Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
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Evangelho: Mc 15, 1-22
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Evangelho: Mc 15, 1-22
1 Logo pela manhã, os príncipes dos sacerdotes
tiveram conselho com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio. Manietando
Jesus, O levaram e entregaram a Pilatos. 2 Pilatos perguntou-Lhe:
«Tu és o Rei dos Judeus?». Ele respondeu: «Tu o dizes». 3 Os
príncipes dos sacerdotes acusavam-n'O de muitas coisas .4 Pilatos
interrogou-O novamente: «Não respondes coisa alguma? Vê de quantas coisas Te
acusam». 5 Mas Jesus não respondeu mais nada, de forma que Pilatos
estava admirado. 6 Ora ele costumava, pela Páscoa, soltar-lhes um
dos presos que eles pedissem. 7 Havia um, chamado Barrabás - que estava preso com outros sediciosos - que,
num motim, tinha cometido um homicídio. 8 Juntando-se o povo começou
a pedir o indulto que sempre lhes concedia. 9 Pilatos
respondeu-lhes: «Quereis que vos solte o Rei dos Judeus?».10 Porque
sabia que os príncipes dos sacerdotes O tinham entregue por inveja. 11
Porém, os príncipes dos sacerdotes incitaram o povo a que pedisse antes a
liberdade de Barrabás. 12 Pilatos falando outra vez, disse-lhes:
«Que hei-de fazer, então, d'Aquele que vós chamais o Rei dos Judeus?». 13
Eles tornaram a gritar: «Crucifica-O!». 14 Pilatos, porém,
dizia-lhes: «Que mal fez Ele?». Mas eles cada vez gritavam mais:
«Crucifica-O!». 15 Então Pilatos, querendo satisfazer o povo,
soltou-lhes Barrabás. Depois de fazer açoitar Jesus, entregou-O para ser
crucificado. 16 Os soldados conduziram-n'O ao interior do átrio,
isto é, o Pretório, e ali juntaram toda a coorte. 17 Revestiram-n'O
de púrpura e cingiram-Lhe a cabeça com uma coroa entretecida de espinhos. 18
E começaram a saudá-l'O: «Salve, Rei dos Judeus!». 19 E davam-Lhe na
cabeça com uma cana, cuspiam-Lhe no rosto, e, pondo-se de joelhos, faziam-Lhe
reverências. 20 Depois de O terem escarnecido, despojaram-n'O da
púrpura, vestiram-Lhe os Seus vestidos e levaram-n'O para O crucificar. 21
Obrigaram um certo homem que ia a passar, Simão de Cirene, que vinha do campo,
pai de Alexandre e de Rufo, a levar a cruz. 22 Conduziram-n'O ao
lugar do Gólgota, que quer dizer lugar do Crânio.
CONSTITUIÇÃO PASTORAL
GAUDIUM ET SPES
SOBRE A IGREJA NO MUNDO ACTUAL
…/14
86. Para tal cooperação,
parecem oportunas as seguintes normas:
a) As nações em
desenvolvimento ponham todo o empenho em procurar firmemente que a finalidade
expressa do seu progresso seja a plena perfeição humana dos cidadãos.
Lembrem-se que o progresso se origina e cresce, antes de mais, com o trabalho e
engenho das populações, pois deve apoiar-se não apenas nos auxílios estrangeiros,
mas sobretudo no desenvolvimento dos próprios recursos e no cultivo das
qualidades e tradições próprias. Neste ponto, devem sobressair aqueles que têm
maior influência nos outros.
b) É dever muito grave dos
povos desenvolvidos ajudar os que estão em vias de desenvolvimento a realizar
as tarefas referidas. Levem, portanto, a cabo, em si mesmos, as adaptações
psicológicas e materiais que são necessárias para estabelecer esta cooperação
internacional. E assim, nas negociações com as nações mais fracas e pobres,
atendam com muito cuidado ao bem das mesmas; pois elas necessitam, para seu
sustento, dos lucros alcançados com a venda dos bens que produzem.
c) Cabe à comunidade
internacional coordenar e estimular o desenvolvimento de modo a que os recursos
a tal destinados sejam utilizados com o máximo de eficácia e total equidade.
Também a ela pertence, sempre dentro do respeito pelo princípio de
subsidiariedade, regular as relações económicas no mundo inteiro de modo que se
desenvolvam segundo a justiça.
