26/01/2013

Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 37


37. Analisando os ensinamentos dos Santos Padres, Bento XVI detém-se num ponto de particular importância nos momentos actuais. Ele afirma que o grande erro das antigas religiões pagãs consistiu em não se limitarem aos caminhos traçados no fundo das almas pela Sabedoria divina. «Por isso o ocaso da religião pagã era inevitável: fluía como consequência lógica do afastamento da religião reduzida a um conjunto artificial de cerimónias, convenções e hábitos» 66. E o Papa acrescenta que os antigos Padres e escritores cristãos em vez disso optaram «pela verdade do ser contra o mito do costume» 67. Tertuliano, como menciona o Pontífice escreveu: «Dóminus noster Christus veritátem se, non consuetúdinem, cognominávit. Cristo afirmou ser a verdade, não o costume» 68. E o Sucessor de Pedro diz-nos que, «a este propósito observe-se que a palavra consuetúdo, aqui empregada por Tertuliano referindo-se à religião pagã, pode ser traduzida nas línguas modernas com as expressões “moda cultural”, “moda do tempo”» 69.

Não duvidemos: apesar da aparente vitória do relativismo nalguns lugares, este modo de pensar e de desorientar tanta gente acabará por se desmoronar como um castelo de cartas, por não estar ancorado na verdade de Deus Criador e Providente, que dirige os caminhos da história. Ao mesmo tempo, a realidade que vemos à nossa volta há-de animar-nos a não ceder e a não abandonar as pessoas que vivem numa situação de desencanto e de falta de conteúdo.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

____________________
Notas:
66 Bento XVI, Discurso na audiência geral, 21-III-2007.
67 Bento XVI, Discurso na audiência geral, 21-III-2007.
68 Bento XVI, Discurso na audiência geral, 21-III-2007. A citação de Tertuliano está em Sobre o véu das virgens, I, 1 (PL 2, 889).
69 Bento XVI, Discurso na audiência geral, 21-III-2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.