08/06/2011

Confidências de alguém

Confidências de Alguém
Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo 
indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.


Luto, tenho de lutar, por alcançar a humildade

Tenho de empenhar-me num esforço diário, constante de correcção das minhas emoções, do que digo, do que faço e do que penso.
A minha fraqueza não me deixa fazer as coisas como deveria, terei de ir ponto por ponto, seguindo sempre de um para outro e logo voltar ao princípio uma e outra vez.

Sempre, até ao fim da minha vida.

Nesta semana, nos dias que faltam, vou combater "o dizer".
Aquilo que digo aos outros sobre mim, sobre os outros, sobre as coisas.
As insinuações que faço sobre mim mesmo para me elevar, para que me cumprimentem, para que pensem bem de mim. 
O que deixo “cair" a respeito dos outros, sobretudo quando não estão presentes. 
O que avalio, aprecio e peso em relação a factos, a pessoas.
No fim e ao cabo, moderar a minha forma de falar.
E também, não falar tanto, sobretudo de mim: eu fiz, eu penso, eu vou fazer, eu acho que...
Peço-te meu Jesus, que me auxilies neste esforço.

Divino Espírito Santo dá-me força e determinação, assiste-me nesta luta e dá-me os meios para a levar a bom termo.

Sobretudo, ajuda-me a perseverar, a ser constante.
Pretendo ser um bom filho: obediente, sensato, trabalhador e, sobretudo, honesto comigo mesmo e com os outros.
Para ser honrado é fundamental ser humilde.
Reconhecer que o que sou, ou o que tenho, não tem qualquer mérito pessoal ou propriedade.

Tudo me foi dado pelo Senhor, sou apenas depósito destas bênçãos e destes bens que tenho de usar intensamente de forma que rendam o mais possível.
Mas este uso tem de ser correcto e contínuo para dar fruto e fruto que se possa, que eu possa, dar, restituir ao Senhor em acção de graças pela sua bondade e misericórdia.
Só sendo humilde poderei trabalhar assim.
Só com humildade poderei ver os escolhos, os tropeços, empecilhos, e obstáculos de toda a ordem que os meus olhos cheios de soberba não podem ver.
E é por isso que caio, e é por isso que fico parado, de encontro à parede, sem ser capaz de progredir, de andar para a frente.
Com humildade, com espírito humilde, verei as saídas, distinguirei os caminhos que torneiam esses obstáculos e conseguirei ultrapassá-los.
Dá-me Senhor, olhos humildes que vejam a verdade e a realidade, removendo estas escamas de soberba e vaidade que me fazem ver as coisas distorcidas, irreais e quiméricas, fantasmas e devaneios que persigo e que não me conduzem a lugar que valha a pena.

Confio em Ti Senhor, para esta tarefa que agora me imponho.

Com a Tua ajuda constante, serei capaz de ir remodelando o meu carácter, de forma a poder merecer, pelo menos em parte, o Teu amor, confiança e bondade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.