Criem-se instituições aptas
para promover e regular o comércio internacional, sobretudo com as nações menos
desenvolvidas, e para compensar as deficiências que perduram, nascidas da
excessiva desigualdade de poder entre as nações. Esta ordenação, acompanhada de
ajudas técnicas, culturais e financeiras, deve proporcionar às nações em vias
de desenvolvimento, os meios necessários para poderem conseguir
convenientemente o progresso da própria economia.
d) Em muitos casos, é
urgente necessidade rever as estruturas económicas e sociais. Mas evitem-se as
soluções técnicas prematuramente propostas, sobretudo aquelas que, trazendo ao
homem vantagens materiais, são opostas à sua natureza espiritual e ao seu progresso.
Com efeito, «o homem não vive só de pão, mas também de toda a palavra que sai
da boca de Deus» (Mt. 4, 4). E qualquer parcela da família humana
leva em si mesma e nas suas melhores tradições uma parte do tesouro espiritual
confiado por Deus à humanidade, mesmo que muitos desconheçam a origem donde
procede.
87. A cooperação
internacional é especialmente necessária no caso, actualmente bastante
frequente, daqueles povos que, além de muitas outras dificuldades, sofrem
especialmente da que deriva dum rápido aumento da população. É urgentemente
necessário que, por meio duma plena e intensa cooperação de todos, e sobretudo
das nações mais ricas, se investigue o modo de tornar possível preparar e fazer
chegar a toda a humanidade o que é preciso para a subsistência e conveniente
educação dos homens. Mas alguns povos poderiam melhorar muito as suas condições
de vida se, devidamente instruídos, passassem dos métodos arcaicos de
exploração agrícola para as técnicas modernas, aplicando-as com a devida
prudência à própria situação, instaurando, além disso, uma melhor ordem social
e procedendo a uma distribuição mais justa da propriedade das terras.
Com relação ao problema da
população, na própria nação e dentro dos limites da própria competência, o
governo tem direitos e deveres; assim, por exemplo, no que se refere à
legislação social e familiar, ao êxodo das populações agrícolas para as
cidades, à informação acerca da situação e necessidades nacionais. Dado que
hoje este problema preocupa intensamente os espíritos, é também de desejar que
especialistas católicos, sobretudo nas Universidades, prossigam e ampliem
diligentemente os estudos e iniciativas sobre estas matérias.
Visto que muitos afirmam que
o aumento da população do globo, ou ao menos de algumas nações, deve ser
absoluta e radicalmente diminuído por todos os meios e por qualquer espécie de
intervenção da autoridade pública, o Concílio exorta todos a que evitem as
soluções, promovidas privada ou publicamente ou até por vezes impostas, que
sejam contrárias à lei moral. Porque, segundo o inalienável direito ao
casamento e procriação da prole, a decisão acerca do número de filhos depende
do recto juízo dos pais e de modo algum se pode entregar ao da autoridade
pública. Mas como o juízo dos pais pressupõe uma consciência bem formada, é de
grande importância que todos tenham a possibilidade de cultivar uma
responsabilidade recta e autênticamente humana, que tenha em conta a lei
divina, consideradas as circunstâncias objectivas e temporais; isto exige,
porém, que por toda a parte melhorem as condições pedagógicas e sociais e,
antes de mais, que seja dada uma formação religiosa ou, pelo menos, uma íntegra
educação moral. Sejam também as populações judiciosamente informadas acerca dos
progressos científicos alcançados na investigação dos métodos que ajudam os
esposos na determinação do número de filhos, cuja segurança esteja bem
comprovada e de que conste claramente a legitimidade moral.
88. Os cristãos cooperem de
bom grado e de todo o coração na construção da ordem internacional com
verdadeiro respeito pelas liberdades legítimas e na amigável fraternidade de
todos; e tanto mais quanto é verdade que a maior parte do mundo ainda sofre
tanta necessidade, de maneira que, nos pobres, o próprio Cristo como que apela
em alta voz para a caridade dos seus discípulos. Não se dê aos homens o
escândalo de haver algumas nações, geralmente de maioria cristã, na abundância,
enquanto outras não têm sequer o necessário para viver e são atormentadas pela
fome, pela doença e por toda a espécie de misérias. Pois o espírito de pobreza
e de caridade são a glória e o testemunho da Igreja de Cristo.
