07/01/2014

Tratado das virtudes em geral 38


Questão 62: Das virtudes teologais.
Art. 2 — Se as virtudes teologais se distinguem das morais e intelectuais.

(III Sent., dist. XXIII, q. 1, a. 4, qª 3, ad 4, De Verit., q. 14, a. 3, ad 9 De Virtut., q. 1, a 12).

O segundo discute-se assim. — Parece que as virtudes teologais não se distinguem das morais e intelectuais.

1. — Pois, dado que existam na alma humana, as virtudes teologais hão-de aperfeiçoar-lhe a parte intelectiva ou apetitiva. Ora, as virtudes que aperfeiçoam a parte intelectiva chamam-se intelectuais, e as que aperfeiçoam a parte apetitiva, morais. Logo, as virtudes teologais não se distinguem das intelectuais e morais.

2. Demais. — Chamam-se virtudes teologais as que nos ordenam para Deus. Ora, dentre as virtudes intelectuais há uma — que nos ordena para Deus, e é a sapiência que, considerando a causa altíssima, versa sobre o divino. Logo, as virtudes teologais não se distinguem das intelectuais.

 3. Demais. — Agostinho diz que as quatro virtudes cardeais manifestam a ordem do amor 1. Ora este é caridade, considerada como uma virtude teologal. Logo, as virtudes morais não se distinguem das teologais.

 Mas, em contrário. — O superior à natureza humana distingue-se do que lhe é proporcionado. Ora, as virtudes teologais são superiores à natureza do homem ao qual convêm naturalmente às virtudes intelectuais e morais, como do sobredito se colhe 2. Logo, essas virtudes distinguem-se entre si.

Como já dissemos 3, os hábitos distinguem-se especificamente pela diferença formal dos objectos. Ora, o objecto das virtudes teologais é o próprio Deus, fim último das coisas e enquanto excede o conhecimento da nossa razão. Ao passo que o objecto das virtudes intelectuais e morais é algo que a razão humana pode compreender. Donde, as virtudes teologais se distinguem especificamente das morais e intelectuais.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — As virtudes intelectuais e morais aperfeiçoam o intelecto e o apetite do homem, como proporcionadas à natureza humana, as teológicas, porém, como sobrenaturais.

RESPOSTA À SEGUNDA. — A sapiência que o Filósofo tem como virtude intelectual, considera as causas divinas enquanto a razão humana pode investigá-las. Ora, as virtudes teologais versam sobre o que excede a razão humana.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Embora a caridade seja amor, contudo nem todo amor é caridade. Portanto, quando se diz que toda virtude manifesta a ordem do amor, isso pode ser entendido ou como amor, na acepção comum, ou como amor de caridade. No primeiro caso, qualquer virtude manifesta a ordem do amor, porque qualquer das virtudes cardeais exige o afecto ordenado, e a raiz e o princípio de todo afecto é o amor, como já dissemos 4. No segundo, não se deve por isso considerar qualquer outra virtude como essencialmente caridade, mas como defendendo todas as outras, de certo modo, dela, como a seguir se demonstrará 5.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.
____________________
Notas:
1. De mor. Eccle. (cap. XV).
2. Q. 58, a. 3.
3. Q. 54, a. 2, ad 1.
4. Q. 27, a. 4.
5. Q. 65, a. 24, IIa IIae, q. 23, a. 7


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.