Questão
109: Da ordem dos anjos
maus.
O
terceiro discute-se assim. — Parece que nos demónios há iluminação.
1.
— Pois, a iluminação consiste na manifestação da verdade. Ora, um demónio pode
manifestar a verdade a outro, porque os superiores têm maior vigor, quanto ao
acume da ciência natural. Logo, os demónios superiores podem iluminar os
inferiores.
2.
Demais. — O corpo com luz superabundante pode iluminar o que é dela deficiente;
assim, o sol ilumina a lua. Ora, os demónios superiores têm mais abundante participação
do lume natural. Logo, podem iluminar os inferiores.
Mas,
em contrário. — A iluminação vai com a purificação e a perfeição, como antes se
disse (q. 106, a. 1, 2). Ora, purificar não cabe aos demónios,
conforme a Escritura (Ecle 34, 4): que coisa será limpa por um
imundo? Logo, nem a iluminação.
Nos demónios não pode haver iluminação. Pois, como já se disse (q. 107,
a. 2), a iluminação sendo propriamente, a manifestação da verdade, ordena-se
por Deus, que ilumina todo intelecto. Mas, outra manifestação da verdade pode
ser a locução, como quando um anjo manifesta a outro o seu conceito. Ora, a
perversidade dos demónios faz com que um não procure ordenar o outro para Deus,
mas, antes, afastá-lo da ordem divina. E por isso um não ilumina o outro, mas
pode comunicar a este o seu conceito, por meio da locução.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Não é qualquer manifestação da verdade que se
domina iluminação, mas só a que foi referida.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — No que diz respeito ao conhecimento natural, não é necessária a manifestação
da verdade, nem entre os anjos, nem entre os demónios. Pois, como já se disse (q.
55, a. 2), logo, desde o princípio do conhecimento deles, conheceram tudo
o que respeita o conhecimento natural. Donde, a maior plenitude de luz natural,
existente nos demónios superiores, não pode ser causa de iluminação.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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