02/06/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
IX Semana


Corpo de Deus
Evangelho: Lc 9, 11-17

11 Sabendo isto, as multidões foram-n'O seguindo. E as recebeu, falou-lhes do reino de Deus e curou os que necessitavam de cura. 12 Ora o dia começava a declinar. Aproximando-se d'Ele os doze, disseram-Lhe: «Despede as multidões, para que, indo pelas aldeias e herdades circunvizinhas, se alberguem e encontrem que comer, porque aqui estamos num lugar deserto». 13 Ele respondeu-lhes: «Dai-lhes vós de comer». Eles disseram: «Não temos mais do que cinco pães e dois peixes, a não ser que vamos comprar mantimento para toda esta multidão». 14 Pois eram quase cinco mil homens. Então disse aos discípulos: «Mandai-os sentar divididos em grupos de cinquenta». 15 Eles assim fizeram, e mandaram-nos sentar a todos. 16 Tendo tomado os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a bênção, partiu-os e distribuiu-os aos Seus discípulos, para que os servissem à multidão. 17 Comeram todos e ficaram saciados. E recolheram do que sobrou doze cestos de fragmentos.

Comentário:

Nada mais adequado á Festa de hoje, que este trecho de S. Lucas: dia do Corpo de Deus!
Este mistério extraordinário que por ser tão comum pode tender para a banalização: o Corpo de Deus! A Santíssima Eucaristia!
O Senhor passou pelas ruas de muitas cidades espalhadas por esse mundo! Foi ao encontro das gentes. Mostrou-se a todos humildissimamente escondido na Hóstia Consagrada, como que dizendo: Heis-me aqui! Tomai e comei que Sou o verdadeiro alimento para as vossas almas; olhai e vede que, Eu, que sou o Senhor, venho ao vosso encontro!

Ó hóstia salutar, Pão dos Anjos, benvinda sejas, recebe a minha grata admiração e a rendição de todo o meu ser à magnificência da Tua Majestade. Como o mais humilde dos Teus súbditos, eu Te imploro: vem, Senhor Jesus.

(ama, comentário sobre Lc 9, 11-17, dia do Corpo de Deus, 2010.06.05)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.