14/09/2011

Evangelho do dia e comentário

 Exaltação da Santa Cruz












T. Comum– XXIV Semana




Evangelho: Jo 3, 13-17

13 Ninguém subiu ao céu, senão Aquele que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. 14 E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o Filho do Homem, 15 a fim de que todo o que crê n'Ele tenha a vida eterna. 16 «Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que crê n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

Comentário:

É muito importante atentar bem nas palavras do Evangelho: «Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» porque elas contém o segredo, a chave da salvação dos homens.

De facto, Deus não condena ninguém, não poderia fazer porque é Amor e, o amor, é incompatível com a condenação, o castigo.

É o homem quem se condena a si mesmo ao afastar-se de Deus, ao ir contra a Sua Vontade, ao não cumprir os Seus Mandamentos.
Deus, sumamente Justo, mais não faz que respeitar a escolha do homem.

Mas, é verdade… tenta tudo para que o homem se salve e, por isso mesmo, chega ao extremo de Se imolar numa Cruz para o resgatar.

(ama, comentário sobre Jo 3, 13-17, 2011.08.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.