06/01/2014

Evangelho diário e comentário

Tempo de Natal
Evangelho: Mt 4, 12-17. 23-25

12 Tendo Jesus ouvido dizer que João fora preso, retirou-Se para a Galileia. 13 Depois, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada junto do mar, nos confins de Zabulon e Neftali, 14 cumprindo-se o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías, quando disse: 15 “Terra de Zabulon e terra de Neftali, terra que confina com o mar, país além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 Este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz, e uma luz levantou-se para os que jaziam na sombra da morte”. 17 Desde então, começou Jesus a pregar: «Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus».
23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do reino de Deus, e curando todas as enfermidades entre o povo. 24 A Sua fama espalhou-se por toda a Síria, e trouxeram-Lhe todos os que tinham algum mal, possuídos de vários achaques e dores: possessos, lunáticos, paralíticos. E Ele curava-os. 25 Seguiam-n'O grandes multidões de povo da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

Comentários:

Isaías profetisa exactamente o que aconteceu com João Baptista: «Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus». Foi este o seu ‘trabalho’ a sua missão, é agora, chegado o momento há tantos séculos esperado: o início da missão do Salvador do mundo.
João fez bem o que lhe competia porque em breve, como se constata, grandes multidões de todas as partes e lugares começam a seguir Jesus.
Sem dúvida atraídos pelos Seus milagres portentosos mas, sobretudo, para O ouvir e, ouvindo, sentir renascer a esperança e começar a vislumbrar a Luz anunciada.
Ele é a Luz que ilumina todos os homens que, realmente, querem sair das trevas, do burguesismo, da apatia, do comodismo.
Por isso, para O seguir e fazer parte do Seu Reino, há que ouvi-lo primeiro e, tal como Sua Santíssima Mãe, guardar o que se ouve no coração para meditar e dar seguimento.

(ama, comentário sobre Mt 4, 12-17, 2013.01.07)

Já publicados:

Começa efectivamente a caminhada apostólica de Jesus que demorará cerca de três anos e terminará no Gólgota.
Terminada a missão entregue ao Baptista, chegou a Sua vez de Se entregar sem descanso à tarefa que O trouxe a este mundo: Anunciar a todos o Reino de Deus e a forma de fazer parte dele.
E começa com uma recomendação para levar muito a sério: Fazer penitência!
Sem penitência que é a expressão lógica do arrependimento, não é possível seguir Cristo e, consequentemente, alcançar a salvação que nos promete na Vida Eterna.
Quem procura seriamente salvar-se tem de ter bem presente esta necessidade.

(ama, comentário sobre Mt 4, 12-17, 2012.12.17)

Acabado o tempo de João, o Percursor, Jesus começa a Sua vida pública. Como diria mais tarde: «Um profeta só não é bem-vindo na sua terra» afasta-se da sua terra natal e vai para Cafarnaum. A Sua mensagem é clara: o Reino de Deus está próximo é preciso preparar-se para a sua chegada, principalmente, arrependendo-se dos pecados, mudando de vida, abrindo o coração à mensagem de esperança num Deus até então longínquo e que iria aproximar-se da humanidade, cheio de misericórdia e bondade, desejando levar a cabo a salvação de todo o género humano, reatando os laços de intimidade quebrados com o pecado dos nossos primeiros pais. A essência do reino de Deus, Jesus há-de repeti-lo muitas vezes, é fazer a Vontade de Deus e é a missão de Jesus: precisamente revelar essa vontade.

(ama, comentário sobre Mt 4, 12-17. 23-25, 2009.12.05)

Jesus escolhe, preferencialmente as Sinagogas para anunciar o Reino de Deus e para ensinar o povo. Certamente que o faz com a intenção expressa de vincar bem que não traz uma nova doutrina que necessite de locais novos, diferentes, para ser transmitida mas, ensinando a mesma doutrina de sempre, sob uma nova luz, transmite ao povo anónimo que acorre com regularidade à casa do Senhor, os ensinamentos imprescindíveis para caminhar de acordo com a Vontade de Deus.
A casa de Deus é, pois, o local ideal para saber o que se precisa para seguir a Cristo, Ele está sempre presente, esperando por todos quantos, sedentos de palavras de Vida Eterna, ali acorram para serem instruídos e alimentados na Palavra.


(ama, comentário sobre Mt 4, 12-23, 2011.01.23) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.