07/05/2013

Evangelho do dia e comentário


Tempo de Páscoa

VI Semana 

Evangelho: Jo 16, 5-11

5 Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: Para onde vais? 6 Mas, porque vos disse estas coisas a tristeza encheu o vosso coração. 7 «Contudo, digo-vos a verdade: A vós convém que Eu vá, porque se não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se for, Eu vo-l'O enviarei. 8 Ele, quando vier, convencerá o mundo quanto ao pecado, à justiça e ao juízo. 9 Quanto ao pecado, porque não creram em Mim; 10 quanto à justiça, porque vou para o Pai e vós não Me vereis mais; 11 quanto ao juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Comentário:

Por três vezes, o Senhor, fala-lhes no Espírito Santo:
Chama-lhe Paráclito, Consolador, Espírito da Verdade.

Entre a tristeza do anúncio da Paixão e dos momentos dolorosos que se irão seguir, a angústia de ver partir o Mestre adorado sem saberem muito bem como, nem quando nem de que forma, (anteveem apenas que será na consequência de uma traição, e que será em breve e de forma bastante grave), nesta situação que lhes põe o coração estremecido, apertado, começa, aos poucos, a aparecer uma estranha alegria e confiança:

O Espírito Santo, a Segunda Pessoa da Trindade Santíssima de que o Senhor lhes falara tantas vezes, virá até eles e cobri-los-á com a Sua sombra.
Então tudo o que é, agora, apreensão passará a ser confiança, a tristeza transformar-se-á em alegria e o incerto e desconhecido passará a ser claro e cristalino.

(ama, Comentário sobre Jo 16, 5-11, Março de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.