São, por isso, de louvar e
devem ser ajudados os cristãos, sobretudo jovens, que se oferecem espontaneamente
para ir em ajuda dos outros homens e povos. Mais ainda: cabe a todo o Povo de
Deus, precedido pela palavra e exemplo dos Bispos, aliviar, quanto lhe for
possível, as misérias deste tempo; e isto, como era o antigo uso da Igreja, não
somente com o supérfluo, mas também com o necessário.
Sem cair numa organização
rígida e uniforme, deve, no entanto, o modo de recolher e distribuir estes
socorros ser regulado com uma certa ordem, nas dioceses, nações e em todo o
mundo; e onde parecer oportuno, conjugando a actividade dos católicos com a dos
outros irmãos cristãos. Porque o espírito de caridade, longe de se opor a um
exercício providente e ordenado da actividade social e caritativa, antes o
exige. Pelo que é necessário que os que pretendem dedicar-se ao serviço das
nações em vias de desenvolvimento, recebam conveniente formação em instituições
adequadas.
89. Quando a Igreja, em
virtude da sua missão divina, prega a todos os homens o Evangelho e lhes
dispensa os tesouros da graça, contribui para a consolidação da paz em todo o
mundo e para estabelecer um sólido fundamento para a fraterna comunidade dos
homens e dos povos, a saber: o conhecimento da lei divina e natural. É,
portanto, absolutamente necessário que a Igreja esteja presente na comunidade
das nações, para fomentar e estimular a cooperação entre os homens; tanto por
meio das suas instituições públicas como graças à inteira e sincera colaboração
de todos os cristãos, inspirada apenas pelo desejo de servir a todos.
O que se alcançará mais
eficazmente se os fiéis, conscientes da própria responsabilidade humana e
cristã, procurarem já no seu meio de vida despertar a vontade de cooperar
prontamente com a comunidade internacional. Dedique-se especial cuidado em
formar neste ponto a juventude, tanto na educação religiosa como na cívica.
90. Uma das melhores formas
de actuação internacional dos cristãos consiste certamente na cooperação que,
isoladamente ou em grupo, prestam nas próprias instituições criadas ou a criar
para o desenvolvimento da cooperação entre as nações. Também podem contribuir
muito para a edificação da comunidade dos povos, na paz e fraternidade, as
várias associações católicas internacionais, as quais devem ser consolidadas,
com o aumento de colaboradores bem formados, e dos meios de que necessitam e
com uma conveniente coordenação de forças. Nos tempos actuais, com efeito,
tanto a eficácia da acção como a necessidade do diálogo reclamam
empreendimentos colectivos. Essas associações contribuem, além disso, não pouco
também para desenvolver o sentido de universalidade, muito próprio dos católicos,
e para formar a consciência da solidariedade e responsabilidade verdadeiramente
universais.
Finalmente, é de desejar que
os católicos, para bem cumprirem a sua missão na comunidade internacional,
procurem cooperar activa e positivamente quer com os irmãos separados que com
eles professam a caridade evangélica, quer com todos os homens que anelam verdadeiramente
pela paz.
Perante as imensas desgraças
que ainda hoje torturam a maior parte da humanidade, e para fomentar por toda a
parte a justiça e ao mesmo tempo o amor de Cristo para com os pobres, o
Concílio, por sua parte, julga muito oportuna a criação de algum organismo da
Igreja universal, incumbido de estimular a comunidade católica na promoção do
progresso das regiões necessitadas e da justiça social entre as nações.
CONCLUSÃO
91. Tudo o que, tirado dos
tesouros da doutrina da Igreja, é proposto por este sagrado Concílio, pretende
ajudar todos os homens do nosso tempo, quer acreditem em Deus, quer não O
conheçam explicitamente, a que, conhecendo mais claramente a sua vocação integral,
tornem o mundo mais conforme à sublime dignidade do homem, aspirem a uma
fraternidade universal mais profundamente fundada e, impelidos pelo amor,
correspondam com um esforço generoso e comum às urgentes exigências da nossa
era.
