14/09/2011

Festa da Exaltação da Santa Cruz

A CRUZ É A GLÓRIA E A EXALTAÇÃO DE CRISTO [i]

Celebramos a festa da Santa Cruz, que dissipou as trevas e nos restituiu a luz. Celebramos a festa da santa cruz, e juntamente com o Crucificado somos elevados para o alto, para que, deixando o terror do pecado, alcancemos os bens celestes. Tão grande é o valor da cruz, que quem a possui, possui um tesouro. E chamo-a justamente tesouro, porque é na verdade, de nome e de facto, o mais precioso de todos os bens. Nela está a plenitude da nossa salvação e por ela regressamos à dignidade original.

Com efeito, sem a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Sem a cruz, a Vida não teria sido cravada no madeiro. E se a Vida não tivesse sido crucificada, não teriam brotado do seu lado aquelas fontes da imortalidade, o sangue e a água, que purificam o mundo, não teria sido rasgada a sentença e condenação escrita pelo nosso pecado, não teríamos alcançado a liberdade, não poderíamos saborear o fruto da árvore da vida, não estaria aberto para nós o Paraíso. Sem a cruz, não teria sido vencida a morte, nem espoliado o inferno.

Verdadeiramente grande e preciosa realidade é a santa cruz! Grande, porque é a origem de bens inumeráveis, tanto mais excelentes quanto maior é o mérito que lhes advém dos milagres e dos sofrimentos de Cristo. Preciosa, porque a cruz é simultaneamente o patíbulo o troféu de Deus; o patíbulo, porque nela sofreu a morte voluntariamente; e o troféu, porque nela foi mortalmente ferido o demónio, e com ele foi vencida a morte. E, deste modo, destruídas as portas do inferno, a cruz converteu-se em fonte de salvação para todo o mundo.

 A cruz é a glória de Cristo e a exaltação de Cristo! A cruz é o cálice precioso da paixão de Cristo, é a síntese de tudo o que Ele sofreu por nós. Para te convenceres de que a cruz é a glória de Cristo, ouve o que Ele mesmo diz: Agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado n’Ele e em breve O glorificará. E também: Glorifica-Me, ó Pai, com a glória que tinha junto de Ti, antes de o mundo existir. E noutra passagem: ‘Eu O glorificarei e, de novo, O glorificarei?.

E também para saberes que a cruz é a exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz:Quando Eu for exaltado, então atrairei todos a Mim. Como vês, a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.


[i] Dos Sermões de Santo. André de Creta, bispo. Sermão 10, na Festa da Exaltação da Santa Cruz (Século VIII).
Do Boletim da Paróquia de Nª Srª da Porta do Céu, Ano VII, nº 84, Setembro der 2011 (INFORMAÇÕES MUITO BREVES  [De vez em quando].2011.09.13


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.