18/12/2013

Evangelho do dia e comentário

III Semana


Evangelho: Mt 1, 18-25

18 A geração de Jesus Cristo foi deste modo: Estando Maria, Sua mãe, desposada com José, antes de coabitarem achou-se ter concebido por obra do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, sendo justo, e não querendo expô-la a difamação, resolveu repudiá-la secretamente. 20 Pensando ele estas coisas, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa, porque o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. 21 Dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados».22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta que diz: 23 “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e Lhe porão o nome de Emanuel, que significa: Deus connosco”. 24 Ao despertar José do sono, fez como lhe tinha mandado o anjo do Senhor, e recebeu em sua casa Maria, sua esposa. 25 E, sem que ele a tivesse conhecido, deu à luz um filho, e pôs-Lhe o nome de Jesus.

Comentários:

Sim, não subsiste nenhuma dúvida por resolver, nenhuma pergunta sem resposta. Deus esclarece, sempre, os corações puros dos que nele confiam.
O magnífico mistério de uma maternidade que mudará para sempre a história da humanidade, não é apregoada aos quatro ventos com o estentor e alarido como os homens gostam de fazer nas suas pequenas coisas, mas na privacidade simples de um sonho que é como Deus Todo Poderoso prefere manifestar-se.

(ama, comentário sobre Mt 1, 18-23, 2010.09.08)

Já publicados:

O povo judeu mantinha um registo rigoroso dos seus varões. Compreende-se porquê: quando o Messias esperado surgisse seria possível traçar todo o seu tronco genealógico honrando, desta forma toda uma linhagem
Mas para os planos de Deus também foi conveniente que o Seu Filho Unigénito uma vez encarnado, tivesse uma genealogia que afastasse qualquer dúvida.
Portanto, Jesus Cristo é realmente, uma pessoa concreta, real, verdadeira.

(ama, comentário sobre Mt 1, 18-23, 2012.09.80)

Jesus vem ao mundo como «sinal de contradição», como Ele próprio afirmará mais tarde. De facto, desde o primeiro momento, à Sua volta se gera como que num conflito permanente entre as pessoas que com Ele convivem ou estão perto.
Neste caso, aquele que seria o Seu Pai Adoptivo, sofre com a gravidez de Sua Mãe até que o Anjo lhe revela os planos divinos da Redenção que já constavam nas revelações que, ao longo dos tempos, os Profetas tinham dado a conhecer.

(ama, comentário sobre Mt 1, 18-25, 2009.11.28)

Parece tão simples a maior história que já alguma vez se escreveu: a História da Redenção da Humanidade!
Ao ler este trecho do Evangelho de S. Mateus a gente sente-se pequenina perante a simplicidade destas figuras extraordinárias: Maria e José.
Da sua simplicidade, da sua obediência, da sua disponibilidade para dizer sim aos desígnios de Deus dependeu toda a nossa felicidade que é consequência é de virmos a ser redimidos do pecado e definitivamente salvos para a vida eterna.


(ama, comentário sobre Mt 1, 18-25, 2010.12.18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.