De acordo com o que disseste, esta “Doutrina” envolve
só crítica ou aponta caminhos concretos?
Respondo:
A Igreja, evidentemente, denuncia
sempre que acha conveniente, situações ou comportamentos que de alguma forma
atentem contra a dignidade da pessoa humana. Mas não deixa de apontar caminhos
que na sua “visão” universal pensa os mais adequados para conseguir os fins
propostos.
O documento
oferece um quadro abrangente das linhas fundamentais do «corpus» doutrinal do
ensinamento social católico.
Tal quadro
consente afrontar adequadamente as questões sociais do nosso tempo, que é
mister enfrentar com uma adequada visão de conjunto, porque se caracterizam como
questões cada vez mais interligadas, que se condicionam reciprocamente e que
sempre mais dizem respeito a toda a família humana.
A exposição dos
princípios da doutrina social da Igreja entende sugerir um método orgânico na
busca de soluções aos problemas, de sorte que o discernimento, o juízo e as
opções sejam mais consentâneas com a realidade e a solidariedade e a esperança
possam incidir com eficácia também nas complexas situações hodiernas.
Os princípios, efectivamente,
se evocam e iluminam uns aos outros, na medida em que exprimem a antropologia
cristã [i],
fruto da Revelação do amor que Deus tem para com a pessoa humana.
Tenha-se, entretanto, na
devida consideração que o transcurso do tempo e a mudança dos contextos sociais
requererão constantes e actualizadas reflexões sobre os vários argumentos aqui
expostos, para interpretar os novos sinais dos tempos.
[1] Nota: Normalmente, estes “Diálogos
apostólicos”, são publicados sob a forma de resumos e excertos de conversas
semanais. Hoje, porém, dado o assunto, pareceu-me de interesse publicar quase
na íntegra.
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