25/05/2011

Sobre a família 62

A missão educativa da família

O "NEGÓCIO MAIS IMPORTANTE"
A missão educativa dos pais é uma tarefa apaixonante e uma grande responsabilidade. Os pais devem compreender a obra sobrenatural que implica a fundação de uma família, a educação dos filhos, a irradiação cristã na sociedade. Desta consciência da própria missão dependem, em grande parte, a eficácia e o êxito da sua vida, a sua felicidade [i]
Ser pais é a primeira ocupação. São Josemaria costumava dizer que os filhos são o melhor e o mais importante “negócio” dos pais: o negócio da sua felicidade, de que tanto espera a Igreja e a sociedade. E, da mesma forma que um bom profissional mantém sempre um afã nobre de aprender e de melhorar no seu trabalho, deve-se cultivar o desejo de aprender  a ser melhores esposos, melhores pais.
Para fomentar este desejo, São Josemaria impulsionou muitas iniciativas práticas que continuam a ajudar milhares de casais na sua tarefa: cursos de orientação familiar, clubes juvenis, colégios em que os pais são os primeiros protagonistas, etc.
Ser bons pais é todo um desafio. Não se deve esconder o esforço que implica mas, com a graça de Deus própria do sacramento do matrimónio e a entrega alegre e enamorada dos esposos, todos os sacrifícios se realizam com gosto. A educação dos filhos não é um ofício determinado pela sorte ou pelo ambiente, mas pelo amor. Com este amor, os pais podem dirigir-se com toda a confiança a Deus,  do Qual toma o nome toda a paternidade nos céus e na terra [ii], para que proteja o lar e cubra os filhos com as Suas bênçãos.
m. díez
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet



[i] Temas actuais do Cristianismo, n. 91.
Bento XVI, Mensagem à diocese de Roma sobre a tarefa urgente da educação, 21-I-2008.
[ii] Ef 3, 14.
.Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n. 24.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.