-me e ensina-me, Mãe,
a reconhecer Jesus em cada irmã e cada irmão que passam na minha vida, seja em
que circunstância for, mas sobretudo naqueles que mais necessitam.
Ajuda-me e ensina-me, Mãe,
a fazer sempre tudo o que Ele me disser.
E não cesses nunca, Mãe,
de interceder por todos e por mim, junto do teu Filho, que sempre te ouve,
porque pedes sempre segundo a Sua vontade.
Obrigado, Mãe, obrigado!
Joaquim Mexia Alves, Monte
Real, 8 de Março de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)


