01/10/2011

Princípios filosóficos do cristianismo

A Fé e a Razão

Filósofo
Rembrandt
A fé cristã, a católica pelo menos, tem convivido bem com a razão. A filosofia nasceu no seio da fé cristã com espontaneidade. A fé é a chuva que fecunda o solo da razão e o torna rico de frutos.
A relação entre razão e fé foi e deve ser uma relação de mútua veneração e ajuda no respeito da respectiva autonomia. Em primeiro lugar, são várias as razões pelas quais a fé implica a razão:
O cristianismo implica a distinção entre Deus criador e homem criado; homem criado capaz de ser interpelado pela palavra de Deus, dotado por isso de uma alma espiritual, imortal directamente criada por Deus.
Logicamente, os animais não podem ser interpelados por Deus, nem estão dotados de uma dignidade espiritaul que fundamente a moral. A moral nasce ali onde há uma dignidade humana espiritual que há-de ser respeitada em todos os momentos e nunca utilizada como meio.
Juntamente com isto, a Igreja Católica manteve que o homem pode conhecer com certeza a Deus com a luz natural da razão humana, princípio e fim de todas as coisas, partindo das coisas criadas.

(jose ramón ayllón, trad. ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.