Certamente, perante a imensa
diversidade de situações e de formas de cultura existentes no mundo, esta
proposição de doutrina reveste intencionalmente, em muitos pontos, apenas um
carácter genérico; mais ainda: embora formule uma doutrina aceite na Igreja,
todavia, como se trata frequentemente de realidades sujeitas a constante
transformação, deve ainda ser continuada e ampliada. Confiamos, porém, que
muito do que enunciámos apoiados na palavra de Deus e no espírito do Evangelho,
poderá proporcionar a todos uma ajuda válida, sobretudo depois de os cristãos
terem levado a cabo, sob a direcção dos pastores, a adaptação a cada povo e
mentalidade.
92. Em virtude da sua missão
de iluminar o mundo inteiro com a mensagem de Cristo e de reunir sob um só
Espírito todos os homens, de qualquer nação, raça ou cultura, a Igreja
constitui um sinal daquela fraternidade que torna possível e fortalece o
diálogo sincero.
Isto exige, em primeiro
lugar, que, reconhecendo toda a legítima diversidade, promovamos na própria
Igreja a mútua estima, respeito e concórdia, em ordem a estabelecer entre todos
os que formam o Povo de Deus, pastores ou fiéis, um diálogo cada vez mais
fecundo. Porque o que une entre si os fiéis é bem mais forte do que o que os divide:
haja unidade no necessário, liberdade no que é duvidoso, e em tudo caridade [1].
Abraçamos também em espírito
os irmãos que ainda não vivem em plena comunhão connosco, e as suas
comunidades, com os quais estamos unidos na confissão do Pai, Filho e Espírito
Santo, e pelo vínculo da caridade, lembrados de que a unidade dos cristãos é
hoje esperada e desejada mesmo por muitos que não crêem em Cristo. Com efeito,
quanto mais esta unidade progredir na verdade e na caridade, pela poderosa
acção do Espírito Santo, tanto mais será para o mundo um presságio de unidade e
de paz. Unamos, pois, as nossas forças e, cada dia mais fiéis ao Evangelho,
procuremos, por modos cada vez mais eficazes para alcançar este fim tão alto,
cooperar fraternalmente no serviço da família humana, chamada, em Cristo, a
tornar-se a família dos filhos de Deus.
Voltamos também o nosso
pensamento para todos os que reconhecem Deus e guardam nas suas tradições
preciosos elementos religiosos e humanos, desejando que um diálogo franco nos
leve a todos a receber com fidelidade os impulsos do Espírito e a segui-los com
entusiasmo.
Por nossa parte, o desejo de
um tal diálogo, guiado apenas pelo amor pela verdade e com a necessária
prudência, não exclui ninguém; nem aqueles que cultivam os altos valores do
espírito humano, sem ainda conhecerem o seu autor; nem aqueles que se opõem à
Igreja, e de várias maneiras a perseguem. Como Deus Pai é o princípio e o fim
de todos eles, todos somos chamados a ser irmãos. Por isso, chamados pela mesma
vocação humana e divina, podemos e devemos cooperar pacificamente, sem
violência nem engano, na edificação do mundo na verdadeira paz.
93. Lembrados da palavra do
Senhor: «nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns
aos outros» (Jo. 13, 35), os cristãos nada podem desejar mais
ardentemente do que servir sempre com maior generosidade e eficácia os homens
do mundo de hoje. E assim, fiéis ao Evangelho e graças à sua força, unidos a
quantos amam e promovem a justiça, têm a realizar aqui na terra uma obra
imensa, da qual prestarão contas Aquele que a todos julgará no último dia. Nem
todos os que dizem «Senhor, Senhor» entrarão no reino dos céus, mas aqueles que
cumprem a vontade do Pai [2] e põem sèriamente mãos a
obra. Ora, a vontade do Pai é que reconheçamos e amemos efectivamente em todos
os homens a Cristo, por palavra e por obras, dando assim testemunho da verdade
e comunicando aos outros o mistério do amor do Pai celeste. Deste modo, em toda
a terra, os homens serão estimulados à esperança viva, dom do Espírito Santo,
para que finalmente sejam recebidos na paz e felicidade infinitas, na pátria
que refulge com a glória do Senhor.
«Aquele que, em virtude do
poder que actua em nós, é capaz de fazer que superabundemos para além do que
pedimos ou pensamos, a Ele seja dada a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por
todos os séculos dos séculos. Amém» (Ef. 3, 20-21).
Roma, 7 de Dezembro de 1965
PAPA PAULO VI
Nota: Revisão da tradução portuguesa
por ama.
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