V.
FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS DA DISCIPLINA DO CELIBATO
No actual debate sobre celibato, se dá
maior ênfase na necessidade de aprofundar teologicamente no sacerdócio a fim de
deduzir a verdade e apreciar a verdade única e completa da teologia do celibato
da Igreja Católica Latina.
Temos, portanto, por esse motivo, a
tarefa atual e importante de analisar os elementos teológicos tanto do
sacerdócio do Novo Testamento como, a partir deste, o celibato dos ministros
sagrados. Ambos têm suas raízes nas Escrituras – a principal fonte da Teologia
católica – e na Tradição da Igreja que revela e interpreta o testemunho
escriturístico.
O sacerdócio de Jesus Cristo é um
profundo mistério da nossa fé. Para compreender isso, o homem deve se abrir
para uma visão sobrenatural e submeter a sua razão a um modo transcendente de
pensar. Em tempos de fé viva, que incentiva e orienta não só a cada fiel como
pessoa única, mas também permeia a vida e dá forma à vida de toda a comunidade
crente, Cristo Sacerdote constitui na consciência de todos o centro da vida de
fé pessoal e comunitária. Em tempos de declínio do sentido da fé, pelo
contrário, a figura de Cristo Sacerdote desbota e desaparece cada vez mais da
consciência dos homens e da sociedade, e não está mais no centro da vida
cristã.
Esta mesma imagem é também aplicável no
caso de um sacerdote de Cristo. Em tempos de fé viva, na verdade não é difícil
ao sacerdote reconhecer-se em Cristo, identificar-se com Ele, contemplar e
viver a essência do próprio sacerdócio em íntima união com Cristo Sacerdote,
ver nele “a única fonte” e o “modelo insubstituível” da própria condição
sacerdotal.
(Cont)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.