26/01/2013

Evangelho do dia e comentário



   

T. Comum – II Semana










Evangelho: Lc 10, 1-9

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir. 2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe. 3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante; 9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.

Comentário:

Primeiro escolheu doze, numero que se compreende: as doze Tribus de Israel; agora são setenta e dois os que escolhe, porquê? Poderia ter escolhido mais ou, talvez, menos?
O que sabemos é que podia ter escolhido quantos quisesse mas porquê setenta e dois...

Realmente o assunto não interessa nem constitui um problema, o que nos convém é tomar consciência de dois pontos:

Que o número de discípulos deveria ser muito grande e, depois, que o Senhor quer que levem a cabo a missão que lhes destina, dois a dois.

Mais tarde, os Apóstolos, escolherão alguns discípulos para os acompanharem mais de perto e assim tem sido ao longo dos tempos.

A Igreja de Cristo alicerça-se em colunas mestras e noutras auxiliares que ajudam a suportar todo o edifício.

(ama, comentário sobre Lc 10, 1-9, 2012.01.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.