14/11/2012

Evangelho do dia e comentário








   T. Comum – XXXII Semana





Evangelho: Lc 17, 11-19

11 Indo Jesus para Jerusalém, passou pela Samaria e pela Galileia.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». 14 Ele tendo-os visto, disse-lhes: «Ide, mostrai-vos aos sacerdotes». Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. 15 Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se por terra a Seus pés, dando-Lhe graças. Era um samaritano. 17 Jesus disse: «Não são dez os que foram curados? Onde estão os outros nove? 18 Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro?». 19 Depois disse-lhe: «Levanta-te, vai; a tua fé te salvou».
Comentário:

O Samaritano aparece com frequência no Evangelho o que, como não pode deixar de ser, tem uma intenção clara: mostrar que todos os homens são iguais perante Jesus que a todos quer igualmente com o mesmo Amor e, por todos, veio ao mundo salvar.

Realmente, parece que os ‘filhos’ se sentem desobrigados do agradecimento pela cura, enquanto os outros, talvez por acharem que não são merecedores da mesma atenção percebem que o que milagre que Jesus neles operou tem de ser agradecido de forma expressa e iniludível.

No fim, quem mais “ganhou” foi o Samaritano porque além da cura do mal que trazia no corpo também obteve a salvação da sua alma, bem este mui to mais importante e valioso que aquele.

(ama, comentário sobre Lc 17, 11-19, 2011.11.10)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.