11/01/2014

Evangelho diário e comentário

Tempo de Natal
Evangelho: Jo 3, 22-30

22 Depois disto, foi Jesus com os Seus discípulos para a terra da Judeia. Convivia com eles e baptizava. 23 João estava também a baptizar em Enon, junto a Salim, porque havia ali muita água e o povo concorria para ser baptizado. 24 João ainda não tinha sido metido na prisão. 25 Levantou-se uma questão entre os discípulos de João e um judeu acerca da purificação. 26 Foram ter com João e disseram-lhe: «Mestre, O que estava contigo além Jordão, de Quem tu deste testemunho, ei-l'O que está a baptizar e todos vão a Ele». 27 João respondeu: «O homem não pode receber coisa alguma se lhe não for dada do céu. 28 Vós próprios sois testemunhas de que vos disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante d'Ele. 29 O que tem a esposa é o esposo, mas o amigo do esposo, que está ao lado e o ouve, enche-se de gozo com a voz do esposo. Esta é a minha alegria e ela é perfeita. 30 Convém que Ele cresça e eu diminua.
Comentários:
Qualquer apóstolo – que todos os cristãos devemos ser – deve orientar a sua acção apostólica seguindo os conselhos e orientações que recebe na Direcção Espiritual.
Tendo bem presente que o que faz é em nome de Cristo Nosso Senhor e para Ele unicamente, convém-lhe muito não se entregar ao seu próprio critério ou planeamento, por mais bem-intencionado que se julgue.
Tal como quando se trabalha para outros se devem seguir as orientações de quem nos dá o trabalho a fazer, assim no apostolado.
E, na mesma, como o que fazemos fica a pertencer a quem nos encomendou a tarefa, o Apostolado é do Senhor e… só dele.
(ama, comentário sobre Jo 3, 22-30, 2013.12.04) 
Já publicados:
Há sempre alguma tendência, no que respeita ao apostolado, para “reservar” um direito de preferência, por outras palavras, “o meu apostolado”.
È um grande erro seja em que área do apostolado for, da escrita, da conversa privada, das reuniões multitudinárias… o que for.
O apostolado, assim considerado, está ferido de morte, quer dizer, dificilmente frutificará ou, então, os frutos que der, são o orgulho, a vã glória, a vaidade pessoal.
Não!
O único ‘dono’ do apostolado é o Senhor e, por isso mesmo, os frutos – que dependem em grande parte do nosso empenho e da humilde obediência pessoais – pertencem-lhe.
Ele os distribuirá conforme a Sua suprema Sabedoria e, certamente, nós próprios, seremos contemplados.
(ama, comentário sobre Jo 3, 22-30, 2013.01.12) 
Nós, por nós mesmos, não somos nada, não podemos nada. Tudo quanto fazemos de bom é feito pelo Senhor que se serve de nós como meros instrumentos da Sua vontade.
Atenção, pois, ser instrumento é tarefa grande, extraordinária desde que, com a humildade necessária, procuremos fazer aquilo que Ele espera de nós e, para o qual, não deixará de nos dar as graças necessárias.
(ama, comentário sobre Jo 3, 22-30, 2012.12.15) 
A alegria de João é genuína. Ele sabe que o seu tempo está próximo do fim o que significa que a sua missão está cumprida. Que alegria maior poderá haver de sentir-mos que fizemos a Vontade de Deus e que cumprimos com as nossa obrigações?

(ama, comentário sobre Jo 3, 22-30, 2009.12.02)  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.