05/07/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo comum
XIII Semana


Evangelho: Mt 9, 9-13

9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, que estava sentado na banca das cobranças, e disse-lhe: «Segue-Me». E ele, levantando-se, O seguiu. 10 Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa deste homem, vieram muitos publicanos e pecadores, e se sentaram à mesa com Jesus e com os Seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus diziam aos Seus discípulos: Por que motivo come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 Jesus, ouvindo isto, disse: «Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, e aprendei o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Comentário:

Mateus não é uma pessoa qualquer na sociedade de então. Tem um ofício, sabe o que faz, não anda perdido em busca de alguma coisa.

A entoação da voz do Senhor deveria ser tal que Mateus não tem um segundo de hesitação: levanta-se da sua mesa de trabalho e segue Jesus.

Não pensa nas consequências do seu acto, nos problemas que lhe poderão advir das autoridades por ter abandonado o que estava a fazer. Um impulso irresistível coloca-o na esteira de Cristo e… segue-o sem mais.

A jornada deveria ter sido extraordinária e, a alegria de Mateus de tal ordem que não podia mais que oferecer um banquete para comemorar tão extraordinário encontro.
E, a verdade é que, durante todo o tempo que andou com o Senhor a sua maravilhada atenção nunca deve ter esmorecido o que o levará, depois, a deixar constante no Evangelho que nos deixa.

(ama, comentário sobre Mt 9, 9-13, 2013.05.15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.