14/06/2012

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – X Semana


Evangelho: Mt 5, 20-26

20 Porque Eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. 21 «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”, e quem matar será submetido ao juízo do tribunal. 22 Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E quem chamar cretino a seu irmão será condenado pelo sinédrio. E quem lhe chamar louco será condenado ao fogo da Geena. 23 Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta. 25 Concilia-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para que não suceda que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e sejas metido na prisão. 26 Em verdade te digo: Não sairás de lá antes de ter pago o último centavo.

Comentário:

A justiça!

O grande tema de fundo de toda a pregação de Jesus. Sempre e a propósito de tudo a justiça vem à colacção porque, de facto, ela está na base de toda a actuação humana.

Não existe uma terceira forma: ou se actua com justiça ou não se é justo de todo.
Tanto que, no AT as pessoas de comportamento correcto eram apelidadas de 'justos' o que equivale aos 'santos' no NT.

Mas, concretamente, o que é a justiça?

Muito simplesmente diria que ser justo é fazer, em tudo, a Vontade de Deus já que, Ele, a Suprema Justiça, só pode querer o Bem.

(ama, comentário sobre Mt 5, 20-26, 2012.03.02)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.