23/06/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XII Semana


Evangelho: Lc 9, 18-24

18 Aconteceu que, estando a orar só, se encontravam com Ele os Seus discípulos. Jesus interrogou-os: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». 19 Responderam e disseram: «Uns dizem que és João Baptista, outros que Elias, outros que ressuscitou um dos antigos profetas». 20 Ele disse-lhes: «E vós quem dizeis que sou Eu?». Pedro, respondendo, disse: «O Cristo de Deus». 21 Mas Ele, em tom severo, mandou que não o dissessem a ninguém, 22 acrescentando: «É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, que seja morto e ressuscite ao terceiro dia. 23 Depois, dirigindo-Se a todos disse: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-Me. 24 Porque quem quiser salvar a sua vida, a perderá; e quem perder a sua vida por causa de Mim, salvá-la-á.

Comentário:

Não parece muito apelativo seguir Cristo, sofrimento, dor, cruz...

Sim... De facto não parece mas... atentemos no seguinte:
A condição humana, a vida do homem é desde o seu início, marcada pela dor e sofrimento. Nascemos, vivemos e morremos sempre numa luta constante contra as adversidades, a doença, a morte.
A isto não podemos fugir por mais que acumulemos riqueza e bem-estar.

Não será muito melhor carregar com esta cruz pessoal com os olhos postos no Céu infinito em vez de limitados ao horizonte terreno?

(ama, V. Moura, comentário sobre Lc 9, 18-22, 2012.09.28)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.