Art. 2 — Se Cristo também
desceu ao inferno dos condenados.
O
segundo discute-se assim. — Parece que Cristo também desceu ao inferno dos
condenados.
1.
— Pois, diz a divina Sabedoria: Penetrarei
todas as partes inferiores da terra. Ora, entre as partes inferiores da
terra também se conta o inferno dos condenados, segundo a Escritura: Entrarão nas profundezas da terra. Logo,
Cristo, a sabedoria de Deus, desceu também até ao inferno dos condenados.
2.
Demais. — Diz Pedro, que Deus ressuscitou
a Cristo, soltas as dores do inferno, porquanto era impossível que por este
fosse ele retido. Ora, não havia dores no inferno dos Patriarcas, nem
também no das crianças, que não sofrem a pena dos sentidos, por causa do pecado
actual, mas só a pena do dano, por causa do pecado original. Logo, Cristo
desceu ao inferno dos condenados, ou mesmo ao purgatório onde as almas sofrem a
pena dos sentidos, por causa dos pecados atuais.
3.
Demais. — A Escritura diz que Cristo foi
pregar aos espíritos que estavam no cárcere, que noutro tempo tinham sido
incrédulos. E isso, como o explica Atanásio, entende-se como a descida de Cristo aos infernos. Pois, diz, que o corpo de Cristo foi deposto no
sepulcro, quando se adiantou a pregar aos espíritos que estavam no cárcere,
como diz Pedro. Ora, sabemos que os incrédulos estavam no inferno dos
condenados. Logo, Cristo desceu ao inferno dos condenados.
4.
Demais. — Diz Agostinho: Se a Escritura,
dizendo que Cristo, depois da sua morte, foi ao seio de Abraão, não quis com
isso designar o inferno e as suas dores, admiro-me de quem ousasse afirmar que
desceu aos infernos. Mas desde que o inferno e os seus tormentos aí estão
designados por um testemunho evidente, nenhuma causa ocorre de crermos que o
Salvador desceu ao inferno, senão para livrar os que sofriam tais tormentos.
Ora, o lugar dos tormentos é o inferno dos condenados, Logo, Cristo desceu ao
inferno dos condenados.
5.
Demais. — Diz Agostinho, num Sermão sobre a Ressurreição, - que Cristo, descendo aos infernos, libertou
todos os justos, que nele estavam encerrados, por causa do pecado original.
Ora, entre eles estava também Job, que diz de si mesmo: Todas as minhas causas desceram ao mais profundo dos infernos.
Logo, Cristo também desceu ao profundíssimo dos infernos.
Mas,
em contrário, diz Job do inferno dos condenados: Antes que vá para não tornar, para aquela terra tenebrosa e coberta da
escuridade da morte, etc. Ora, não
pode haver nenhum comércio entre a luz e as trevas, diz o Apóstolo. Logo,
Cristo, que é luz, não desceu ao interno dos condenados.
De dois modos podemos dizer que um ser está num lugar. — Primeiro pelo seu
efeito. E, neste sentido, Cristo desceu a cada um dos infernos, mas de maneiras
diferentes. Assim, sobre o inferno dos condenados produziu o efeito de descendo
a eles, convencê-las da sua malícia e incredulidade. Quanto aos detidos no
purgatório, deu-lhes a esperança de alcançarem a glória. E aos Santos Patriarcas,
que só pelo pecado original estavam enclausurados no inferno, infundiu-lhes o
lume da glória eterna. - Por outro modo, dizemos que um ser está num lugar,
pela sua essência. E, neste sentido a alma de Cristo desceu só ao lugar do
inferno onde estavam encerrados os justos, a fim de que os interiormente
visitados pela graça da sua divindade, a esses também os visitasse localmente a
sua alma. Assim, pois, embora não estivesse localmente senão numa parte do
inferno, contudo o seu efeito de certo modo derivou para todas as partes dele;
como também, tendo sofrido num lugar da terra, libertou todo o mundo com a sua
Paixão.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Cristo, a Sabedoria de Deus, penetrou todas
as partes inferiores da terra, não as percorrendo todas, localmente, a sua
alma, mas estendendo de certo modo a todas o efeito do seu poder; mas de modo
que iluminou só os justos. Assim, o lugar citado continua: E esclarecerei a todos os que esperam no Senhor.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Há duas espécies de dor. Uma é a resultante do sofrimento da pena
que os homens padecem, pelo pecado actual — segundo a Escritura: Dores do inferno me cercaram. Outra é a
dor resultante da dilatação da glória esperada, conforme o lugar da Escritura: A esperança que se retarda aflige a alma.
E essa era a dor sofrida pelos santos Patriarcas no inferno. E para o
significar Agostinho diz, que oravam a
Cristo, obcecando-o com lágrimas. — Ora, Cristo fez cessar uma e outra dor,
descendo aos infernos, mas de modos diferentes. Assim, solveu as dores das
penas, preservando delas, como dizemos que o médico cura a doença da qual nos
preserva com o seu remédio. E as dores causadas pela dilatação da glória
solveu-as actualmente, dando a glória.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — O que diz Pedro, no lugar citado, alguns o referem à descida de
Cristo aos infernos, expondo-o desta maneira: Aos que estavam encerrados no cárcere, isto é, no inferno, em espírito,
isto é, quanto à alma, a esses Cristo veio pregar, que foram antes incrédulos.
Por isso diz Damasceno: Assim como
evangelizou os que viviam na terra, assim também os que estavam no inferno; não
certamente para converter os incrédulos à fé, mas para convencê-los de
infidelidade. Pois, não podemos
entender por essa pregação senão a manifestação da sua divindade aos
encarcerados do inferno pela milagrosa descida de Cristo até eles. - Mas
Agostinho expõe melhor, referindo tais palavras, não à descida de Cristo aos infernos, mas a um acto da sua divindade,
que exerceu desde o princípio do mundo. Sendo então o sentido: aos que estavam encerrados no cárcere, isto
é, vivendo num corpo mortal, que é um como cárcere da alma, a esses adiantou-se
a pregar pelo espírito da sua divindade, por inspirações internas e ainda
mediante advertências externas pela boca dos justos. A esses, digo, pregou, que
outrora tinham sido incrédulos, isto é, a Noé que lhes pregou, quando contavam
com a paciência de Deus, pela qual diferisse a pena do dilúvio. E por isso
Pedro acrescenta: Nos dias de Noé, quando
se fabricava a arca.
RESPOSTA
À QUARTA. — O seio de Abraão pode ser entendido de dois modos. - Primeiro, pela
isenção que nele havia de toda pena sensível. E por aí, nem lhe cabia o nome de
inferno, nem nenhumas dores nele haviam. - Noutro sentido podemos considerá-la
quando à privação da glória esperada. E então implica a ideia de inferno e de
dor. Por isso costumamos chamar seio de Abraão a esse repouso dos
bem-aventurados, sem, contudo, lhe chamar inferno; nem dizemos que houvesse
dores no seio de Abraão.
RESPOSTA
À QUINTA. — Como diz Gregório no mesmo lugar, Job chama inferno profundíssimo mesmo às partes superiores do inferno.
Se, pois, consideradas as alturas do céu, o nosso ar é um inferno caliginoso;
considerada a altura desse mesmo ar, a terra, que está na parte inferior, pode
ser tomada como um inferno profundo. Quanto, porém, à altura propria da terra,
aqueles lugares do inferno, superiores aos demais compartimentos dele, podem
ser significados pela denominação, ora usada, de inferno profundíssimo.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.
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