Mostrar mensagens com a etiqueta Propósitos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Propósitos. Mostrar todas as mensagens

11/04/2022

SEMANA SANTA – SEGUNDA FEIRA

    


(Re Mc, XIV…)

A Liturgia propõe para este primeiro dia da Semana Maior da Santa Religião Católica a consideração das negações de Pedro.

È importante que eu considere que estou sujeito ás minhas fraquezas, debilidades, cobardias.

Se Pedro, que amava profundamente Jesus, foi o primeiro a segui-Lo, acompanhando-O durante quase três anos no Seu deambular por Israel, em Seu nome operou milagres e converteu muitos, foi capaz de O negar, quanto mais Eu, pobre homem, me espanto quando o faço.

Portanto, em vez de considerar as negações do Príncipe dos Apóstolos, prefiro meditar no seu arrependimento profundo e sincero, atitude que, de facto o salvou e lhe permitiu levar a cabo a tarefa que lhe estava cometida.

Sim… arrepender-me sempre que cair, pedir perdão e seguir em frente com coragem de recomeçar.

Certo que, como a Pedro, o Senhor me perdoará e o meu arrendimento será, para Ele, a garantia de que vencerei.

Assim, a minha principal “preocupação” nesta Semana que hoje começa, será de fazer contínuo exame à minha vida, avaliando e pesando todas as coisas, grandes e pequenas, que preenchem os meus dias.

Desejo chegar ao Domingo de Páscoa com as mãos cheias de pequenos propósitos, simples e concretos, para que me seja possível cumpri-los, pedindo ao Senhor a Sua ajuda sem a qual nada conseguirei.

 

Reflectindo na Semana Santa

 

Propósitos

 

Na última vez que me confessei, fiz um propósito.

Estou muito habituado a fazer propósitos, na verdade, não tenho feito outra coisa toda a minha vida.

É fácil.

Um propósito não é uma promessa, mas uma intenção.

Claro, eu sou esperto.

Se faço uma promessa tenho a obrigação de a cumprir.

Se, mais comodamente, faço um propósito fico muito bem comigo mesmo, acho que fiz "uma grande coisa", mas, se me "esquecer" do que me propus, não acontece nada de mais. Apenas um "falhanço", mais um. E pronto.

E... agora? Fiz um propósito concreto.

Vou falhar... mais uma vez?

Tu. Senhor, sabes bem, conheces bem a minha prosápia. Peço-te - atrevo-me a pedir-te - não me "leves a sério", e ajuda-me a ser honesto contigo e a prometer só aquilo que está nas minhas mãos cumprir - e que é bem pouco, como sabes - o que faltar, que é quase tudo, põe-no Tu e, assim, conseguirei.

 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

21/01/2015

Temas para meditar - 341


Propósitos


Muitos dos que se confessam frequentemente incorrem na falta de não fazer propósito sério no que respeita a grande parte dos pecados que confessam.



(benedikt baur, La Confessión frequente, Herder, nr. 22, trad ama)

01/09/2011

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Tens de pensar na tua vida e pedir perdão”

Com serenidade, sem escrúpulos, tens de pensar na tua vida e pedir perdão e fazer o propósito firme, concreto e bem determinado, de melhorar neste aspecto e naquele outro: nesse pormenor que te custa e naquele que habitualmente não cumpres como deves, e bem o sabes. (Forja, 115)


Enche-te de bons desejos, que são uma coisa santa e que Deus louva. Mas não fiques apenas nisso! Tens que ser uma alma – homem, mulher – de realidades. Para levar a cabo esses bons desejos, precisas de formular propósitos claros, precisos.

