11/04/2022

SEMANA SANTA – SEGUNDA FEIRA

    


(Re Mc, XIV…)

A Liturgia propõe para este primeiro dia da Semana Maior da Santa Religião Católica a consideração das negações de Pedro.

È importante que eu considere que estou sujeito ás minhas fraquezas, debilidades, cobardias.

Se Pedro, que amava profundamente Jesus, foi o primeiro a segui-Lo, acompanhando-O durante quase três anos no Seu deambular por Israel, em Seu nome operou milagres e converteu muitos, foi capaz de O negar, quanto mais Eu, pobre homem, me espanto quando o faço.

Portanto, em vez de considerar as negações do Príncipe dos Apóstolos, prefiro meditar no seu arrependimento profundo e sincero, atitude que, de facto o salvou e lhe permitiu levar a cabo a tarefa que lhe estava cometida.

Sim… arrepender-me sempre que cair, pedir perdão e seguir em frente com coragem de recomeçar.

Certo que, como a Pedro, o Senhor me perdoará e o meu arrendimento será, para Ele, a garantia de que vencerei.

Assim, a minha principal “preocupação” nesta Semana que hoje começa, será de fazer contínuo exame à minha vida, avaliando e pesando todas as coisas, grandes e pequenas, que preenchem os meus dias.

Desejo chegar ao Domingo de Páscoa com as mãos cheias de pequenos propósitos, simples e concretos, para que me seja possível cumpri-los, pedindo ao Senhor a Sua ajuda sem a qual nada conseguirei.

 

Reflectindo na Semana Santa

 

Propósitos

 

Na última vez que me confessei, fiz um propósito.

Estou muito habituado a fazer propósitos, na verdade, não tenho feito outra coisa toda a minha vida.

É fácil.

Um propósito não é uma promessa, mas uma intenção.

Claro, eu sou esperto.

Se faço uma promessa tenho a obrigação de a cumprir.

Se, mais comodamente, faço um propósito fico muito bem comigo mesmo, acho que fiz "uma grande coisa", mas, se me "esquecer" do que me propus, não acontece nada de mais. Apenas um "falhanço", mais um. E pronto.

E... agora? Fiz um propósito concreto.

Vou falhar... mais uma vez?

Tu. Senhor, sabes bem, conheces bem a minha prosápia. Peço-te - atrevo-me a pedir-te - não me "leves a sério", e ajuda-me a ser honesto contigo e a prometer só aquilo que está nas minhas mãos cumprir - e que é bem pouco, como sabes - o que faltar, que é quase tudo, põe-no Tu e, assim, conseguirei.

 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.