A
doutrina sagrada é uma ciência?
QUANTO
AO SEGUNDO ARTIGO, ASSIM SE PROCEDE: Parece não ser ciência a doutrina sagrada.
1.
– Pois toda ciência provém de princípios por si evidentes, ao passo que procede
a doutrina sagrada dos artigos da fé, inevidentes em si, por serem não
universalmente aceitos; porque a fé não é de todos, diz a Escritura (II Ts. 3,
2). Logo, não é ciência a doutrina sagrada.
2.
– Ademais, do indivíduo não há ciência. Mas a doutrina sagrada trata de factos
individuais, como sejam os feitos de Abraão, Isaac, Jacó e semelhantes. Logo,
não é ciência a doutrina sagrada.
EM
SENTIDO CONTRÁRIO, diz Agostinho: “A esta ciência pertence apenas aquilo pelo
qual a fé, bem salutar, é gerada, alimentada, defendida, corroborada”. Ora,
tais funções não pertencem a ciência alguma, a não ser à doutrina sagrada.
Logo, a doutrina sagrada é uma ciência.
RESPONDO.
A doutrina sagrada é ciência. Porém, cumpre saber que há dois géneros de
ciências. Umas partem de princípios conhecidos à luz natural do intelecto, como
a aritméctica, a geometria e semelhantes. Outras provém de princípios
conhecidos por ciência superior; como a perspectiva, de princípios explicados
na geometria, e a música, de princípios aritmécticos. E deste modo é ciência a
doutrina sagrada, pois deriva de princípios conhecidos à luz duma ciência
superior, a saber: a de Deus e dos santos. Portanto, como aceita a música os princípios
que lhe fornece o aritméctico, assim a doutrina sagrada tem fé nos princípios
que lhe são revelados por Deus.
QUANTO
AO 1º, portanto, deve dizer-se que os princípios de qualquer ciência, ou são
por si mesmos evidentes, ou se reduzem à evidência de alguma ciência superior.
E tais são os princípios da doutrina sagrada, como dissemos.
QUANTO
AO 2º, deve dizer-se que na doutrina sagrada, os factos individuais não são
tratados principalmente, senão apenas introduzidos a título de exemplo prático,
como nas ciências morais; ou também no intuito de apurar a autoridade dos
homens que nos transmitiram a revelação divina, na qual se funda a Sagrada
Escritura ou doutrina.
São
Tomás de Aquino, Summa Theológica
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