07/05/2016

Antigo testamento / Génesis 45

Génesis 45

José dá-se a conhecer

1 Nessa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: "Façam sair a todos!" Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou aos seus irmãos.

2 E pôs-se a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.

3 Então disse José aos seus irmãos: "Eu sou José! O meu pai ainda está vivo?" Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe.

4 "Cheguem-se mais para perto", disse José aos seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, vosso irmão, aquele que vendestes ao Egipto!

5 Agora, não se aflijam nem se recriminem por me terem vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vós.

6 Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita.

7 Mas Deus enviou-me à vossa frente para vos preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande padecimento.

8 "Assim, não fostes vós que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele tornou-me ministro do faraó, e fez-me administrador de todo o palácio e governador de todo o Egipto.

9 Voltem depressa para o meu pai e digam-lhe: Assim diz o teu filho José: 'Deus fez-me senhor de todo o Egipto. Vem para cá, não te demores.

10 Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim - tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens.

11 Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. De contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria'.

12 "Estão vendo com os vossos próprios olhos, e o meu irmão Benjamim também, que realmente sou eu que estou falando comvosco.

13 Contem ao meu pai quanta honra me prestam no Egipto e tudo o que vós mesmos testemunhaste. E tragam o meu pai para cá depressa".

14 Então lançou-se chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando.

15 Em seguida, beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.

16 Quando se ouviu no palácio do faraó que os irmãos de José haviam chegado, o faraó e todos os seus conselheiros alegraram-se.

17 Disse então o faraó a José: "Diz aos teus irmãos que ponham as cargas nos seus animais, voltem para a terra de Canaã e retornem para cá, trazendo o seu pai e as suas famílias. Eu lhes darei o melhor da terra do Egipto e poderão desfrutar a fartura desta terra.

18 "Manda-os também levar carruagens do Egipto para trazerem as suas mulheres, os seus filhos e o seu pai.

19 Não se preocupem com os seus bens, pois o melhor de todo o Egipto será vosso".

20 Assim fizeram os filhos de Israel. José providenciou-lhes carruagens, como o faraó tinha ordenado, e também mantimentos para a viagem.

21 A cada um deu uma muda de roupa nova, mas a Benjamim deu trezentas peças de prata e cinco mudas de roupa nova.

22 E a seu pai enviou dez jumentos carregados com o melhor do que havia no Egipto e dez jumentas carregadas de trigo, pão e outras provisões para a viagem.

23 Depois despediu-se dos seus irmãos e, ao partirem, disse-lhes: "Não lutem pelo caminho!"

24 Assim partiram do Egipto e voltaram a seu pai Jacob, na terra de Canaã, e lhe deram a notícia: "José ainda está vivo! Na verdade ele é o governador de todo o Egipto". O coração de Jacob quase parou! Não podia acreditar neles.

25 Mas, quando lhe relataram tudo o que José lhes dissera, e, vendo Jacob, seu pai, as carruagens que José enviara para buscá-lo, o seu espírito reviveu.

26 E Israel disse: "Basta! O meu filho José ainda está vivo. Irei vê-lo antes que eu morra".

 (Revisão da versão portuguesa por ama)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.