14/06/2012

Luz do mundo


«Vós sois a luz do mundo» [1] e perguntando-me mais uma vez sobre esta ‘luz’ que o Senhor quer que sejamos, ocorreu-me:

1ª Etapa:
No Baptismo o Senhor entrega-nos uma lanterna. Traz um pilha, pequenina, mas que funciona perfeitamente. A sua luz é um pequeno estilete que mal rasga a escuridão.

2ª Etapa:
Depois, pelos lábios da nossa Mãe, acrescentamos mais uma pequena pilha que contém as primeiras orações, quem é Jesus, a Santíssima Virgem o que significa a Santa Missa.

3ª Etapa:
Logo, na catequese, mais uma pilha: os ensinamentos sobre a Doutrina, o Catecismo.

4ª Etapa:
Mais uma pilha: a Primeira Comunhão! Uma luz fortíssima que aumenta consideravelmente a potência luminosa da primitiva lanterna.

5ª Etapa:
Com o Sacramento do Crisma acrescentamos – o Espírito Santo acrescenta – uma pilha de extraordinário alcance e capacidade.

6ª e última Etapa:
Pela vida fora, vamos adquirindo, com o estudo da Doutrina, a frequência dos Sacramentos e, sobretudo, com a oração confiante, porfiada, íntima, outras pilhas de grande importância e potência.

Já estamos, assim, equipados para iluminar à nossa volta, dar luz a outros, rasgar trevas.

A pequenina lanterna recebida no Baptismo, transformou-se num farol de longo alcance que permite ver mais longe, mais alto, mais profundo, bastando para tal, carregar no interruptor.

E, pergunto, se não levar-mos a cabo esta última etapa – que só termina no dia da nossa morte – o que acontece?

As pilhas recebidas nas etapas anteriores vão perdendo força, potência luminosa e cada dia que passa iluminam menos, acabam sem força, até que, por mais que accionemos o interruptor não iluminamos coisa nenhuma.

ama, 2012.06.13


[1] Mt 5, 14

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.