– E, depois, meu filho, luta para pô-los em prática, com a ajuda de Deus! (Forja, 116)

Repara na tua conduta com vagar. Verás que estás cheio de erros, que te prejudicam a ti e talvez também aos que te rodeiam.
– Lembra-te, filho, que não são menos importantes os micróbios do que as feras. E tu cultivas esses erros, esses enganos – como se cultivam os micróbios no laboratório –, com a tua falta de humildade, com a tua falta de oração, com a tua falta de cumprimento do dever, com a tua falta de conhecimento próprio... E, depois, esses focos infectam o ambiente.
Precisas de um bom exame diário de consciência, que te conduza a propósitos concretos de melhora, por sentires verdadeira dor das tuas faltas, das tuas omissões e pecados. (Forja, 481) 

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

13/08/2011

Confidências de alguém






Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.


Carácter e propósitos


Aqui estou eu, Senhor, tentando entrar em contacto espiritual contigo, varrendo do meu espírito tudo quanto possa afastar a Tua presença.
Aqui estou eu como sou, e não, infelizmente, como gostaria de ser.
Todos os defeitos que conheces tão bem e que eu conheço tão mal, e que me custa tanto reconhecer, aqui estão bem nítidos à Tua frente.
Pouco merecimento tenho Senhor, e não encontro razão nenhuma que justifique a atenção que me dedicas, as graças com que me distingues.
A não ser no Teu amor imenso por mim.
Amor que só encontra explicação na própria natureza de Deus que é, Ele próprio, amor.
Tenho lutado, sabes bem que nem sempre com tenacidade, por estabelecer um plano de conduta.
Coisas concretas e definidas que tornem mais fáceis os objectivos de me corrigir, de ganhar carácter para a minha falta de carácter.
Tomei assim a decisão de fazer um esforço de moderar-me na linguagem, conversas.
Tenho infelizmente, falhado.
O propósito não só não tem sido total e aplicado, como me tenho esquecido dele.
Falta-me tanto, Senhor, para conseguir alguma coisa.
Falta-me quase tudo!
Estou sempre - à espera de fazer grandes coisas, de grandes gestos, de, sei lá que sacrifícios e, no meio-termo, deixo para trás coisinhas pequeninas, as oportunidades de mortificação, muitas possibilidades reais de progredir.
Não consigo nada por mim, bem o sei, e peço-te muito a Tua ajuda.
Mas por vezes esqueço-me disto, de Te pedir ajuda.
Oh Senhor!, não me faltes mesmo que eu Te volte as costas.
Meu Anjo da Guarda a quem ignoro tanto, quase sempre.
Desculpa-me esta minha infame disposição de alma que não encontra lugar para ti.
Sabes bem, como me conheces bem, que eu não valho um caracol.
Ajuda-me apesar de eu te tratar com tanto esquecimento.
Dá-me uns abanões fortes de maneira a que eu desperte e veja o que está mesmo à minha frente, para que eu o faça em lugar de estar a pensar no que está longe, distante, e que hei-de fazer ou ter um dia.
Minha querida Mãe do Céu. Hoje em Fátima tantos milhares de bocas Te rezaram e cantaram pedidos e louvores intermináveis.
Tantos olhos choraram lágrimas de alegria, de dor e de arrependimento, tantos corações estremeceram com aquele estado de espírito tão elevado que se respira nos dias treze naquele bendito lugar.
Estás, seguramente, muito contente hoje, Senhora, pois ao Céu chegaram, com certeza, todas essas preces.
Tens tempo, contudo, para ouvir também as minhas preces, o meu pedido.
Não te esqueças de quando estiveres na presença do Senhor, de lhe falar bem de mim.
Põe, Mãe Santíssima, "água na fervura", atenua a agudeza das minhas faltas, põe um pouco de luz na escuridão dos meus pecados, um pouco de sal no insosso das minhas orações.
O Teu Divino Filho está habituado a estas tuas intervenções, mas nem por isso deixará de te ouvir e de aceder, uma vez mais, aos teus pedidos de benevolência para comigo.
Minha querida Mãe do Céu, tanto te agradeço o teu incansável trabalho, a tua permanente intervenção em meu favor.

Bendita sejas, Senhora.